Bom dia!

Mais um episódio, mais uma vez a busca de Ash atrai infelicidades por onde ele passa. Pelo menos dessa vez ninguém morreu. Ainda.

E tentar acompanhar a verdade sobre a droga banana fish está ficando mais difícil quanto mais se descobre sobre ela.

Tem alguma coisa que Ash não saiba fazer?

Por que banana fish (a droga, não o anime) foi criada em primeiro lugar? Tudo indica ser um experimento realizado durante a Guerra do Iraque, primeiro envolvendo soldados, e talvez com ou talvez sem a participação ativa das forças armadas americanas (que permanecem opressivamente ausentes de toda a trama). Quase sempre que se mistura “drogas” e “exército” em uma história, estamos falando de algum tipo de soro para criar um super soldado. A ideia não é nova. Segundo alguns autores, pode ser mesmo bem antiga: a fúria frenética dos guerreiros germânicos chamados de berserkers seria resultado do consumo do cogumelo Amanita muscaria, de altas doses de álcool, ou da planta Hyoscyamus niger. Outra teoria interessante é a de que os berserkers eram apenas guerreiros veteranos que sofriam de Transtorno de Estresse Pós-Traumático, o que não interessa tanto a Banana Fish mas vale pela curiosidade – Griffin tinha sintomas de TEPT e era por isso que se drogava afinal.

Essa interpretação coloca sob nova luz à afirmação de Dino Golzine de que o banana fish não é uma droga recreativa, mas ao invés disso um instrumento de assassinato. De acordo com as pistas que a polícia estava seguindo à altura em que Dino disse isso e considerando o destino de Griffin, pareceu à primeira vista que Dino queria dizer que a droga era administrada à vítima do assassinato. Mas e se não for isso? E se ao invés a droga for usada para criar assassinos? Ainda não explica qual o negócio da Máfia Golzine com ela, mas é uma hipótese nova que merece ser levada em consideração. A partir daí, porém, tudo fica mais complicado.

Qual a relação da droga com as forças armadas americanas, se existir? Abraham Dawson trabalhava para o governo ou para alguma outra organização quando ministrou a droga para soldados? Ou fez isso por conta? Por que se aproximou de Dino Golzine? E qual sua relação com a Máfia Chinesa? Ele adotou um dos irmãos Lee, afinal – e o garoto parece ser uma espécie de gênio da química pelo que o episódio deu a entender, o que justifica a aproximação entre os dois, mas a relação entre eles e a Máfia Chinesa permanece um mistério. E mais ainda: se o mais novo dos Lee está envolvido com banana fish, por que eles não sabiam de nada?

Shorter é usado pela Máfia Lee para trair Ash

Tudo considerado, Ash estaria muito encrencado mesmo se não fosse um adolescente impulsivo e em uma busca por vingança, um pouco inocente ainda que bastante inteligente. Para ir à forra por tudo o que sofreu desde que caiu nas garras do Papa Dino, se meteu em uma trama ainda maior e mais sinistra que um “simples” mafioso que gerencia um negócio de tráfico humano e prostituição infantil para ricos e poderosos. Sua história é trágica, tendo pulado da frigideira apenas para cair no fogo quando, ainda criança, fugiu depois de ser enviado por seu pai para viver com um parente distante para se manter afastado do escândalo e dos olhares na cidadezinha na qual foi abusado sexualmente pela primeira vez. Nem preciso repetir todos que já morreram no caminho por onde ele passou.

Ash rejeita Eiji

Mas nesse episódio ninguém morreu, para variar. O que não significa que tenha sido mais positivo que os anteriores. Como era de se esperar, a Máfia Chinesa usou o Shorter. E fez isso ameaçando a família dele. O Ibe pretende ir embora para o Japão com o Eiji o quanto antes, e isso vai demorar um pouco porque … alguma coisa relacionada aos vistos (e porque é conveniente para a história), e para proteger o amigo Ash partiu seu coração dizendo o quanto ele atrapalha e que deveriam mesmo se separar e coisa e tal. Eu até entendo o que tentaram fazer, mas absolutamente não entendo porque o Eiji está tão emocionalmente preso ao Ash a ponto de se magoar e chorar. Não entendo porque os dois consideram isso grande coisa, nem porque os demais ao redor deles também enxergam dessa forma. Tem algo que eu perdi? Talvez seja problema da adaptação? Mas tudo bem, posso apenas aceitar que a relação deles seja grande coisa.

E por isso o Eiji vai ser sequestrado. Pelo Shorter. Senão a família dele em Nova Iorque morre. Porca miséria. Logo que chegaram em Los Angeles o primeiro lugar que visitaram foi a casa onde a ex-esposa do Max vive com o filho deles. Era o dia do aniversário do garotinho. E eles foram sequestrados também. Supostamente Max já entregou o que sabe para um editor de jornal, então tem o que negociar, mas agora ele tem algo para se preocupar que com certeza é bem mais importante para ele do que o Ash. O protagonista vai ficar isolado. Pela aparência das coisas, é cheque mate. A menos que alguém se sacrifique, ou que o Ash decida sacrificar alguém (o que ele não fez até agora), de momento não parece haver saída a não ser se entregar para Papa Dino. Mas esse anime vai ter dois cours, então vamos ver o que acontece. Suspeito que o garotão chinês possa trair a família e ajudar Ash.

Filho e ex-esposa de Max, no momento em que são sequestrados pela Máfia Lee

  1. Este episódio de Banana Fish foi mediano, mas abriu as portas para mais tragédias nos próximos episódios.
    Aquele irmão bastardo dos Lee, nunca me enganou, ele é um assassino astuto, ele pôde ter enganado tudo e todos, mas não conseguiu enganar o Ash, o Ash já é raposa velha no mundo do crime. Achei nojenta a chantagem que os Lee fizeram com o Shorter, eles nem para a própria raça são bons.
    A jornada do Ash ainda agora começou e só tragédia atrás de tragédia, por este andamento, o Ash não chegará com boa saúde ao final.
    Por fim, eu acho que o Max cometeu um erro enorme, ao ter visitado a casa da sua ex-esposa e do seu filho, por muitas boas intenções que ele tivesse, ele atraiu a podridão para junto dos seus (como se viu no final do episódio). Eu não li o mangá, mas a forma como o episódio mostrou os bandidos que atacaram a Jessica e o seu filho, deu-me a entender que eles violarão a Jessica e se isso acontecer, espero que o próximo episódio deixe isso subentendido (Banana Fish precisa de uma pausa, nas cenas gráficas).
    Como sempre, mais um excelente artigo Fábio.

Comentários