Eu já citei como algumas células nascem e se desenvolvem em alguns artigos, mas da forma que “Células ao Trabalho” nos apresenta o desenvolvimento dos Glóbulos Vermelhos e dos Glóbulos Brancos da classe dos Neutrófilos é ainda mais aprazível.

Toda célula tem o seu desenvolvimento, assim como nós, seres humanos, temos o nosso. Claro que não sofremos o processo de enucleação, mas antes de tudo precisamos lembrar que os Glóbulos Vermelhos não possuem núcleo. Pois bem, mas como eu escrevi no título, tudo tem um começo. As células vermelhas são criadas na medula óssea em um processo chamado hematopoiese.

O processo de formação dos Glóbulos Vermelhos se chama eritropoiese. Tudo se inicia com os proeritroblastos, que se caracterizam por ser uma célula com núcleo enorme. Depois, eles se convertem em eritroblastos, que se dividem em basófilo (que é menor que o proeritroblasto, porém o núcleo ainda é grande), policromático (menor que o basófilo e com núcleo mais central, é nesta parte que começa a ser formada a hemoglobina) e ortocromático (menor que o policromático, com núcleo minúsculo e com a mesma cor das hemácias). Assim que os eritroblastos perdem seu núcleo, são chamados de reticulócitos corados, porém ainda contem o citoplasma e algumas organelas. Assim que os perdem, se tornam eritrócitos. Isso tudo dura 7 dias, o que significa que a formatura da nossa querida AE3803 se formou bem rápido, apesar de seu senso de direção deturpado.

Quando ela era um pequeno eritroblasto criada dentro da medula óssea.

O processo de formação dos Glóbulos Brancos começa com eles em mieloblastos, durante o processo de elaboração dos granulócitos, se convertendo para promielócitos (células grandes com núcleo também grandes), mielócitos (menores que os promielócitos, mas com núcleo ainda grande) e metamielócitos (menores que os mielócitos e têm núcleo em forma de rim). Após a elaboração dos granulócitos, há a monopoiese, que é a formação de monócitos a partir das Unidades Formadoras de Colônias Monocíticas. Mas para a criação de linfócitos, acontece a linfopoiese. Mas por que estou falando de Monócitos e Linfócitos aqui? Porque os Glóbulos Brancos são divididos em 5, como eu havia escrito no artigo do quarto episódio. Os Monócitos e Linfócitos são agranulares, enquanto Neutrófilos, Eosinófilos e Basófilos são granulares, tanto que estes ainda continuam com os grânulos após a elaboração de granulócitos.

Ele como um pequeno mielócito.

O sexto episódio retrata como a AE3803, a Glóbulo Vermelho principal, e o Neutrófilo U-1146 se encontram, e ambos não se reconhecem após o amadurecimento. Gente, o Glóbulo Branco está com o mesmo cabelo desde que era um mielócito. Como a hemácia não percebeu isso?! Estou “PLASMA”! Mas bem… falando em formação de células… Agora entram em cena as células cancerígenas.

COMO AMBOS NÃO SE PERCEBEM?!

“Mas o que significa isso?” Significa que está ocorrendo um crescimento desordenada de células.
“Mas quais são as possíveis causas disso?” Podem ser por fatores ambientais, como se expor muito tempo ao sol e não utilizar protetor solar (na verdade, o recomendado é ficar 15 minutos em exposição ao sol sem o uso do protetor, para que consigamos absorver uma boa quantidade de Vitamina D), o tipo de alimentação, poluição do ar e da água; além de fatores que bem conhecemos, como cigarro e o uso de bebidas alcoólicas, responsáveis por 2 a 4% das mortes por câncer.

O começo de algo estranho acontecendo…

“Mas o que é esse tal de câncer?” Bom, o câncer nada mais é que uma célula que passou por uma mutação genética. Assim, as células que foram expostas a esse mal, possuem um comportamento considerado anormal para a comunidade médica. Como eu escrevi no primeiro tópico, há um crescimento desordenado, mas também as células que tiveram esse gene decodificado ativo formam novos vasos sanguíneos (é por isso que as células que, antes eram consideradas normais, precisam do dobro ou mais de nutrição, assim como foi mostrado no anime). Se elas conseguirem migrar para o vaso sanguíneo ou linfático, ocorrem as metástases. Como no anime o câncer estava em fase inicial, foi controlado pelo sistema imunológico. Mas se conseguissem realizar a metástase, iria ter consequências mais sérias.

O surgimento da célula Natural Killer. Ela é um tipo de Glóbulo Branco, fazendo parte dos linfócitos. Possuem atividades como sendo células citotóxicas não específicas em respostas tumorais e infecções virais. Mais informações 

“E a formação, como se dá?” Temos o primeiro estágio, o de iniciação, onde alguns dos seus genes são modificados. A seguir, vem o estágio de promoção, no qual a célula sofre efeitos dos oncopromotores, que são agentes cancerígenos. Assim, temos o último estágio, o de progressão, que é a multiplicação descontrolada de células. As informações deste processo estão no site do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Mutação completa apresentada.

O que podemos perceber neste episódio é a carga emocional que ele passa. As células que adquiriram características cancerígenas não quiseram ter tal gene decodificado errado. Elas cresceram assim por causa de alguma coisa que o humano x fez para que elas tivessem esse problema. E, depois de tanto tempo, elas precisam ser mortas para que o corpo do indivíduo continue saudável. Todo o processo de crescimento dessa célula foi extremamente sofrido, tanto pela solidão, quanto pelo seu processo descontrolável de diferenciação. E é exatamente o que ele disse: o seu destino é morrer, e com ele, levaria outras células consigo.

O primeiro e único momento de felicidade está prestes a se acabar.

 


 

Destaque da semana: o Pesquisador que elogiou o sétimo episódio de Hataraku Saibou

Eu não poderia deixar de falar dele, não é mesmo? O Doutor Osuka Satoru elogiou o episódio pela acurácia pela qual é mostrado todo o processo do câncer no corpo humano. Ele ainda indica o mangá para crianças e adultos, pois todo o processo cancerígeno é mostrado de maneira fácil de se entender. Para acompanhar toda a notícia, clique aqui. Pena que está em inglês, mas está escrito de um jeito simples e conciso.

 


 

Muito obrigada por ler este artigo até o fim, e nos vemos no próximo! o/

  1. E aí PEOPLES!!!! Tamao Chan vc não pense que vai se livrar de mim, tô aqui dinovooooo!!!
    Bom primeiro, agradecer a Tamao pela excelente resenha ANIME21 é INFORMAÇÃO é CULTURA…É… Divertido também…
    Mas não tô falando que o poder educacional do anime ainda vai ser descoberto. Hataraku Saibou é o começo!!! E vamos falar do ótimo ep.7 que apesar de toda a carga informativa sobre a formação da celula cancerosa (e Graças a Deus temos uma tropa de elite, um “commando” Schwarzneggeriano para nos salvar) senti que por trás disso havia um clássico confronto de “vilão x heroi”, com todas as referências clássicas (que as minhas celulas cerebrais se recusam a trabalhar para lembrar) que estão aí…Mas dessas a que mais me chamou a atenção foi essa: na verdade a celulazinha do mal diz a todos “Mas eu sou feito do mesmo material de vcs, pq vcs estão contra mim? A minha natureza é a mesma de vcs, o meu desejo o mesmo pq vcs querem me banir? Sou fruto da mesma criação!” acho que é do Corcunda de Notre Dame essa mal escrita citação ou de Monstro do Pantano do Alan Moore, sem preocupação do meu cortex cerebral em ser exato (o cerebro véio parece que já bateu o ponto e foi embora para casa)…Mas vá…Até que é legal…

    Foi o grande embate do anime, um vilão que não sabe se é um vilão pq ele é tão celula como qualquer outra o que o leva a uma crisezinha existencial (e sem ter lido Sartre…) e ainda recebe a comiseração daqueles que o combateram e consideram o cara como um “brother in arms” caido em campo de batalha. Pq como dito por um general americano na 2ª guerra disse “sim é barbarie a guerra. E a barbarie se dá no confronto de homens normais que lutam pelo que acreditam, não pelo odio ao outro…E todo aquele que acredita na sua causa, mesmo sendo meu inimigo, merece meu respeito no campo de batalha após sua derrota pq não o odeio irracionalmente” (citação não exata, mas acho que foi Patton que disse isso…Em alguma entrevista…)

    E fiquei muito feliz que gente da area e com estrelas nas galardas elogiou a acurácia do anime em mostrar um assunto extremamente complexo possa penetrar em corações e mentes e desta forma se prevenir mais, estudar mais e orientar mais a quem nos é proximo. Vou ficar muito chateado se este anime não receber um premio no Anime Awards ou pelo menos uma menção honrosa da UNESCO ou OMS.

    Tamao Chan mais uma vez não me canso…Está excelente!!! Se vc dá aula sobre o assunto não deixe de passar Hataraku S!

    Abraços e cuidem de suas celulazinhas com carinho…”Elas semo noises’

Comentários