Bom dia!

Bem-vindo ao Café com Anime, um bate-papo que eu e Vinicius (Finisgeekis), Gato de Ulthar (Dissidência Pop) e Diego (É Só Um Desenho) temos todas as semanas sobre alguns animes da temporada. Cada um publica em seu blog as transcrições das conversas sobre um anime diferente.

No Dissidência Pop vamos acompanhar Hanebado!. No É Só Um Desenho vamos acompanhar Shoujo Kageki Revue Starlight. No Finisgeekis vamos acompanhar Happy Sugar Life. E aqui no Anime21 vamos conversar sobre Banana Fish.

Nessa edição do Café com Anime, leia a nossa conversa sobre os episódios 8 e 9.

Fábio "Mexicano":
O Diego comentou antes, após ver esse episódio, que achava que o anime estava “correndo demais”. Eu também senti isso. Aconteceu tanta coisa! Não é ruim em si, exceto pelo fato de ficar difícil de acompanhar.

Bom, vou repetir o que já fiz aqui antes e não vou falar nada demais por enquanto. Tem muito que eu gostaria de falar sobre o episódio mas chegaremos a tudo isso na hora certa. Por enquanto, apenas me digam:

O que acharam desse episódio?

Vinícius Marino:
Eu tive uma experiência muito interessante assistindo a ele. Quando sentei para vê-lo já era bem tarde, e eu acabei pescando em algumas partes. Qual foi minha surpresa ao ver que isso descontextualizava completamente a história! Foi tanta coisa que aconteceu que cada frame foi precioso! (Depois, obviamente, assisti a tudo direito e pude notar isso com calma).

Ainda assim, eu acho isso positivo. Já disse aqui em outras ocasiões que Banana Fish estava me impressionando pelo esmero com que explora suas personagens. Esse não é um elenco de meia dúzia de pessoas cuja motivação pode ser resumida em um parágrafo. São pessoas complexas, com esqueletos no armário, predileções, tiques, momentos de catarse. Personagens desse tipo você não resolve com um ou dois arroubos de ação. Elas precisam ter coisa para fazer. Conflitos próprios. Livre-arbítrio.

Eu vejo o “excesso” desse episódio nessa linha. Shorter, Max, Ash, Papa Dino estão todos loucos para agir, rebelar-se, colocar seus planos em prática. E seria um descrédito a estas personagens privá-las de subir aos holofotes – nem que todas de uma vez.

Diego:
Levando em consideração que o anime terá 24 episódios, eu fico bastante surpreso com a velocidade com que as coisas estão acontecendo. Eiji capturado, o Ash e companhia também, fora já terem descoberto a verdade sobre a droga Banana Fish. Fosse um anime de 12 episódios certamente estaríamos caminhando para o clímax da história, mas sendo um com o dobro do tamanho eu começo a me perguntar para onde essa história ainda andará.
Gato de Ulthar:
Nesse o episódio o chinês andrógino ficou muito mais parecido com uma mulher né? Só para constar que meu engano foi bastante compreensível! 😛

Falando do episódio em si, foi realmente uma enxurrada de informações e acontecimentos. O anime pode estar rápido e isso é um problema? Penso que não. Se tiver o que contar até o final, tudo é válido. Eu até apreciei o ritmo alucinante deste episódio, me lembrou realmente aquele espírito dos anos 80, com filmes de ação repletos de ação e reviravoltas a cada minuto.

Fábio "Mexicano":
Aconteceu muita coisa, mas não é que o anime tenha acelerado, não é? Os mafiosos já tinham todas as armadilhas preparadas e seus planos deram certo, só isso. Não havia nenhum bom motivo para realmente demorar mais do que demorou. Isso dá uma medida de como Ash e companhia estão se metendo com gente grande.

Perguntei no final da sessão passada e vou perguntar de novo: como acham que eles vão conseguir escapar dessa?

Vinícius Marino:
Não por si só, isso para mim é certo. Acho que ele dependerá de um erro federal da parte dos vilões – e quiçá de uma traição conveniente da parte do chinês. Não me espantaria se Shorter aproveitasse a situação para brilhar. Eventualmente se sacrificando para salvar o Ash e o Eiji, ou escutando o chamado do destino e proferindo o YOLO de sua vida.

Há também Max, que está putíssimo depois do que aconteceu com alguma família. Acho possível que ele decida agir precipitadamente. Se o próximo episódio mantiver o ritmo desse, é bem capaz de vermos todos esses “planos” disparados ao mesmo tempo.

Gato de Ulthar:
É difícil conjecturar nessa situação. Tanta coisa pode acontecer que prefiro me abster de teorias mais absurdas. Mas devo concordar com o Vinicius e fazer dele as minhas palavras. Eles estão muito ferrados, só uma traição dentro dos inimigos ou algo muito inesperado para salvar a pele deles.
Diego:
Vamos e venhamos, eles precisam fugir. Do contrário o anime acaba no próximo episódio com todos os mocinhos mortos 😛 Então sim, eles vão escapar dessa, ou de qualquer que seja o cativeiro que o Dino talvez tenha preparado. A questão é como, e nisso eu concordo com o Gato: prefiro não especular.
Fábio "Mexicano":
Também espero que a saída para Ash e companhia venha de aproveitar a chance durante algum conflito entre os próprios mafiosos. Qual conflito em particular é difícil especular porque tem mais de um se insinuando. Os chineses aceitaram o acordo para ganhar territórios na Europa, mas agora que eles têm tudo – Ash, os demais reféns e as informações sobre banana fish – por que se contentariam só com isso? O Chefão Lee parece estar planejando alguma coisa nesse sentido. O Jovem Lee também tem motivos de sobra para se vingar dos irmãos, e pudemos ouvir sua mente nesse episódio, nos quais ele literalmente pensa em cair levando os irmãos junto. Tudo considerado, contra os inimigos que têm, Ash nunca teve chance. Seu erro foi de julgamento? Ou acham que houve um momento em que ele cometeu um erro crucial?
Gato de Ulthar:
A chance que o Ash desperdiçou e que foi o seu erro crucial aconteceu alguns episódios passados, quando ele erra o tiro no Papa Dino e apenas o acerta de raspão 😛
Fábio "Mexicano":
Considerando que o próprio Ash tinha acabado de levar um tiro de pé em cima de um caminhão em movimento, ter acertado no ombro do Papa Dino já foi grande coisa 😛
Gato de Ulthar:
Mas podia ter conseguido acertar alguns centímetros mais para o lado…
Diego:
Olha, vou dizer que se o Ash tivesse só ignorado o cara moribundo num beco escuro lá no primeiro episódio nada disso teria acontecido 😛
Fábio "Mexicano":
Mas isso está mais para exemplo de efeito borboleta, né?
Vinícius Marino:
O Ash poderia não ter subido no caminhão em primeiro lugar. Imaginem a cena: Papa Dino saindo do estabelecimento. Um caminhão vem e bate de frente contra a fachada. Bombas de fumaça para neutralizar snipers. Papa Dino vai ao chão, desnorteado, e antes de se dar conta do que acontece leva um balaço nas costas. Ia ser menos cinematográfico, mas há uma razão pela qual criminosos de verdade não sobem em caminhões em movimento 😝

Enfim, acho difícil julgar esse tipo de coisa, pois o Ash não é exatamente um Conde de Monte Cristo. Ele não está arquitetando um super plano de vingança, apenas indo ao sabor das águas. É óbvio que haveria desenlaces melhores, mas ele já enfrentou de tudo e continua vivo. Acho que isso, por si só, é positivo.

Fábio "Mexicano":
Ok, o maior erro do Ash foi ter sido imprudente. Faz sentido, apesar de inteligente, ele ainda é só um adolescente. Tem mais experiência que muitos de sua idade (ou mesmo um pouco mais velhos, como o anime nos lembrou algumas vezes ao compará-lo ao Eiji), mas ainda não é páreo para quem viveu uma vida inteira. Ele achou que podia fazer pouco caso do Max e tomou uma surra (ainda que tenha batido também). O Abraham, irmão mais novo do Alexis, que criou a droga, parece impulsivo e irritadiço também. O Shorter foi enganado e traído de forma épica. O Lee mais novo se enxerga “preso” pelos irmãos mais velhos e, parece, está prestes a cometer uma loucura. Talvez isso seja um tema recorrente em Banana Fish.

Acho que precisamos falar sobre a droga agora. Não é exatamente um veneno para praticar assassinatos (embora seja útil para isso também, pois não deixa rastros), nem bem um soro de super-soldado (embora também pareça útil para isso), mas uma droga que torna uma pessoa ao mesmo tempo sugestionável e violenta. E eventualmente a mata. Serve para criar atiradores, do tipo que têm seu habitat natural nos EUA mesmo, né? Será que entendi errado? O que entenderam, e o que acham que é o interesse do governo afinal?

Gato de Ulthar:
É curioso que o efeito dessa droga é uma emulação de uma das mais famosas teorias da conspiração, sobre experimentos com drogas tal como o LSD (o Banana Fish é uma variação desse alucinógeno) e lavagem cerebral perpetuados pelo governo dos EUA nas décadas de 1960 e adjacentes. Foi aquele famoso projeto chamado MKULTRA. O interessante é que esse projeto realmente existiu, foram feitos vários testes ilegais com diversas pessoas, o governo americano foi processado diversas vezes e por aí vai. A teoria da conspiração começa quando se afirmou pela primeira vez que os atentados de atiradores tão comuns nos EUA sejam frutos de técnicas criadas por meio deste projeto. E o anime segue exatamente essa linha governamental, é só ver o envolvimento do próprio exército junto com o Papa Dino.
Fábio "Mexicano":
Sim, provavelmente o autor (ou autora) bebeu dessa fonte. É outra coisa que, estivéssemos na época em que o mangá foi escrito, talvez tivéssemos entendido mais rapidamente do que se tratava e sem o mangá precisar declarar literalmente.
Vinícius Marino:
Estava lendo aqui que os documentos do MKULTRA foram liberados ao público (pela lei de acesso à informação) em 1977. Considerando que o mangá foi escrito em 1985, numa era pré-internet, acho plausível que o assunto ainda estivesse bem fresco na memória na época da escrita.
Diego:
Sinceramente, não fazia ideia do projeto 😛 Claro, acho que todo mundo sabe que ocorreram toda sorte de projetos malucos durante esse período da Segunda Guerra Mundial até o final da Guerra Fria, mas nunca parei pra ver nada mais específico a respeito.
Fábio "Mexicano":
Já assistiram o episódio 9? Eu vivo pensando que as coisas em Banana Fish não têm como piorar, mas daí elas vão e pioram 😛 Pelo menos parece que talvez quem sabe esteja começando um embrião de uma reação, mas ela pode acabar se virando em algo contra o Ash também…
Gato de Ulthar:
Eu fiquei bastante chocado com esse episódio. Mesmo que a morte do Shorter já fosse algo bastante provável, ver o contexto de sua execução foi algo esmagador. Penso no que essa situação vai transformar os personagens de Banana Fish, especialmente o Ash, que teve que dar um tiro no coração do seu melhor amigo, bem como do Eiji, que vivenciou algo completamente fora de sua realidade. Aposto que os dois não serão mais os mesmos depois disso.

Falando de reação, creio que mais ou menos o anime já desenhou de onde ela irá partir, a gangue do Ash, juntamente com a gangue do Shorter, se uniram para atacar o Papa Dino, além disso, temos o chinês andrógeno, que sabemos que está armando para o Papa também.

Diego:
Em primeiro lugar, foi bom o anime mostrar que está disposto a matar também seus protagonistas (embora eu obviamente não acredite que algo assim vá ocorrer com o Eiji ou o Ash). Fora que foi a melhor solução para a situação apresentada: se fizessem o Shorter voltar a si a droga perderia muito do impacto que o anime construiu.

O restante do episódio foi interessante, em especial a parte das gangues do Ash e do Shorter se unindo. Também me pergunto o que irá acontecer quando o segundo grupo descobrir que o Ash matou seu chefe, mas no momento qualquer ajuda é bem vinda. Porque dessa vez a enrascada é grande. Ao menos eles devem conseguir escapar no próximo episódio – eu espero.

Vinícius Marino:
O episódio 9 foi, sem sombra de dúvidas, um momento definidor até agora. Não só pelo brutal conteúdo emocional, mas porque vemos todas as pontas se unindo. E não num nó de marinheiro bonitinho, mas em uma maçaroca com cerol que dói só de olhar 😛

O anime finalmente fez jus ao seu título. De agora em diante, acho difícil que a droga ceda o primeiro plano ao conflito de gangues, coisa que fazia até então. Provavelmente, o próprio ângulo da vingança do Ash dará espaço a coisa maior. Vai ver que é por isso que os leitores que já conheciam a obra estavam tão incomodados com nossa impressão inicial.

Fábio "Mexicano":
Mas aí a culpa não é nossa, né? Bom, foi um mangá longo, mudança de perspectiva é normal nesses casos. O que acham que pode mudar?
Diego:
Sinceramente, com o Ash tendo de matar o melhor amigo, acho mais provável que agora o seu desejo de vingança aumente como nunca.
Gato de Ulthar:
Talvez o Ash fuja, fique um tempo de molho, e depois volte por cima, desafiando o Papa Dino.
Fábio "Mexicano":
No meio da confusão é possível que ele fuja e tenha uma crise, pensando em como tudo foi culpa dele. Agora nem foi indireto: ele mesmo puxou o gatilho
Fábio "Mexicano":
Oh, algo bobo (“bobo”) que percebi enquanto escrevia o meu artigo sobre o episódio para o Anime21. Reparem nessa cena:

Fábio "Mexicano":
De um lado a gangue do Shorter. Do outro a gangue do Ash. Há uma divisão óbvia entre elas: uma está no escuro, outra está no claro. Será apenas estilístico? Será apenas premonitório para o que aconteceria pouco depois, a morte do Shorter? Ou será sobre algo que ainda veremos no anime? Banana Fish não é muito ostensivo sobre sua linguagem visual, mas é bastante consistente pelo menos.
Vinícius Marino:
Muito bem apontado! Eu mesmo havia deixado esse detalhe escapar. Não sei exatamente o que isso quer dizer, mas tenho a impressão de que os próximos episódios nos responderão. Tenho a impressão de que a gangue do Shorter ainda não disse completamente a que veio.
Diego:
Imagino duas possibilidades: ou a gangue vai se voltar contra o Ash quando descobrir que foi ele quem deu o tiro no Shorter, raciocinando que o Ash devia era ter deixado o Eiji morrer mesmo, ou então essa gangue ainda faz parte do plano da máfia chinesa para passar a perna no Dino.
Gato de Ulthar:
Eu espero que mesmo momentaneamente esta gangue do Shorter ajude a salvar a pele do Ash e companhia, o resto é resto 😛
Fábio "Mexicano":
Para encerrar: o que teriam feito no lugar do Ash? Com a mira épica dele, uma bala daquela distância seria suficiente para botar o Dino para dormir. O Eiji morreria. Talvez todos eles morreriam. Mas bom: talvez todos eles morram ainda. E talvez o Eiji não morra, mas fosse melhor morrer, se é que me entendem. Claro que o Ash não teve tempo de pensar também, enfim.
Diego:
Pra começo de conversa, se eu estivesse na pele do Ash teria ignorado o cara lamentando num beco escuro 😛
Fábio "Mexicano":
Perguntei da cena do episódio nove em específico 😛
Diego:
Sinceramente, eu não sei. Nem ideia mesmo, é um dilema complicado pra caramba.
Vinícius Marino:
Concordo com o Diego, é bem difícil dizer. Ele sobreviveu, então já é uma coisa. Não está fazendo tudo errado, apesar de agir no improviso…
Gato de Ulthar:
O Ash até que está fazendo muito. Matar o Shorter era a única solução possível, a não ser que ele quisesse cuidar do amigo em estágio vegetativo assim como o seu irmão, e o próprio Shorter implorou para morrer, foi feito o que tinha que ser feito.
Fábio "Mexicano":
Legal. Vocês têm razão, não havia mesmo tempo nenhum para o Ash pensar em um curso ótimo de ação. De nossa posição privilegiada como expectadores pode até parecer que ele tivesse escolha, mas no calor do momento seu corpo agiu sozinho. Foi só isso. E é só isso de Café com Anime dessa vez. Até a próxima!

Comentários