Contar uma história sobre o cotidiano é bem mais difícil do que se imagina. Numa ficção, as pessoas buscam normalmente algo que está fora de sua realidade, mas a vida comum também pode ser um bom material artístico, quer seja para literatura, artes plásticas, teatro, entre outras formas de arte. Animes, enquanto expressão artística, exploram muito bem a vida comum. A vida cotidiana é muito vasta, então uma história só consegue mostrar uma parte dela. Por isso deram a nomenclatura de “slice of life” a animes que se propõe a mostrar o cotidiano das personagens.

Dá para dividir o episódio desta semana em “três atos”. Primeiro, o Akkun ajudando um estabelecimento num festival de bebidas. É comum pedirem ajuda em eventos, quer seja numa escola, igreja, ou atividades feita no bairro ou até mesmo na rua onde você mora. Talvez você tenha participado de um algum tipo de evento uma vez na vida. Isso é uma boa chance para se divertir e se socializar com as pessoas. O protagonista estava feliz, embora ele estivesse vestindo roupa de garçonete e com peruca feminina. Aliás, confundir ele com uma garota é uma piada recorrente, e meio que já perdeu a graça.

O “segundo ato de vida cotidiana” é a confraternização com pessoas queridas, que sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho. Dizem que comer acompanhado é melhor do que comer sozinho. Realmente ter a Ayaka e a Nana com companheiras de lanche deve ser muito bom. E já que o assunto é comida, uma preocupação comum, principalmente entre as mulheres, é o aumento do peso. Engordar demais leva a obesidade e a outros problemas de saúde. De uma forma geral, os personagens estão bem nesse quesito.

O “terceiro ato” é a enfermidade. Em muitos animes desse tipo mostra um dos personagens estando doente (geralmente resfriado), e à partir disso criam- se as mais diversas situações. No caso desse anime, o resfriado da Ayaka serviu como “desculpa” para fanservice (algo corriqueiro na história), enfim, Aki teve que cuidar de uma Ayaka semi-nua. Ela é a pessoa responsável por cuidar de todos naquele dormitório, então quando ela fica doente é como se a principal engrenagem de uma máquina parasse de funcionar. Ou seja, sem a Ayaka nada funciona na casa. Essa situação é perfeita para o Akkun se mostrar um homem confiável e que sabe cuidar de uma mulher, assim podendo ganhar “pontos de masculinidade”. Embora ele esteja com saldo negativo por ter se vestido de garota e ter ficado fofa duas vezes até agora.

Não basta um homem ter virilidade e força, afinal um homem também deve mostrar ternura e saber cuidar. Apesar de toda a situação embaraçosa, Akkun cuidou bem da zeladora.

Vida que segue nos próximos episódios.

Comentários