Hanebado! – ep 11 – Confronto que vai muito além da quadra
Após uma semana fora, Hanebado voltou e nos trouxe o antepenúltimo episódio. Diferente dos anteriores, vimos um pouco mais da Uchika e sua personalidade, Ayano e seu regresso e o melhor disso tudo, Aragaki e seu progresso. É interessante pensar que a protagonista regrediu e muito durante esses episódios e aquela que por muitas vezes foi jogada para escanteio, progrediu e vem carregando a série sozinha (sem contar com os personagens secundários). Sinceramente não me recordo de ter visto algo tão estranho e talvez até mesmo bizarro em relação a um protagonista.
Desde sua humilhante derrota, Aragaki teve algumas formas de lidar com a frustração. Iniciou sendo mais dura consigo mesma e suas colegas em excesso causando uma ruptura, mas após amadurecer pôde entender onde estava falhando e com seu crescimento mental conseguiu evoluir muito mais o seu jogo. Por outro lado, Ayano seguiu o caminho oposto, se é que realmente podemos classificar assim. Ela era “normal” e tinha algumas memórias ruins em relação ao badminton mas com a ajuda de sua melhor amiga conseguiu superar e voltar a praticar o esporte que tanto ama (ou acha que ama). O problema disso foram as pessoas que aparecem para ela, pessoas que de alguma forma lhe trouxeram lembranças desagradáveis do passado e com isso, ela se perdeu. E o grande problema do anime vem aí.
A Ayano se tornou uma personagem insuportavelmente ruim e chata, cheia de soberba e sem respeito algum, seja com seus adversários ou pessoas que não conhece. Obviamente isso não mudou e Aragaki acabou sendo obrigada a ouvir desaforos de alguém que possui certeza absoluta da vitória. Porém, sua evolução mental não lhe deixou abalar e nem tinha como mesmo, afinal, ao invés de se preocupar com seu adversário inconveniente ela tinha prioridades mais importantes como por exemplo: seu joelho. Mas acima de qualquer preocupação, Aragaki precisa vencer essa partida para vencer seu passado humilhante e enfim seguir em frente com uma nova mente e em busca de novos desafios. E ainda que isso pareça ser fácil na teoria, na prática são outros quinhentos…
Sinceramente eu achava que a volta de Uchika iria afetar o jogo de Ayano de alguma forma negativa para ela. Imagine só: a mulher que te pariu volta depois de anos sem dar uma mísera notícia ou uma tentativa de contato. Para piorar, Ayano aparentemente não possui motivos relevantes para continuar jogando badminton pois seus motivos podem muito bem ter uma grande relação com Uchika. Por outro lado, Ayano já tomou sua decisão e sequer troca palavras com sua “mãe”, algo que inicialmente é completamente compreensível mas que no fim pode ser bem uma prática ineficiente, afinal, parece que Ayano apenas fala em abandonar sua mãe pois estar preparada para tal tarefa é outra história. E para alguém que sequer confronta seu grande “inimigo”, abandoná-lo parecer ser difícil demais, não?
No fim, por movidas por situações completamente diferentes, Ayano e Aragaki iniciam sua grande partida final. Talvez podemos concluir que Ayano tem muito mais a perder perante sua adversária mas é visível que ela precisa disso, uma derrota. O grande problema é a possível rejeição que virá por parte de sua “mãe”, ainda que suas atitudes afastem seus amigos atuais e dificilmente traga novos. A atual Ayano não merece essa vitória e já no início vimos que Aragaki não irá deixar que essa partida seja da forma que sua adversária quiser. Porém o mais interessante está acontecendo fora de quadra até então, onde Elena faz algo que ninguém até agora havia feito: confronta Uchika sobre Ayano. Inclusive ela foi de grande importância para o anime e infelizmente acha que é uma das culpadas por tal estado da Ayano.
Confesso que estou ansioso para saber quais táticas serão adotadas por Aragaki e como Ayano responderá, além de uma possível pressão de sua “mãe” que ao menos estava assistindo. A animação continua sendo ótima e ao menos agora a história parece rumar para algo interessante novamente. Por isso, faça sua torcida e acompanhe esse desfecho final.