Existem animes que podem não ser a melhor coisa que vimos ou veremos em nossas vidas mas ainda assim podem nos marcar de forma sem igual. Hanebado! é uma dessas obras, ao menos para mim. Talvez não seja o melhor anime de esporte que eu tenha visto esse ano ou nos últimos anos mas foi o único que me causou tantas emoções que apenas uma partida real poderia me proporcionar. Haikyuu me deixava tenso em algumas partidas e Ballroom me fez despertar um interesse por dança de salão mas, Hanebado! fez muito mais. Eu fiquei nervoso, aliviado, tenso, queria de alguma forma estar ali naquele ginásio para poder expressar minha torcida e no fim, fiquei muito feliz com os resultados.

Lembrando que semana que vem teremos a resenha completa da obra!

Semana passada eu tratei de traçar uma linha entre Ayano e Aragaki. Talentos diferentes (em grau e estilos), objetivos também diferentes e como igualdade, a obsessão pela vitória naquela partida. Ayano queria rejeitar sua mãe que em sua visão havia feito isso no passado (obrigado por nos enganarem mas não mudou nada no fim) e perdida em meio a tantos sentimentos e pensamentos, estava em busca do motivo que a fazia jogar badminton. Era amor ou por causa de sua mãe? Porque ninguém dava à ela uma resposta satisfatória que resolvesse essa questão que tanto incomodava? No fim, sabíamos que a única pessoa que poderia responder isso de forma satisfatória seria ela mesma.

Porém, procurar por respostas nunca é fácil e do outro lado tínhamos alguém numa situação parecida e diferente. Aragaki estava cada vez mais cansada, esgotada fisicamente e mentalmente mas não podia arredar o pé da quadra. Sua ambição não deixava e com o apoio de Riko, ela conseguia um combustível a mais para isso. Confesso que muito mais do que o resultado, eu me importava com o estado do joelho dela e as consequências que poderiam aparecer. O jogo era importante, é claro, mas o risco que ela estava enfrentando, tudo isso após tanto esforço e dedicação era algo que havia mexido comigo. Como disseram durante o episódio, ninguém havia corrido e se esforçado mais do que ela para chegar até aquele momento. Era o momento dela e ninguém podia impedi-la de fazer o que fosse preciso.

Se está para vocês, imagina para quem está assistindo.

E num set onde tudo parecia se encaminhar para uma vitória tranquila após tanta canseira, Ayano tirou uma carta da manga. Utilizar a mão direita e assim conseguir uma sobrevida no jogo foi fundamental para dar mais emoção e tensão, afinal, a tática deu muito certo e tivemos um set apertado. Nesse ponto, a direção merece grandes elogios pois as cenas finais da partida aumentaram todas as emoções transmitidas num nível onde eu já não sabia mais se a Aragaki estava bem, se o ponto em questão representava a vitória da Aragaki ou o empate para a Ayano, confundia a Riko com um fiscal e por aí vai. Foi uma loucura total e no fim de tudo, me satisfaz muito ter visto tal duelo.

A escolha deveria ser fácil…

Não importava o resultado mas sim o espetáculo que eu havia visto naquele momento. Ayano havia mudado suas táticas, a polivalente Aragaki não desistia, o placar saía e voltava para o empate e mesmo com a Ayano indo com tudo o que sabia e tinha disponível, a vitória escapou de suas mãos. Choro da vencedora e a melhor lição que a perdedora poderia receber. Ayano finalmente pôde achar aquilo que realmente precisava, algo que não tinha a ver com sua mãe e sim com todos aqueles que estavam ao lado dela nos últimos tempos, tinha a ver com sua rival que acabara de vencê-la. Finalmente ela voltou a ter uma personalidade mais “normal” ou talvez um meio termo balanceado das duas personalidades que tínhamos visto.

Chore e comemore muito pois você merece!

E independente do resultado Ayano precisava enfrentar novamente sua mãe. Naquele momento eu achei que haveria algum tipo de desprezo por parte da Uchika, mas foi decepcionante porque passaram a mão na cabeça da “vilã” novamente fazendo com que parecesse alguém legal. Nada além do esperado, talvez até menos interessante do que poderia ser e perto do que foi o resto do episódio é simplesmente esquecível. Como se já não bastasse a torcida das outras garotas pela Ayano durante a partida, ainda tivemos que aturar essa palhaçada familiar e uma resposta clichê.

E se por um lado faltou um pedido de desculpas de Ayano para todos do clube de badminton, ela ao menos deu honra para quem merecia acima de todo o resto, Elena. Ok, ela não fez nada relevante quando a Ayano entrou no modo tosco mas acredito que a importância dela vai muito além disso. Do outro lado tivemos Aragaki e Riko fazendo algo parecido, afinal, nada mais justo que agradecer seu maior apoio desde o começo até o fim. A lesão acabou sendo algo mais leve do que era imaginado (relativamente) e logo logo teremos essas duas fazendo estragos no campeonato nacional.

No fim de tudo o que resta é ficar feliz e satisfeito por ter visto esse episódio. Preciso comentar sobre a animação e afins? De qualquer forma, talvez a vitória da Aragaki não seja verossímil por conta da questão do joelho mas devemos lembrar que tinha mais detalhes em jogo. Nesse confronto de rivais todos saíram ganhando ainda que nem tudo fosse um mar de rosas. E agora, resta saber o que o futuro guarda para essas duas garotas no campeonato nacional.

Comentários