SSSS.Gridman é um anime do estúdio Trigger (aquele que produziu vários animes bons) e tivemos um episódio para lá de doido. Vale destacar é uma obra original de um tokusatsu chamado Gridman, o Agente Hiper que foi televisionada entre 1993-1994. Com muitos segredos e pouca explicação, a obra nos deu um pequeno gostinho do que podemos esperar ao apresentar os protagonistas e o que eles vão precisar fazer, pois aparentemente a Terra está numa situação ruim.

Um personagem misterioso logo de cara

Começamos o episódio com um garoto que perdeu suas memórias. Não sabe seu nome, onde está e nem mesmo quem o ajudou sabe o que lhe ocorreu. Yuuta Hibiki é seu nome e conforme o episódio passa nós acompanhamos ele em sua nova condição: a de alguém que nem mesmo tem algum parente por perto para ajudar. Claro, tudo isso passa longe de ser dramático e aparentemente as memórias dele vão voltar logo logo, mas tudo o que vem acontecendo com ele tem sido estranho. Imagina a seguinte situação: você acorda sem memórias e ouve uma voz te chamando. Até aí seria tranquilo se a voz não viesse de um computador antigo. Dá para piorar? Sim, afinal, tem uma espécie de robô que aparece na tela que só você vê e te fala que você precisa despertar pois o mundo corre perigo.

Que tipo de perigo? De onde vem? De onde você vem?

O tal robô se chama Hiper Agente Gridman e diz que Yuuta precisa despertar. Mas despertar do quê? Teria relação com a perda de memórias do garoto ou simplesmente ele é um escolhido e pronto? De qualquer forma, essa situação bizarra acaba sendo ignorada inicialmente e Yuuta precisa tentar retomar sua vida uma vez perdida junto com suas memórias. Porém mais um evento bizarro precisava acontecer, como por exemplo, a aparição de um kaiju enorme numa névoa. Novamente, só ele consegue ver tal “criatura”, algo que gera algumas dúvidas sobre esses seres (o kaiju, Gridman e até mesmo Yuuta), afinal, qual seria a relação entre kaijus e o Gridman? Seriam eles de outro planeta ou algo similar, assim como em Ultraman?

Referências em todo lugar…

Aparentemente, temos também uma organização que parece ser maligna, pois deu vida ao kaiju. E sobre o kaiju em questão, foi interessante ver ele destruindo a cidade toda aleatoriamente. Inclusive quando o Gridman chegou para enfrentá-lo a destruição aumentou e sinceramente eu fiquei refletindo e pensando: wow, será que essa destruição vai ficar assim mesmo ou vai acontecer algo e no fim tudo vai voltar ao normal? Pois bem, para a surpresa dos protagonistas, tudo voltou ao normal, ao menos as construções, pois as vidas que provavelmente teriam sido perdidas nós ainda não vimos (apesar de achar que estão vivos mesmo).

Isso é uma espécie de fusão para o Gridman ter uma forma física ou o quê?

Ou seja, Gridman possui referências claras aos tokusatsus, muita destruição, detalhes interessantes e claro, kaijus. Foi um ótimo episódio que mostrou muito mas mostrou pouco, afinal, que graça teria se explicassem tudo de uma vez? Fato é que eu estou bem empolgado com essa estreia que, ao menos para mim, promete ser bem interessante e talvez até concorra ao posto de anime da temporada. Pode virar um lixo? Sim, o diretor não anima tanto e no fim pode ser apenas mais um anime que envolve robôs e monstros gigantes. Torço para que não seja o caso.

Comentários