Bom dia!

Se eu não tivesse atrasado e esse artigo fosse apenas do episódio 8, talvez ele se chamasse “A calmaria antes da tempestade”. Mas da forma como foi, tenho que tratar tanto da calmaria do episódio 8 quanto da tempestade do episódio 9, não é?

Eu achei que esse fosse ser o arco da Yuu, antes de encerrar com o arco da Asuka, mas parece que daqui até o fim vai ser tudo uma coisa só. Talvez tenhamos alguma surpresa antes do fim então. Não seria nada mal uma boa surpresa.

Cerca de dois terços do episódio 8 foi dedicado às garotas trabalhando no café em que elas sempre se encontram. Por causa de uma apresentação do super-idol lá aquele que não me lembro o nome e nem quero lembrar, que estava em cartaz nas redondezas, o local estava bastante cheio – e o dono trabalha sozinho, é velho e tem dores nas juntas.

 

Elas se divertiram bastante

 

O que colegiais fazem nessa situação? Ora, salvam o mundo! Ou algo assim. No Japão há de fato um verdadeiro culto à garotas colegiais, para o bem e para o mal, então que elas sejam heroínas não é estranho. Mesmo em animes slice of life, que nada têm a ver com heroísmos.

Akanesasu não é um slice of life, mas seu oitavo episódio certamente foi. Então lá foram Asuka, Yuu, Nana, Mia e Chloe salvar o mundo – ou melhor, o Café Octave. Até mesmo se “transformaram” para isso: fizeram cosplay. Mais de um, de acordo com o dia da semana. Maior idolatria à garotas colegiais é bem difícil.

De relevante, e isso me fez acreditar ainda mais que esse seria o arco da Yuu, descobrimos que ela tem um pai rígido. Quero dizer, exigir que a filha vá fazer uma prova no cursinho que você está pagando não é algo que necessariamente denote rigidez, mas a forma como o anime retratou isso certamente deu a entender que é o caso.

 

O pai da Yuu cobra dela que vá para o cursinho

 

A Yuu é bastante caxias, como a Yuu de outro mundo percebeu e pelo que vive a zombando, e a própria Yuu reconhece isso, mas em parte pelo menos ela é assim porque provavelmente é a garota mais exigida de todas.

Lembra o papo de que todas elas estavam algo divididas entre duas naturezas? A Nana se rebelava contra a mãe e o padrasto, mas na verdade queria atenção. A Mia age como uma garota super fofa e delicada, mas tem um lado aventureiro e justiceiro. A Chloe gosta da companhia das amigas, mas também gosta de ter seu tempo sozinho.

O conflito da Yuu, pois, é justamente esse: ela é bastante caxias, certinha, mas gostaria de ser um pouco mais despreocupada, como a Yuu de outro mundo parece ser. Fazer o que quer, agir por impulso, nem que seja só de vez em quando.

E a Asuka, tem algo assim também? Acredito que sim, e acredito que tematicamente esteja alinhado ao conflito central do próprio anime.

Quero dizer, na verdade lhe falta esse conflito, mas algumas pessoas a sua volta percebem isso e tentam induzi-la a ele. Ela tem certeza do que quer para o futuro. Certeza demais até: quer herdar o negócio de misoshiro da família.

Ela é uma cabeça de vento e provavelmente teria muita dificuldade no começo, mas ao mesmo tempo é bastante insistente quando decide fazer uma coisa. Não é do tipo que se distrai fácil. É teimosa e persistente.

Mas seu pai não quer que ela herde o negócio da família. Não tão cedo, pelo menos. Ela é muito nova, e ele não fala isso diretamente mas sua mãe traduz para ela, o que é seu sentimento também: eles querem que a filha pense mais no assunto. Experimente mais coisas do mundo, considere bastante antes de tomar a decisão definitiva.

 

A mãe de Asuka tenta explicar para ela que não precisa decidir o resto de sua vida tão jovem

 

A Asuka de outro mundo concorda. Em seu mundo condenado ninguém tem o luxo de escolher seu próprio futuro. Ninguém sequer sabe se tem um futuro. A protagonista, por outro lado, vive em um mundo pleno de possibilidades, não tem porque ela agir como se não tivesse outro caminho na vida além desse.

Mas a Asuka não parece convencida disso. Em quase todo o resto, porém, as duas parecem incrivelmente sincronizadas. As duas chegam até mesmo a ter o mesmo sonho enquanto dormiam juntas.

 

Asuka e Asuka sentem falta de Kyouhei

 

Depois disso acabou a calmaria.

O Rei do Crepúsculo em pessoa atacou o mundo da Asuka de outro mundo (que naquele mundo é conhecida como Asuka desse mundo mesmo). E ele é quem? Ora, você já sabe.

Akanesasu Shoujo nunca tentou esconder de verdade. Se os indícios já não fossem ridiculamente óbvios, a cara dele aparece na abertura. É Kyouhei, o irmão desaparecido da Asuka.

Quer uma hipótese? Pois não: no mundo original do Rei do Crepúsculo, foi Asuka, sua irmã, que desapareceu ou morreu ou coisa assim. Sobrecarregado pelo pesar, e talvez com a ajuda de alguém, ele começou a viajar de mundo em mundo em busca de sua irmã.

Encontrou muitas Asukas, mas nenhuma delas era a sua irmã. Se fundindo com o Kyouhei de cada um dos outros mundos, ele se tornou poderoso e eventualmente se tornou o Rei do Crepúsculo. Talvez tenham sido suas viagens em primeiro lugar que provocaram o crepúsculo nos outros mundos, ao invés de ser um poder que ele passou a usar em algum momento. Uma espécie de efeito colateral, que só com o tempo ele aprendeu a manipular.

Mais uma: a Yuu disse que a Asuka de seu mundo não existe mais, então pode muito bem ser o caso dela ser do mesmo mundo que o Rei do Crepúsculo. E talvez esteja trabalhando para ele, ou tenha trabalhado para ele em algum momento, ou talvez tenha uma relação ambígua e uma agenda própria, de modo que a depender de seu interesse possa trabalhar com ele ou contra ele, vai de cada caso.

 

Será o fim da Asuka do outro mundo?

 

De todo modo, isso tudo é especulação. A Asuka de outro mundo ficou para enfrentar o Rei do Crepúsculo e, como era de se esperar, hesitou ao descobrir quem ele era. Asuka e suas amigas retornaram para seu mundo original, usando um menino como vínculo – a criança provavelmente será útil para as garotas aprenderem mais sobre as transformações e outras coisas que Asuka de outro mundo não teve tempo de ensinar a elas.

Ansioso pelo próximo episódio? Até lá!

Comentários