Eis a parte que encerra a saga musical na cidade dos pássaros em Merc Storia, uma história simples e levemente dramática que envolve música, amor, ódio, maldição, e assim como eu disse no titulo: o orgulho e o preconceito.

No episódio anterior levantou-se um mistério sobre a perda vocal da diva Selena, a monstro Voicia e a promessa secreta entre ela e Antel, essa que ninguém sabia do que se tratava ou quais seriam os objetivos finais, exceto pelo fato de que ao fim disso tudo a cantora sairia como a maior beneficiada.

O episódio esclareceu primeiramente sem muitos rodeios o que regia a relação entre Antel e Selena. Num momento de desabafo, Antel e Selena explicaram a Yuu e Forna respectivamente, o que aconteceu no passado e quais as suas motivações para cada ação tomada.

Partício tem casamento arranjado também

O ponto de partida aqui é que o povo de Partício é colocado como superficial. Assim como as pessoas que vemos mundo afora e que sempre existiram, eles valorizam aquilo que chama atenção em você, seja algo ruim ou bom e são essas marcas que ditam a sua importância.

Antel e Selena estavam destinados um ao outro sem que soubessem disso, e quando se encontraram o sentimento de amor floresceu aos poucos, só que o problema todo residia em apenas uma pessoa: a própria Selena.

A moça sempre se importou muito com o que era dito ou pensado a seu respeito, e quando atingiu o patamar de diva, isso só solidificou o peso da sua posição e seu medo de se tornar um objeto de escárnio e rejeição.

Antel por sua vez tinha o dom pra música mas nunca buscou explorar seu potencial e mesmo sendo escolhido a dedo pela diva, foi rechaçado pelo orgulho dela que não pretendia se expor com alguém que supostamente não partilhava das mesmas coisas e valores, mesmo que o amasse pela sua natureza gentil – um motivo fútil, mas considerando as circunstâncias dela fazem completo sentido -.

Para a cantora a opinião alheia estava acima de seus próprios desejos, já para Antel a sua vontade estava acima de qualquer opinião, e esse choque é que os dividiu, mas ao meu ver essa história se resume a mostrar que Selena precisava amadurecer enquanto ser humano em vários aspectos – o fato dela achar que o amado ia se dar o trabalho de se vingar dela a diminuindo reforça – e que Antel precisava aprender a fazer pequenas concessões.

Apesar de crucificar Selena, se pararmos rápido e nos colocarmos na posição dela, vemos que Antel também tem um culpa indireta. Como morador do lugar ele sabia desde o princípio sobre a “lei” de cantar seu amor como forma de compromisso, e mesmo assim ele não investiu em seu próprio talento, o que lhe custou caro temporariamente e que olhando por um certo ângulo justifica a resposta da diva .

Preguiçoso, precisou ser rejeitado pra fazer uma bobagem

E no meio desse circo entra Voicia, que carregou durante muito tempo o estigma da falta de beleza física, encontrando na “feiura” interior de Selena a oportunidade pra se livrar de seu mal.

Voicia carregava muitos sentimentos negativos levando a se auto amaldiçoar, se aprisionando em sua própria escuridão. Roubando a voz da diva, ela encontrou uma forma de externalizar sua insatisfação consigo mesma e com o mundo – fora que involuntariamente ela deu a lição necessária pra que Selena aprendesse a viver -.

Uma coisa interessante é que em momento nenhum Voicia é mostrada como uma criatura meramente invejosa mesmo nas suas condições, ao contrário, ela apenas é alguém ferida, que guarda um grande rancor pela superficialidade do povo pássaro que fez mal a ela e a levou a solidão.

Considerando então as necessidades de ambas, a Antel coube a difícil missão de salvar essas duas almas de suas mentalidades negativas e revelarem as verdades que existem nos seus corações (a parte que Selena se declara achando que ele ia ficar mudo pra sempre é a melhor, porque vale salientar que ela faz exatamente o mesmo que ele, se declara na boca e não cantando).

Nesse episódio a participação de Yuu e Merc foi menor que de costume, mas confesso que considerando a ideia da narrativa meio que já acostumei com isso no anime, entendo que eles desejam mostrar e explorar as variantes do mundo pra quem não conhece a fonte original e assim despertar a curiosidade com essa variedade.

Uma coisa que me chamou bastante atenção é como até as canções improvisadas funcionavam – de certo modo até ratificando a questão do dom musical das personagens, principalmente Forna -, o diretor da parte sonora aqui brilhou.

Ressalto aqui que tivemos mais uma vez outro bom episódio, história simples e concisa, a parte musical muito bem executada e o trabalho dos seiyuus impecável.

Até a próxima aventura e vejo vocês no Reino dos Céus (piadinha boa, mas a próxima parada deles é essa mesmo!).

Comentários