Bom dia!

É necessário assistir a primeira temporada do anime para assistir Kemono Friends 2? Não.

Resposta longa: nesse episódio não precisou. Por razões que vou desenvolver noutros pontos desse texto, tenho motivos para acreditar que não será preciso saber uma única vírgula do lore da primeira temporada. A tendência é tudo o que for necessário ser explicado de novo, textual ou visualmente.

Mas se ao invés você me perguntar:

Devo assistir a primeira temporada de Kemono Friends? Sim!

Resposta longa: Kemono Friends é um anime muito bom, e só por isso já vale a pena ser assistido. Se ainda por cima estiver assistindo ou pretendendo assistir essa segunda temporada, terá mais motivo ainda para assistir a primeira.

Por razões ainda não plenamente compreendidas (não engulo que foi só porque publicaram um vídeo original no Twitter), o diretor Tatsuki e toda a sua equipe foram demitidos pela Kadokawa quando a segunda temporada já estava com sinal verde para entrar em produção.

A equipe da primeira temporada produziu um anime incrível para uma franquia que estava tão desacreditada e abandonada que o jogo no qual o anime se baseava em primeiro lugar havia sido tirado do ar meses antes do anime estrear. E Kemono Friends foi um fenômeno. E os responsáveis por isso demitidos. Qual o sentido?

Enfim, deixe-me cumprir a missão de relatar o que vi e achei desse primeiro episódio.

Uma garota humana se vê de repente em um lugar estranho, sem suas memórias. Ela descobre depois estar em um gigantesco parque habitado por animais antropomórficos – todas garotinhas, claro. Caracal a encontra, e enquanto elas tentam fugir de estranhas criaturas chamadas de ceruleanos são salvas por Serval.

A garota é nomeada por Serval de Kyururu, onomatopeia para o ronco que sua barriga fez porque estava com fome, e a humana e suas companheiras animais começam uma aventura no parque aparentemente abandonado para que ela recupere suas memórias e volte para onde ela veio.

Quem assistiu a primeira temporada certamente reparou, e para quem não assistiu eu informo: esse primeiro episódio está muito parecido ao primeiro episódio do anime anterior.

Não parecido de manter o espírito, mas parecido de tentarem repetir situações e piadas mesmo. O resultado não é ruim, mas eu não o chamaria exatamente de bom também.

Os elementos que diferenciam esse anime do anterior parecem ser só variações propositais dentro do mesmo tema para não ficar idêntico e, ao mesmo tempo, ser familiar para o fã do anime original, porque afinal ele fez sucesso.

 

O monotrilho do Parque Japari

 

Coisas como trocar um ônibus por um monotrilho e fazer a Serval se lembrar bem seletivamente de coisas da primeira temporada não deixam Kemono Friends 2 sair da sombra de seu antecessor – pelo contrário, dá a impressão de que seus produtores estejam bastante satisfeitos que ele seja apenas uma imitação.

A diferença visual mais notável, obviamente, são os modelos 3D. Kemono Friends chama a atenção de qualquer um que o assista antes de qualquer outra coisa por ter modelos horríveis, algo entre deformados e amadores. Kemurikusa é o novo anime do diretor Tatsuki e seu estúdio Yaoyorozu, e a feiura de Kemono Friends está lá.

Claro que normalmente ninguém iria querer animação feia, não é? Então Kemono Friends 2 é melhor, certo? Eu não diria isso. Por tudo o que tem de feio, há charme na animação de Tatsuki. É como se essa fosse sua marca registrada. A feiura como estilo. Ele domina o feio mais do que muita gente domina o bonito.

Em comparação, Kemono Friend 2 parece ter apenas modelos genéricos, todos mais ou menos iguais – e sem dúvida elas seriam idênticas se não fosse a indumentária bastante diferente porque as roupas afinal são o que caracterizam os animais que suas personagens representam.

 

Serval e Caracal fazem uma piada ao mesmo tempo sem graça e que só faz sentido para quem viu a primeira temporada

 

O momento mais baixo do anime é quando Serval e Caracal dizem para Kyururu não comê-las, em tom de gozação, porque afinal ela estava com fome.

Isso é uma referência ao anime anterior. Kaban, a humana protagonista, nos primeiros episódios vivia com medo de que algum animal ali comesse ela – o que apesar de serem animais antropomorfizados, é um medo compreensível. Então ela vivia dizendo “Não me coma, por favor!”.

Era engraçado, mas ela não estava contando uma piada. O humor prático foi transformado em referencial e colocado na boca de quem não faz o menor sentido: como e por quê Kyururu comeria dois felinos selvagens?

Serval e Caracal tomam a dianteira durante a maior parte do episódio, o que está de acordo com as personalidades delas e também foi algo visto na primeira temporada. Mas em alguns momentos elas parecem possuir inteligência humana, o que nunca foi o caso no anime anterior.

Apesar de humanoides, elas ainda são animais, possuem mentalidade animal e é de acordo com o tipo de animal que cada uma delas é que pensam e chegam em conclusões.

Servais são felinos de médio porte, e em muita coisa possuem comportamento semelhante a gatos domésticos. É por esse motivo que a Serval de Kemono Friends é hiperativa e curiosa. Caracais também são felinos de médio porte e com comportamento parecido, mas a Caracal de Kemono Friends 2 é muito mais controlada que a Serval, que parece só uma boba alegre, exibindo comportamento animal apenas em alguns momentos do episódio.

 

Serval, Kyururu e Caracal visitam a cápsula onde Kyururu despertou

 

Kyururu, em comparação, não parece tão inteligente assim. A cena em que elas voltam para o lugar onde ela despertou é emblemática.

A mochila e um caderno de desenhos de Kyururu estavam dentro da cápsula onde ela despertou, mas por alguma razão, ela, que estava tentando descobrir sobre a sua origem, nem considerou pegar os itens. A Serval é que foi curiosa e pegou o caderno.

Kyururu se lembrou do que era o caderno (pelo menos isso), mas todo o resto foi raciocínio e decisão da Serval e da Caracal.

 

Um ceruleano. Outros aparecem no episódio, todos parecidos com modelos distintos de máquinas fotográficas

 

E os ceruleanos dessa temporada parecem máquinas fotográficas. Na primeira temporada eles tinham formas variadas, e nenhuma que imitasse um objeto, que eu me lembre. A Kyururu gosta de desenhar, então talvez o que essa temporada vá ter de especial tenha a ver com isso.

Em todo caso, eu já não tinha expectativa nenhuma para esse anime, e esse episódio obteve sucesso em manter as minhas expectativas baixas. Tudo até agora indica que vai ser só mais do mesmo, uma tentativa de repetição da fórmula da primeira temporada. Se continuar assim, é melhor assistir o original mesmo.

Comentários