Bom dia!

Gosta de animes sobre artes? Quaisquer artes? Alguma arte?

Esse artigo é o segundo de uma série de listas para animes de todos os gostos artísticos, porque existem muitos animes sobre o tema. Nesse artigo: artes “de otaku”.

Listas da série:

6 Animes de artes ocidentais
6 Animes de artes “de otaku”
6 Animes de artes tradicionais japonesas
13 Animes sobre idol femininas
10 Animes sobre idol masculinos
14 Animes musicais

Ora, ora, a que “artes” esse artigo se refere? Artes ocidentais e japonesas já deveria cobrir basicamente tudo (considerando que com “ocidental” na verdade eu quis dizer qualquer coisa que não fosse tradicional japonesa), porque são por definição complementares.

Anime é arte, mangá é arte também, em qual dos dois grupos deveriam se encaixar? São sem dúvida japoneses, ao mesmo tempo em que possuem enorme influência ocidental. Então poderiam estar em qualquer uma das duas listas.

O caso é que animes sobre produção de animes, mangás, light novels, costumam apelar para um público diferente, com uma linguagem diferente. Exatamente: fãs dessas artes, que são produzidas em escala industrial por empresas que se organizam em indústrias que frequentemente trabalham juntas.

Por isso, artes “de otaku”.

Divirta-se com esses animes!

 

Bakuman

Mangá

Bakuman

Quem nunca pensou em transformar seu hobby num sonho e esse sonho em realidade?

Bakuman nos guia pela vida de Moritaka Mashiro e Akito Takagi, dois amigos que se conhecem ainda no ensino fundamental e que decidem que vão caminhar juntos até se tornarem o que almejam. Ao longo do caminho eles vão aprendendo que lidar com a vida real e com o seu sonho não é algo tão fácil, é necessário aprender a aceitar o “não”, a pensar, conciliar responsabilidades e uma série de outros fatores.

Bakuman possui 3 temporadas que destrincham a carreira dos dois amigos, a de seus pares e dos seus outros companheiros de profissão, mas também trabalha as relações mostrando que apesar da dificuldades, é possível se formar rivais saudáveis que crescem junto com eles e constroem bons laços enquanto todos caminham rumo a vitória.

 

Shirobako

Anime

Shirobako

Um anime sobre um estúdio de animes produzindo animes.

Aoi Miyamori, Ema Yasuhara, Midori Imai, Shizuka Sakaki e Misa Toudou se conheceram no colégio e produziram um anime amador, como membras do Clube de Anime que eram. O anime começa com a formatura delas, momento em que fazem uma promessa e decidem carregar essa paixão para a vida adulta e seguir carreira na indústria.

Cada uma tinha interesse por um aspecto diferente desse enorme quebra-cabeças que é produzir uma obra audiovisual. Ema fazia animação tradicional, Misa fazia animação digital e efeitos CGI, Shizuka dublava, Midori escrevia, e Aoi, a protagonista, coordenava o trabalho de todas. É Aoi a primeira a conseguir um emprego em um estúdio, no começo como assistente de produção, trabalhando com a parte burocrática da produção de um anime.

O papel da Aoi, bem como alguns arcos dedicados às demais personagens, permitem a Shirobako revelar um pouco sobre vários processos bem diferentes que juntos colaboram para a produção de um anime: direção, roteiro, animação dentro do estúdio e freelance, animação-chave e in-between, dublagem, etc. Não tem folga para ninguém! Assista Shirobako e veja como as cinco amigas finalmente cumprem sua promessa.

Leia a resenha de Shirobako.

 

Girlish Number

Anime e dublagem

Girlish Number

Mais um anime sobre produção de animes.

Chitose Karasuma é uma dubladora novata que tem mais auto-estima do que deveria, mais sorte do que merece e não tem a menor vontade de se esforçar de verdade para fazer sucesso – e ela quer fazer sucesso!

Sua carreira patinava quando recebeu uma oferta irrecusável para protagonizar uma adaptação de light novel para anime. O produtor desse anime, contudo, era tão ou mais desleixado que a protagonista e o resultado é um desastre.

Ao final, Chitose precisará recolher os cacos do seu ego espatifado e mostrar esforço de verdade para tentar impedir que o anime afunde de tal maneira que se torne memorável por todos os motivos errados, e com isso salvar também a sua carreira.

Leia a resenha de Girlish Number.

 

Sore ga Seiyuu!

Dublagem

Sore ga Seiyuu!

E mais um anime sobre dublagem.

Futaba Ichinose, a protagonista de Sore ga Seiyuu!, é quase o oposto em tudo a Chitose de Girlish Number: ela é esforçada, mas não tem auto-estima nenhuma, nem sorte, tampouco o mesmo talento latente.

Ter um papel de destaque em um anime é o objetivo maior de Futaba, mas enquanto ela não consegue isso faz um pouco de tudo o que está a seu alcance: personagens terciários, narração de programas que nada tem a ver com anime, etc. Se sustentar só com a dublagem é impossível e seu sonho está em risco na agência porque já está há tempo demais sem conseguir alavancar sua carreira.

Às vezes depressivo, às vezes fofo ou encorajador, Sore ga Seiyuu! mostra Futaba melhorar sua técnica, aprender mais sobre sua profissão e conquistar amizades importantes para sobreviver à pressão do dia à dia de uma dubladora novata.

 

Imouto sae Ireba Ii

Light novel

Imouto sae Ireba Ii

Itsuki Hashima é um escritor de light novels bem estabelecido, ainda que não famoso.

Ele consegue se sustentar só com o seu trabalho, leva uma vida que a alguém vendo de fora parece bastante tranquila, mas há algo que o perturba profundamente, abala sua auto-confiança, mas só é revelado ao longo dos episódios.

Entre uma pressão e outra de seu editor para que entregue logo os capítulos de sua publicação, Imouto sae Ireba Ii mostra o dia à dia de Itsuki com seu irmão mais novo, que o visita regularmente, além de seus amigos, dos quais dois são autores de light novel também: Haruto Fuwa e Nayuta Kani.

Haruto em particular poderia ser o autor da light novel de Girlish Number, porque a sua também foi adaptada para anime e também foi um desastre. Nayuta é a mais popular e mais jovem dos três, e não esconde que é apaixonada por Itsuki, que no entanto não retorna seus sentimentos. Embora pareça que ele talvez goste dela também?

Ah, não se assuste com o começo do primeiro episódio, aquilo é o Itsuki narrando o que ele pretende escrever para seu editor. É um pouco chocante, mas é rejeitado, então está tudo bem, eu acho.

Leia a resenha de Imouto sae Ireba Ii.

 

New Game!

Game

New Game!

Fechando a lista com um anime sobre produção de games.

Aoba Suzukaze é fã da série de games Fairies Story desde criança, por isso decidiu trabalhar com games também e conseguiu entrar na mesma empresa que produziu seu game favorito, onde poderá conhecer Kou Yagami, a character designer da série que ela tanto ama!

De fã a colega de trabalho, em New Game! assistimos Aoba crescer, aprender a fazer seu trabalho, conhecer outras pessoas que realizam outras partes de um projeto desses e fazer amizade com elas.

É um anime em ambiente profissional, como Shirobako, e embora tecnicamente tanto o projeto de um anime quanto o de um game sejam complexos e dependam de vários profissionais em funções complementares, New Game! é muito mais um anime feel good, com lições sobre amizade, relacionamentos e dedicação, ao contrário da corrida alucinante contra o tempo que é Shirobako.

O que não quer dizer que a parte profissional de verdade não esteja lá.

Leia a resenha de New Game!.

 

Comentários