Bom dia!

Gosta de animes sobre artes? Quaisquer artes? Alguma arte?

Esse artigo é o terceiro de uma série de listas para animes de todos os gostos artísticos, porque existem muitos animes sobre o tema. Nesse artigo: artes tradicionais japonesas.

Listas da série:

6 Animes de artes ocidentais
6 Animes de artes “de otaku”
6 Animes de artes tradicionais japonesas
13 Animes sobre idol femininas
10 Animes sobre idol masculinos
14 Animes musicais

Dos artigos da série até agora esse é o mais fácil: artes tradicionais japonesas são artes que surgiram no Japão e que são tradicionais.

Na prática é bem mais complicado. Shoujo Kageki Revue Starlight por exemplo saiu na primeira lista, que é a das artes ocidentais, porque de teatro. Mas obviamente teatro também existe no Japão. Em formatos diferentes talvez, alguns desses veremos nessa lista. Starlight é largamente inspirado no Takarazuka, que embora tenha se moldado de acordo com teatros ocidentais, rapidamente desenvolveu costumes e métodos próprios.

Ninguém diria que o Takarazuka não é tipicamente japonês, e com décadas de existência é também tradicional. E no entanto, aqui estamos, Starlight foi para a primeira lista.

O que eu quero dizer é: não leve essas divisões tão a sério. Só tentei fazer o melhor possível para não ter que escrever uma só lista gigante. Acho que assim fica melhor para todo mundo.

Se bem que melhor mesmo é começar logo essa lista, então vamos lá:

 

Sarusuberi: Miss Hokusai

Ukiyo-ê

Sarusuberi: Miss Hokusai

Uma grande artista que passou a vida eclipsada pelo pai, um artista ainda mais talentoso e famoso do que ela.

Oei porém não parece se frustrar com seu pai, o famoso Hokusai. Não por causa disso, pelo menos. Vivia com ele e enquanto aprendiz assinou muitas obras em nome do pai. Com outras coisas, porém…

Miss Hokusai mostra um pedaço da vida de Oei, vivendo com seu pai e convivendo com outros artistas, sua família e clientes, e o tipo de tensão que existia entre Hokusai e sua filha que, no fundo, eram muito parecidos.

Leia aqui a resenha de Sarusuberi: Miss Hokusai.

 

Kabukibu!

Kabuki

Kabukibu!

Um clube escolar tentando reviver uma arte tradicional.

O kabuki é uma arte teatral muito antiga e importante pra cultura japonesa, porém qual valor algo tão sério e dramático teria para jovens do ensino médio dessa era atual? A arte tem poder pra mudar o mundo e ensinar de diversas formas e é com esse sentimento que Kurogo Kurusu decide reunir outros em um clube para que assim o kabuki seja mais uma vez preservado na mente e no coração de todos.

O anime nos mostra que a paixão pelo que se faz pode cativar e transformar. A jornada não é fácil, mas a sinceridade e perseverança de cada um é o que os faz dar passos adiante como artistas e crescerem também como indivíduos.

Leia aqui a resenha de Kabukibu!.

 

Joshiraku

Rakugo

Joshiraku

Uma comédia com cinco adoráveis contadoras de história.

Rakugo é uma arte de contação de histórias, uma espécie de teatro em que o artista fica sentado no palco e executa sozinho todos os papéis. Para peças de comédia, uma comparação razoável é o stand-up comedy ocidental, mas rakugo não tem apenas peças de comédia, mas também dramas, horror, histórias sensuais, etc.

Joshiraku porém não é tanto para apreciar rakugo quanto é para rir da interação das cinco contadoras de história conforme elas interagem nos bastidores ou quando saem juntas para passear em qualquer lugar.

 

Hanayamata

Yosakoi

Hanayamata

Um slice of life com cinco adolescentes ainda mais adoráveis.

Yosakoi é uma dança para festivais e eventos. Não tem coreografia ou estilo musical fixo, permitindo grande variedade de coreografias, normalmente bastante animadas. Algumas características fundamentais do yosakoi são o uso do naruko (um tipo de badalo de madeira) e ser praticado em grupos.

Hana é uma nipo-americana que conheceu o yosakoi quando pequena e voltou para o Japão anos mais tarde determinada a criar um clube de yosakoi em sua escola, mas não tem muito sucesso em recrutar membros. Até que Naru se convence a ajudá-la, depois de primeiro tê-la confundido com uma fada quando a viu dançando à noite em um templo

 

Barakamon

Shodô

Barakamon

Frustração, bloqueio criativo, ação impensada.

Retiro em ilha remota e crianças fofas porém pentelhas. Isso é um resumo do começo da história de Barakamon, que tem Handa como protagonista, um artista de shodô, caligrafia japonesa.

Ele descobriu o que acontece quando se fica tão bitolado no resultado que se perde de vista tudo ao redor. Por isso (e para esperar abaixar a poeira de um certo escândalo…) ele vai para uma ilha japonesa bastante isolada, onde pode treinar sua caligrafia em paz em meio à natureza e à crianças curiosas. Ok, esquece a “paz”.

 

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Rakugo

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

A vida de um artista em uma era em constante mudança.

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu é a história de como Yakumo se tornou um aprendiz de rakugo, depois um artista, um mestre, uma referência, e então teve que lidar com a sucessão da arte.

Ao longo de sua vida testemunhamos o ocaso e a aurora de quatro gerações diferentes de artistas de rakugo, suas histórias de vida, dramas e tragédias, enquanto o Japão passava por profundas mudanças sociais e o próprio rakugo perdia lugar e precisava desesperadamente se reinventar para sobreviver.

 

Comentários