Bom dia!

Gosta de animes sobre artes? Quaisquer artes? Alguma arte?

Esse artigo é o primeiro de uma série de listas para animes de todos os gostos artísticos, porque existem muitos animes sobre o tema. Nesse artigo: artes ocidentais.

Listas da série:

6 Animes de artes ocidentais
6 Animes de artes “de otaku”
6 Animes de artes tradicionais japonesas
13 Animes sobre idol femininas
10 Animes sobre idol masculinos
14 Animes musicais

“Artes ocidentais” é um troço complicado de definir. A ideia parece fácil: artes que surgiram no ocidente e foram importadas para o Japão. Na prática eu sinto até vergonha de escrever algo assim, como se fosse tão simples. Não vou entrar no mérito do assunto.

Então a definição de verdade fica sendo: artes que não são consideradas tradicionais japonesas e são praticadas também no ocidente.

Ao excluir os animes musicais (que terão listas próprias), resta pouca coisa. Dos selecionados para essa lista, todos são artes performáticas, e todos exceto um são artes dramáticas, sendo alguns teatro, alguns audiovisual (cinema e TV).

Divirta-se com esses animes!

 

Millenium Actress

Cinema

Millenium Actress

Uma longa carreira de uma pessoa extraordinária pode parecer bem diferente, dependendo do ponto de vista.

Chiyoko Fujiwara é uma atriz aposentada, uma mulher idosa e reclusa, que teve uma próspera carreira ao longo de décadas. Interpretou todo tipo de personagem, teve fãs, e teve também amores e dissabores.

Pelas lentes e pelos olhos de um grande fã, que se tornou um cineasta e decidiu fazer um documentário sobre a atriz, a vida dela é fascinante. Genya Tachibana pesquisou sobre Chiyoko durante anos, já é um homem feito, mas mais parece um adolescente diante da ídola de toda a sua vida enquanto ela conta sua história, e as suas memórias e as dela bem como os filmes que Chiyoko já estrelou se tornam um amálgama narrativo diante do expectador.

 

Skip Beat!

Cinema e TV

Skip Beat!

Duas coisas que aprendemos com a vida e com Skip Beat: não mexa com os sentimentos de uma boa mulher, e a determinação eleva o ser humano a qualquer patamar.

Skip Beat conta a história de Kyoko Mogami, uma jovem que foi traída e humilhada por Shotarou, a quem ela havia jurado amar e proteger. Após isso ela decidiu canalizar suas forças em vingança e o destruir, usando como arma o mundo do qual ele faz parte, o show business.

De começo pode parecer só mais uma história de romance recheada com muita comédia, mas além disso vemos o crescimento de alguém que sequer tinha noção de seus talentos e capacidades, que por caminhos difíceis acabou achando sua vocação e que a cada dia vai aperfeiçoando isso não apenas pela vingança, mas por si mesma. Skip Beat mostra a evolução de uma mulher simplória e sem propósitos em alguém forte que luta pelo seu espaço e sonhos, redescobrindo o amor no meio do caminho.

 

Shoujo Kageki Revue Starlight

Teatro

Shoujo Kageki Revue Starlight

O sonho de toda atriz é ser a protagonista, a número um, a Top Star. Só pode haver uma, no entanto, então o que acontece quando uma delas está determinada a cumprir seu sonho de infância e ser a Top Star junto com sua amiga?

Artes podem ter costumes rígidos que se transformam em regras e ninguém sabe dizer direito porque. Para tudo ou quase tudo houve uma razão no começo, mas essa razão ainda existe? Se aplica a qualquer caso de forma universal? Nove garotas, com nove histórias de vida e nove motivos diferentes para tanto, querem ser a Top Star.

Karen quer ser a Top Star também, mas junto com Hikari, sua amiga de infância com quem um dia prometeu que pisariam juntas no palco, no ponto mais alto. Já seria interessante se fosse só isso, mas Shoujo Kageki Revue Starlight representa os desejos conflitantes das garotas bem como seu esforço, evolução, e a vontade de fazer algo novo, diferente, através de duelos subterrâneos com espadas e lanças e música, coordenados por uma girafa falante.

Leia a resenha de Shoujo Kageki Revue Starlight.

 

Glass Mask

Teatro

Glass Mask

O sonho de uma garota simples, sem nada de especial, exceto seu incrível talento.

Nesse clássico do gênero, Maya Kitajima é uma garota pobre que ama teatro e sonha ser uma atriz. É descoberta por Chigusa Tsukikage, uma atriz aposentada que um dia já foi a maior de todas, tornando-se lendária por estrelar a peça Deusa Carmesim. Não apenas Tsukikage acredita que Maya tem talento e determinação para ser uma atriz, como ela acredita que a garota é capaz de herdar seu papel lendário como a nova Deusa Carmesim.

E assim começa o duro treinamento de Maya, tornado mais duro ainda por sabotagens de rivais, as vicissitudes da vida e dificuldades no amor. Ela supera cada uma das barreiras que são colocadas em seu caminho, mas tem uma rival para o papel lendário: Ayumi Himekawa. Maya precisa não só superar os obstáculos em seu caminho, não só superar a si mesma, mas também superar uma rival incrível.

Leia a resenha de Glass Mask.

 

Kaleido Star

Circo

Kaleido Star

O único anime dessa lista que não é sobre atuação.

Sora atravessa o mundo para entrar no Kaleido Stage, um circo famoso em todo o mundo por suas performances incríveis e seus artistas talentosos. A garota quer se tornar uma deles.

Ela fez a parte dela e treinou para ser uma acrobata, mas isso mal e mal é o mínimo necessário. Sora ainda precisa treinar duro, noite e dia sem parar, para ser capaz de voar no picadeiro. Ela tem que aperfeiçoar sua técnica ao máximo, não só para não fazer feio nas apresentações, como também para não por a própria vida e a de outros em perigo.

É um caminho difícil, mas felizmente Sora poderá contar com as amigas que fará durante ele.

 

Perfect Blue

Idol e Cinema

Perfect Blue

A lista começou com um filme do Satoshi Kon e vai fechar com um filme do Satoshi Kon. Justíssimo.

Se Millenium Actress celebra a vida de um grande atriz, sendo um filme positivo, Perfect Blue é o exato oposto. Mima Kirigoe é uma jovem idol que decide fazer uma mudança de rumo e de qualidade em sua carreira, tornando-se uma atriz profissional. Ainda inexperiente, porém talentosa, ela carrega consigo os fãs que fez de seus tempos no cenário J-Pop. Para o bem e para o mal.

A imagem de pureza que uma idol precisa manter entra em choque com o que é exigido dela em seus papeis para se tornar uma atriz. Mima começa a receber ameaças anônimas, e começa a ficar preocupada que possa estar sendo vigiada o tempo todo, em casa, no set de filmagens, na rua. Na carreira e na vida pessoal. A Mima personagem comercial e a Mima pessoa se chocam violentamente, conforme a fronteira entre a ficção e a realidade começa a desaparecer.

Leia a resenha de Perfect Blue.

 

Comentários