Bom dia!

Não era a minha intenção deixar acumular episódio pra escrever sobre o primeiro dia inteiro, mas acabei não tendo condições semana passada e Kaze Fui encerrou o primeiro dia da prova em dois episódios, então aqui estamos.

Apesar de ainda estarem na última posição, todo mundo (quase, né Joji?) fez realmente o melhor que pôde.

 

O Príncipe faz o esforço da sua vida para correr

 

O primeiro corredor foi o Príncipe. Ninguém esperava muito dele, chegar em último era um dado da natureza antes mesmo da corrida começar. Mas ele poderia chegar muito em último ou não tão em último.

Ele não é uma pessoa atlética. Ele não gosta de correr. Ele não quer correr. Mas ele fez amigos e se comprometeu com eles e agora precisa correr. Então ele correu com tudo o que ele tinha. Fez feio para alguém participando de um torneio de alto nível, mas não fez feio para o que sua equipe esperava dele, muito pelo contrário.

 

 

Musa largou em último, mas graças ao esforço do Príncipe ainda perto o suficiente dos demais para recuperar várias posições. Ele e o Jota fizeram corridas excelentes. Os dois, também, não parecem querer continuar correndo depois disso, mas pelo menos têm condicionamento físico muito melhor que o Príncipe.

O Jota em particular pensou consigo mesmo sobre como não quer continuar correndo. Isso não é para ele, pensou. E conseguiu entender isso comparando-se com o irmão, Joji, que é uma pessoa realmente empolgada sobre correr.

Joji irá continuar correndo, pensa Jota, mas não ele. Jota vai arranjar outra coisa para fazer da vida. Os dois nasceram juntos, são iguais, têm personalidades semelhantes e estiveram sempre juntos, mas Jota sente que agora chegou a hora de cada um seguir seu caminho. Seu irmão descobriu o que quer fazer, pelo menos por enquanto, e Jota teve maturidade para não ir junto só por ir.

Se para o Príncipe o que o carregou foi um sentimento de determinação compartilhada, Musa e Jota conseguiram voar e ganhar 10 posições ao se libertarem. Foi um caminho longo, foi duro, eles gostaram não obstante, mas chegou ao fim. Quando terminarem seus trechos, não irão mais correr – não nesse nível pelo menos.

 

Jota cruza com Hana, que está torcendo, e se convence de que ela está apaixonada por ele

 

Jota demonstrou algum amadurecimento ao pensar em seguir um caminho separado do irmão, mas ele ainda tem um longo caminho, como a reação à Hana demonstrou.

Porque ela foi vê-lo correr, Jota concluiu que Hana deve gostar dele. Tudo bem, até aceito que seja verdade. Digo, talvez não seja verdade, mas é uma conclusão razoável. O problema é o que ele decidiu fazer depois disso.

O que ele tinha de importante para passar para o Joji? Isso mesmo, não era fofoca. Era a faixa. Ele passou os dois, faixa e fofoca. Por causa disso o Joji perdeu a concentração durante a maior parte da corrida.

 

Joji completamente distraído pensando no que o Jota falou sobre a Hana

 

Todo mundo obviamente já sabia da situação do Shindo, incluindo o Joji, mas ele simplesmente não conseguiu tirar a coisa sobre a Hana da cabeça. Será que gosta dela também? Ele repetiu várias vezes para si que não, não gosta, mas não conseguiu se concentrar mesmo assim.

E ele era o corredor mais empolgado do primeiro dia, o único que realmente queria continuar correndo. Bom, talvez o Shindo também queira, mas ele nem é dos melhores, realmente duvido que seja o caso.

É difícil saber se, concentrado, Joji teria ido muito melhor. A sua frente estavam só os melhores, afinal. Ele não perdeu nenhuma posição, mas não conseguiu ganhar nenhuma também. E, assim, chegou a vez do Shindo.

 

Shindo corre mesmo ardendo de febre

 

Não podiam mesmo trocar o Shindo por alguém que iria correr no segundo dia? Lembro do Sakaki zombando deles por terem apenas 10 atletas, e portanto não poderiam trocar nenhum em caso de necessidade, mas isso significa que pode trocar um atleta por um reserva, mas não pode trocar um atleta por outro de outro trecho? Gostaria que o anime tivesse sido mais claro sobre isso.

Quero dizer, o Shindo ir para o sacrifício é catártico, sem dúvida, mas se ele tiver feito isso sem necessidade vai parecer apenas estupidez. O que é que aconteceu exatamente?

Em todo caso, o Shindo correu. Ele estava tão mal que estava quase desmaiando. Parece que caiu pelo menos uma vez durante o trajeto. Mas ele foi até o fim, em uma corrida desesperada contra si mesmo que não era bonita de se assistir, embora, para quem seja totalmente de fora, tenha parecido inspirador. Não foi à toa que as pessoas na lateral da pista estavam torcendo por ele.

 

 

Para ele e para quem o conhecia, era uma tortura. Ele parar era ruim. Ele continuar era ruim. Se ele parasse, suponho que a equipe estaria desclassificada no segundo dia. Os últimos cinco sequer teriam a oportunidade de correr depois de tudo o que fizeram.

Ele terminou. Perdeu as 10 posições que Musa e Jota conquistaram, mas terminou. Provavelmente está bastante atrás do último corredor, mas terminou.

Me pergunto agora como será no segundo dia, será que largará um de cada vez, de acordo com a diferença de tempo entre as equipes, ou será que todos largarão juntos e apenas somarão os tempos dos dois dias para determinar a classificação final?

A segunda hipótese é interessante porque permite que o Haiji chegue em primeiro e mesmo assim a equipe perca. Seria um final interessante, se bem que com Yuki, Nico e Rei no segundo dia acho pouco provável que consigam chegar em primeiro.

O Yuki talvez até vá bem, ele tem porte atlético e está bastante determinado após esse incidente com o Shindo. Mas o Nico e o Rei nunca foram bons atletas. O Nico supostamente era atleta no colégio, mas desde que o anime começou nunca se mostrou grande coisa.

Kakeru e Haiji devem fazer boas corridas, pelo menos, e me pergunto contra qual dos dois o Fujioka irá correr.

Como comentário final, eu gostaria que o anime tivesse desenvolvido algumas coisas que apenas “aconteceram” agora. Quando foi que o Joji começou a se interessar por corrida e a querer superar o Kakeru? Quando foi que a Hana realmente passou a gostar do Jota? O Musa falou, mas entre ele falar e eu ver acontecer há uma grande diferença.

E acho que é isso para o primeiro dia de corrida. Até o próximo episódio!

 

Voltando para o alojamento onde passarão a noite entre o primeiro e o segundo dia da prova

 

Comentários