O episódio desta semana de To Aru Majutsu no Index III foi, no melhor das hipóteses, mediano. Não que isso seja mau, o episódio 22 foi superior em tudo se comparado com o episódio anterior, ainda assim o infame rush está sempre presente e a esta altura, só resta aguentá-lo até ao final (por muito que me custe, Kondou-san, e ao Flávio, verdadeiro fã da franquia). Antes de avançar, há que elogiar a consistência na animação neste episódio, em que o design dos personagens se manteve firme, as expressões faciais se mantiveram no ponto e a parte da acção, essa não esteve má de todo (poderia ser melhor, mas com o estúdio em questão, mais vale assim do que nada).

Avançando para o episódio em si, logo de começo vê-se a continuação do gancho deixado pelo episódio 21, ver o Stiyl, o mago do fogo e a Laura Stuart numa situação complicada é uma excelente forma de atiçar o interesse no episódio. Isso e o facto de ambos não quererem machucar a Index, afinal ela é uma peça chave da Necessarius.

O pequeno momento entre o Hamazura e a Takitsubo foi dos pontos altos do episódio, ambos merecem ficar juntos e na conversa entre ambos, o amor e companheirismo estão presentes em força. Foi bonito ver, que tanto o Hamazura como a sua amada Takitsubo não podiam deixar os aldeões que os ajudaram ficarem desamparados,
mesmo ambos estando fracos, eles decidem ajudar quem os ajudou, atitude mais nobre que esta é rara. Ainda neste segmento de raciocínio, a conversa entre a Maga Elizalina e o Hamazura sobre o nível da Medicina da Cidade Acadêmica só confirmou as suspeitas que tinha, a Cidade Acadêmica está muito avançada nessa parte (como em muitas outras).

A curta conversa entre a Elizalina e o Ace sobre o anjo que o Fiamma foi um vislumbre eficaz para mostrar a má situação em que todos os que vão e tentam enfrentar o Fiamma se encontram. Por muito que o Ace seja forte, o melhor ésper de sempre, um anjo é um anjo, e neste caso é o Arcanjo Gabriel, uma entidade extremamente forte. A forma de pensar do Ace é bem pragmática, derrotar o Arcanjo Gabriel pode ajudar a situação da Last Order, o problema é o real custo que isso pode ter. Já era sabido que os documentos que o Ace tinha pegado no trem eram importantes, mas quem diria que os mesmos fossem um possível calcanhar de Aquiles para o Fiamma.
A parte em que a Misaka Worst se disponibiliza para ajudar a evacuar as tropas russas que ficaram presas na fortaleza voadora do Fiamma é uma prova que até os piores inimigos se podem unir para combater um mal maior.

Desde que comecei a ajudar o Flávio com os artigos de Index, evito reclamar de certos momentos aleatórios no anime, mas neste episódio a conversa entre o Touma e a Sasha poderia ter tido um foco mais sério, em vez de ter um mini fanservice e expressões bobas da Sasha depois da má interpretação da mesma em relação aos movimentos do Touma. Ainda assim, tal conversa confirmou o que já dava para deduzir, o Fiamma usou a Sasha como catalisador para invocar o Arcanjo Gabriel e aqui se descobre uma informação (que foi confirmada pela Sasha), a invocação ficou mal feita, o Arcanjo Gabriel ficou sem corpo físico, dando a entender que o braço do Touma seja uma das coisas que faltam para dar mais poder, tanto ao Arcanjo como ao Fiamma.

O pequeno monólogo do Aqua sobre a situação do Fiamma e do Arcanjo que ele invocou é no mínimo intrigante, em tal monólogo, o Aqua dá a entender que o Fiamma não é assim tão forte e que os planos deles podem sair furados. Após tal monólogo do Aqua, aparecem os cardeais e um suposto novo Papa todos ansiosos para o novo Conclave, aqui se vê que os mesmos estavam a ganhar poder numa situação tão complicada. A marcha dos fiéis para o lugar onde estavam esses cardeais corrompidos, mostrou a verdadeira face dos mesmos, cardeal algum pode ordenar que a guarda Suíça ataque os fiéis e muito menos de entrarem numa casa de Deus.
A presença do antigo Papa, nesse momento, mostrou que ele, mesmo sem poder real, ainda se importava com o seu rebanho, ao contrário do Cardeal que estava sedento por poder, este representa o que o líder da Igreja Romana não pode ser.

A luta entre o Arcanjo Gabriel contra as forças restantes da Cidade Acadêmica e das forças conjuntas da Carissa e da Donzela de Versailles, só demonstrou a disparidade de poder entre ambos os lados da luta, o Arcanjo é muito forte e aparentemente bem resistente a todo o tipo de ataques. A revelação que a Curtana original usada pela Carissa dá para fazer várias com apenas fragmentos não é novidade, já era sabido que a Curtana Original tinha sido reforjada anteriormente por fragmentos. O que falta saber é se o corpo da Carissa sofrerá mais a cada cópia de uma nova Curtana. O momento que se seguiu foi o mais interessante, foi satisfatório ver a cobiça do Cardeal Russo que auxiliou o Fiamma ser destruída, em momento algum ele teve o direito de exigir o que quer que fosse do Fiamma, ele comeu na mão do Fiamma o tempo todo.

Por fim, a aparição da arcanjo Misha no final do episódio foi um excelente gancho para o que virá no próximo episódio. O que também foi muito bom, foi o pequeno momento entre a Misaka e a sua clone Misaka 10777, até as clones gostam da mascote favorita da Misaka original, o sapo Gekota.

Comentários