Acho que a frase que melhor me define depois desse episódio é: “Eu só sei que de nada sei”. Grimms Notes chegou no ponto inicial de seu clímax com o anúncio do grande plano de Curly e Loki, cuja periculosidade não dá para dimensionar por conta das ações variadas dos inimigos – esses que também não sabemos o que pretendem de fato com o poder que estão tentando tomar a força.

Diferente do esquema já conhecido por nós, o pano de fundo dessa zona se ateve a uma figura histórica e não um “conto de fadas”. A família Tao ajuda os soldados liderados por Joana D’Arc no combate contra os Chaos Tellers que atacaram “do nada” e com isso vão descobrindo o que envolve a história da garota.

Joana é uma personagem histórica muito conhecida pela sua bravura e patriotismo, lutando nas linhas de frente mesmo sendo uma mulher – que na época eram proibidas de lutar -, para defender o seu país da ameaça inglesa que pairava sobre eles.

É interessante a forma como o grupo e principalmente Ex, recebem o destino dela, sabendo que ela morrerá tentando proteger aqueles que eventualmente iriam lhe trair mais a frente. Reina, Shane e Tao tem uma visão mais conformista, porém madura sobre suas intervenções e consertos. Ex por outro lado não compreende bem o porque não agirem para mudar, mesmo não concordando com o Story Teller e nisso vive se envolvendo demais com os protagonistas.

A família Tao gostaria de mudar as histórias? Gostaria, mas ainda não tem o poder necessário, além de entenderem que meter a mão sem pensar não vai resolver o problema e nem respeitar por completo o desejo dos personagens das zonas – essa ação pode ter consequências bem cruéis, como eles já presenciaram em outras oportunidades.

O comportamento de Joana marca uma mensagem forte para Ex, pois dá uma outra visão sobre a questão que o aflige. Ela tem o objetivo de proteger os seus, mesmo sabendo o que já lhe aguarda, ponto. O que acontece é que ela não toma esse final infeliz por algo ruim, mas entende isso como um sacrifício necessário, cujos sentimentos vão perdurar por muito tempo nas mentes dos que ficarem e vierem, transformando assim o futuro.

Resumindo, ela meio que tenta dizer a ele que mesmo que as coisas não pareçam tão justas ou certas, o resultado final ainda será atingido e a vontade das pessoas será preservada – ou seja é um final feliz meio tortuoso, mas é feliz para quem cumpre o que idealizou. Ex parece que capta o recado e sai pela cidade pra observar um pouco mais e catar pistas sobre o possível Chaos Teller que age ali. Nesse meio tempo quem reaparece é Curly e foi essa presença a que mais me deixou confuso, como também ao garoto.

Quando apareceu no anime, Curly tentou mostrar um ponto de vista mais brando sobre sua própria missão, como forma de convencer a família Tao de que seus planos eram dignos e pensavam no bem estar geral. No entanto a própria desfaz sua imagem episódios depois, quando afeta uma história gravemente apenas porque sim e propositalmente – imagino que talvez para tentar chocar o grupo e fazê-los entender a gravidade das coisas entre os dois lados.

A sacerdotisa do caos agora invade a história de Joana D’Arc pra causar outra comoção, mas com um objetivo diferente: recrutar Ex. A menina revela que pertence a uma ordem chamada de Igreja de Fortem, que reúne várias pessoas com livros em branco e com esse exército pretende tomar o poder do Story Teller – parece até o Magneto que cria uma irmandade para proteger os mutantes que sofrem, mesmo que isso signifique eliminar a outra raça e até alguns da sua, tapando um buraco e abrindo outro.

Ela é cega, mas consegue enxergar muito além de todos, seus sentidos e poderes são bem aguçados. Ex tem um poder diferente dos demais e a vilã sabe disso, só que acima disso ela também tem conhecimento do coração “fraco” dele e as dúvidas que ficam rodando em sua cabeça – mesmo quando o dono do destino dá uma certeza.

Joana D’Arc era a protagonista de sua zona, iria morrer e Curly estava tentando acelerar o processo, mas o que ela ganharia com isso além da destruição da zona? Como ela mesma deu a entender, já que a sofredora ali era a guerreira, o normal seria ela intervir dando os poderes de Chaos Teller a ela – o que na prática foi diferente.

Como se as coisas já não estivessem confusas o suficiente, Ex é atacado pelo verdadeiro Chaos Teller que não tinha forma humana e sofre com uma maldição, obrigando a família Tao a se mexer e Curly a usar uma manobra não esperada.

Na condição em que estava, ela podia optar por eliminar Ex e acabar com o perigo a sua missão, ou usar o Chaos Teller pra eliminar os outros três enquanto ele estava fora de combate reduzindo as forças inimigas. A vilã faz um outro caminho e decide curar o garoto – que rejeita o convite dela -, aparentemente aceitando sua escolha, permitindo que ele vá ao encontro de seus companheiros e do monstro.

Joana é salva e o time cumpre mais uma missão com sucesso, onde Ex aprendeu que não importa o peso do seu destino, se ele realiza seu desejo ele é mais que válido. Então o mistério que sobra é: o que Curly realmente quer? Será que ela de fato pode ser nobre e compassiva como seu ar dá a entender? – mesmo que suas ações ofensivas digam o contrário.

A sacerdotisa do caos teve em mãos a sua melhor chance de sair vitoriosa e jogou fora, assim só dá pra imaginar duas possibilidades: Ex deve ser uma peça importante para os seus planos com aqueles poderes especiais, ou talvez ele realmente seja alguém que deseja proteger por ser um dos dela – só sei que a menina é uma verdadeira incógnita que vai se revelar apenas no final e olhe lá.

Para finalizar ainda tivemos uma aparição estranhíssima do Jaguadarte ou Jabberwocky – figura oriunda de um poema que está relacionado a Alice no País das Maravilhas. O que ele tem a ver com os planos da Curly e porque apareceu tão rápido, pós um ataque a zona de Joana?

Bom, o plano do mal está em andamento, os vilões estão se movendo em diferentes direções, causando ataques aleatórios e simultâneos. No episódio que vem as coisas vão esquentar bastante, aguardemos.

Comentários