Se tem um anime que está me surpreendendo positivamente é Bungou Stray Dogs. Esta temporada vem apresentando um ritmo muito bom e até quando pensamos que vai enrolar com flashbacks somos surpreendidos novamente, dando prosseguimento à trama central. Que sirva de exemplo para outras obras.

Fukuzawa e Mori: os líderes da Agência de Detetives Armados e da Máfia do Porto frente a frente. A luta mais aguardada do anime. O momento mais esperado de todos finalmente chega até que… Temos um flashback. Confesso que quando vi a cartela escrito “12 anos antes” fiquei bem decepcionado. Tudo bem que seria legal ver a história de Fukuzawa e Mori, mas já estava pensando que teríamos um momento ao estilo Naruto com um episódio inteiro no passado. Porém, como disse na introdução, fui surpreendido.

Agora descobrimos que Fukuzawa era um guarda-costas de Mori e que foi enviado a pedido de Natsume, o cara por trás de tudo. Foi muito bom ver essa relação entre os dois personagens quando eram mais novos, repetindo o que aconteceu nos primeiros episódios com Dazai e Chuuya. Porém, aqui foi bem mais direto, o que é ótimo. Também vale destacar o belíssimo visual de quando mostravam o passado, utilizando as cores azul e vermelho.

Durante boa parte do episódio, o mistério estava em torno do Mestre Natsume e sua habilidade super poderosa. Ele é simplesmente o criador da estrutura de três partes que consiste na Máfia do Porto, na Divisão de Operações Especiais e na Agência de Detetives Armados. Esse é um conceito bem interessante e mostra como funciona a sociedade em Bungou Stray Dogs. É uma forma de dividir quem governa na cidade impedindo que haja uma tirania.

Vale destacar, porém, a fala de Mori, quando ele diz que a Agência e a Máfia não possuem valores iguais. Se Fukuzawa morresse, a luta terminaria, mas se Mori morresse, seus subordinados iriam se vingar. Pensando desse jeito, era mais seguro que Fukuzawa morresse mesmo, pelo bem das pessoas.

A tão esperada batalha entre Fukuzawa e Mori foi exatamente como esperávamos. Enquanto achávamos que um tinha vencido, o outro tirava uma carta da manga e foi seguindo essa estrutura. Porém, o que ninguém esperava – pelo menos não eu – é que o próprio Natsume apareceria. Por conta do mistério da primeira parte do episódio, achei que o anime deixaria mais desse clima por um tempo, mas eles resolveram não enrolar.

A Elise morreu mesmo? Simples assim?

No episódio anterior já havia aparecido uma gata chamada Mii e agora descobrimos não só que ela é o tal Natsume, como sua habilidade é se transformar em um gato. Isso mesmo, essa é a habilidade mais poderosa do anime. Achei genial a forma como o personagem foi introduzido, pois não foi nem um pouco gratuita. Ele basicamente adaptou o conceito do Gato de Schrodinger com aquela explosão, em que Fyodor não saberia se os líderes estavam mortos ou vivos. A chance perfeita para agirem.

E aí começou outro momento muito esperado por mim nessa temporada: ver a Agência e a Máfia trabalhando juntas! Apesar de não estar todo mundo envolvido (na verdade, apenas Akutagawa), tivemos mais de sua rivalidade com Atsushi, assim como sua obsessão em provar seu valor ao Dazai. Isso inclusive gerou uma cena bem divertida no meio de tanta tensão.

A missão para encontrar o esper que controla o vírus terminou de maneira bem surpreendente e com um excelente gancho para o próximo episódio. O inimigo estava com eles o tempo todo e agora Akutagawa também está com o mesmo vírus que Fukuzawa e Mori. E agora?

Só quero ver como vão resolver isso

Eu realmente fiquei tenso quando aquele símbolo apareceu para o Akutagawa, mas até tenho uma ideia do que pode acontecer. Levando em conta o diálogo que os dois tiveram antes de descobrir o inimigo, Atsushi deve ajudar Akutagawa de alguma forma. A grande questão é que Dazai precisa anular a habilidade do esper, mas nem sabemos onde ele está. Será que conseguiu passar pelos guardas sem ser percebido? Como? Essas são questões para serem respondidas no próximo episódio.

Comentários