Cada episódio de Astra Lost in Space vem trabalhando com um personagem. É dado que há uma estrutura específica ao redor de tudo isso. O início do episódio é sempre acompanhado por um pequeno momento de tensão seguido daquela comédia toda, ou também pode ser logo com a comédia, afinal, não vejo tanta tensão envolvida ali. Essa parte cômica é acompanhada com a chegada e as primeiras impressões dos planetas da “rota de sobrevivência”. É uma mistura de momentos engraçados com a apresentação de plantas, terreno e animais bizarros.

Por mais que os personagens tenham diferentes personalidades, a interação entre eles mostra que – especificamente alguns deles – são bem parecidos. Os tipos de adolescentes trabalhados em Astra são os mais infantis e os mais sérios possíveis, além dos que parecem não ser de nenhum desses. Claro que haverá momentos em que todos serão de um só tipo – o sério –, já que eles não ficarão sem sentido em todas as cenas, ou seja, haverá momentos em que dizer “oh, que fruta deliciosa! Nunca comi nada igual” não será de grande ajuda quando alguém estiver em cima de um cogumelo gigante ou inalando um alguma coisinha por aí.

 

 

Entre os “crianças”, posso dizer que Kanata, Aries, Funicia e Luca estão nessa. Se ao menos o capitão fosse tão louco assim só pra animar o resto do pessoal, mas ele não é assim só por isso, parece que realmente o cara é louco. A Aries tem aquele jeito de “não se preocupem com esse quasar, galera, vai ficar tudo bem, mesmo que a gente sofra um processo de espaguetificação”. Bom, claro que ela não falaria isso, é algo bem exagerado, e sim, ela já se mostrou bem inteligente em alguns momentos. A Funicia realmente é uma criança, então nada demais. E o Luca é daquele jeito mesmo…

O Charce não parece infantil, ele só é bizarro até o ponto do personagem por si só ser uma comédia, mas claro, ele não é sempre sério, é alguém que fica mais na dele, sendo um pouco despreocupado nos momentos engraçados entre a equipe. Quitterie também tá nessa, sua ojeriza pelas coisas cria a parte comediante dela. Yunhua não demonstra infantilidade, mas também não parece alguém séria demais para um momento como este, seu passado triste é mais tentador que se perder no espaço.

 

 

Os personagens sérios são o Zack e o Ulgar. Zack sempre demonstra preocupação, mas claro, não é a situação que o deixa assim, sua vida por si só parece só ter ido pelo lado sério. O mesmo acontece com o emo. Não importa a situação que estes personagens estão enfrentando, ser sério é o que faz parte de suas personalidades.

Como falei, o início é cheio de comédias. Após isso, temos um momento de determinado personagem, seguido pela preocupação da equipe com ele e seguido, além disso, de alguma situação desesperadora. A partir daí, o personagem que estava num momento denso passa a ajudar a equipe – o inverso, digamos – e claro, com o protagonismo do Kanata, o episódio termina com um final feliz. Este episódio em si foi mais pro lado da Yunhua.

 

 

A Yunhua não demonstra sentimentos, opiniões, ideias, o que na verdade ela quer é ficar longe disso. Sendo mais específico, ficar longe de tudo para não chamar atenção. Ninguém dali conversa com ela, sabe do seu passado, ou conhece os seus gostos porque era assim que ela queria, ou o que ela achava que queria. Sabemos que nossos pais têm grande influência em nossas vidas, e Kanata no Astra está mostrando isso, os pais de cada um tiveram tanta participação em suas vidas que, em certo ponto, “criaram” – moldaram – a personalidade de seus filhos.

A tristeza de Yunhua a faz dizer ser inútil, mas Yunhua não quer ser inútil. A mãe dela diz que não deve ter grande destaque, mas o que deveria ser uma aceitação por parte da filha não vira uma, talvez, “pseudo aceitação”? Mesmo que os outros digam para a personagem que ela deve ser aquilo por ser inútil, a moça sabe, sente, entende que isso não é verdade. Há coisas que faltam nos personagens de Astra, e a cada episódio que vamos preenchendo esse vazio percebemos que eles precisam ser o que desejam, assim como Yunhua deseja ser uma cantora. Quais vazios ainda deverão ser preenchidos? É o que veremos nos próximos episódios.

 

 

Comentários