Semana passada não houve artigo pois eu não estava legal e por isso, peço desculpas. Isso é uma pena pois os dois episódios em questão foram muito interessantes ao explorar dois elementos muito importantes e que eventualmente iriam ser usados: desejos e justiça. Ambos fazem parte de nossas vidas e possuem vários significados e interpretações diferentes, sempre trazendo discussões profundas, como por exemplo a questão sobre o que é justiça.

O ponto é que muitas pessoas realizam seus desejos passando por cima dos outros. Fazem o necessário para alcançar o que tanto querem e no fim, pouco se importam com os meios e assim por diante. Muitas vezes nós também confundimos essa questão dos desejos por achar que precisamos daquilo, sendo que isso não é verdade, afinal, nós já temos mais do que precisamos. E quando eu “digo” isso me refiro à: saúde, comida, água e um local que podemos chamar de moradia.

Infelizmente isso não é uma realidade para todas as pessoas e justamente por isso que devemos ser gratos. Com isso, eu não estou “dizendo” que é errado desejarmos algo e muito menos correr atrás disso, desde que não prejudique nada ou ninguém, é claro. Sei que parece uma divagação sobre o assunto, mas o ponto onde eu quero chegar é que o desejo do Arthur era simples, puro e mesmo naquela situação ele não prejudicou absolutamente ninguém. 

Infelizmente ele não poderia continuar em seu caminho por conta da ponte de ferro, mas ainda assim, ele precisava realizar seu desejo. Nisso entra a questão da humanidade dele ainda existir em algum ponto dentro de si. Infelizmente ele estava num ponto onde sua humanidade apenas lhe oferecia um objetivo, que era ver o mar. Por outro lado, seu lado como behemoth simplesmente ignorava alguns possíveis danos que seriam causados. Humanos felizmente estavam a salvo, mas uma construção, não.

Obviamente Hank teve de fazer seu trabalho. Era necessário matar seu antigo companheiro, tudo porque uma ponte de ferro simboliza essa falsa sensação de paz que foi instalada. É realmente lamentável ver que ele teve de cometer tal ato simplesmente por conta de uma espécie de mentira que foi aceita por todos num ato de conveniência extremamente egoísta.

Com isso, mais uma vez Hank carrega o peso da morte de um companheiro que teve de morrer. Diferente dos outros casos o encarnado não havia feito mal algum, não tinha algum tipo de atitude que prejudicava a manutenção da paz, afinal, até parece que a queda da ponte seria uma perda tão decisiva, né? Aliás, considerando que a ponte foi feita após a guerra, levaram aproximadamente 3 meses para construírem, logo, qual porquê ela deveria ter tanto destaque assim?

No fim, ao menos o nosso querido Arthur realizou seu desejo, ainda que não tenha sido da forma ideal. Conseguiu ver o mar e de quebra ter uma belíssima vista antes de fechar seus olhos e sair desse pesadelo. Foi um episódio mais simples, pois envolvia um desejo e um encarnado controlável, por assim “dizer”. Ele não visava derramar sangue e por isso pegou um caminho mais vazio. No fim, resta o questionamento sobre o caminho escolhido, afinal, ele não conseguiria subir as paredes do vale?

Já no episódio 5 tivemos a questão da justiça entrando em jogo. O Gárgula ansiava por executar a justiça e principalmente aqueles que iam contra ela. Mas aí tínhamos um problema: o conceito de justiça que ele tinha. Infelizmente estava distorcido num ponto avançado demais, podendo colocar em risco pessoas inocentes. Acaba que a situação era similar a do minotauro, porém numa proporção menor pois afetava apenas os mais pobres ao invés da cidade inteira.

E isso é bem interessante, afinal, é de se imaginar que dentre a nobreza e a burguesia haveriam pessoas muito mais corruptas que todos aqueles que morreram por suas mãos simplesmente porque cometeram pequenos delitos. Claro que é complicado classificar o tamanho de um crime, mas já que era para purificar a alma daqueles que estão corrompidos, porque ir em direção à favela? Lá infelizmente é um lugar propício para esse tipo de incidente por vários motivos.

Mas enfim, no geral eu achei que faltou apresentar um pouco mais do personagem e até mesmo caprichar na luta, que foi bem curta por sinal. Ao menos a resolução final foi mega interessante com Schaal sendo capturada por ninguém menos que Cain, e a frase emblemática do Gárgula. No fim o episódio empolgou muito mais pelo que vai acontecer do que tudo o que estava acontecendo.

Comentários