O último caso de Kabukichou Sherlock chega ao seu fim, ainda que faltando três episódios para o encerramento do anime. Aliás, é só eu que acho que os problemas na verdade só estão começando?

Enfim, nesse episódio tivemos uma das minha cenas favoritas do anime, além de uma inesperada conclusão.

E tivemos uma grande surpresa, Watson está vivo! Uau, quem desconfiava disso? Acho que todos fomos pegos de surpresa não é mesmo… ironias a parte isso foi revelado bem rápido, logo no começo do episódio. E eu achando que isso poderia ser deixado para daqui a um ou dois episódios.

Aliás, a forma extremamente rápida com a qual a narrativa desse último caso se sucedeu me impressionou. Temos ainda três episódios, o que me faz duvidar de que este seja o clímax da obra.

Nesse episódio tivemos novamente o Trevor sendo a princípio o inimigo principal e novamente sendo ofuscado por Moriarty. Aliás, eu gostei de como os detetives do Pipe Cat juntos com a polícia o encurralaram. Isso porque foi eles (ou ao menos o Kyogoku) que deduziram e conseguiram o encontrar com suas próprias habilidades.

Mas enfim, o foco foi claramente em três personagens: Watson, Moriarty e Sherlock. Teve a polícia no meio disso tudo, mas no final das contas eles não fizeram nada.

Mas então vem o derradeiro clímax do episódio, e que realmente poderia ser o clímax do anime. Sherlock conta como Moriarty foi aquele que fez com que ele olhasse para seu “bule” e se importasse com as pessoas.

Isso é uma virada bem interessante, pois o Moriarty sempre acreditou que era o Watson o culpado do Sherlock ter se tornado a pessoa que é. Mas na verdade tudo isso começou graças ao Moriarty.

E daí, percebendo seu papel nisso tudo ele decide se matar para assim ao menos conseguir quebrar (ou rachar mais) o bule do Sherlock. Ainda que ele faça isso com essa justificativa, a impressão que fica é diferente. Parece que ele fez isso não pelo mal, mas pelo bem do Sherlock.

Pelo menos antes dele se jogar pudemos apreciar o Sherlock dando uma boa apertada naquele pescoço de psicopata dele. E sim, essa  foi a minha cena favorita do episódio.

Ah, que satisfação!

De qualquer modo tanto Trevor quanto Moriarty estão mortos o que significa que a história chegou ao seu desfecho. Bem, isso é difícil de se acreditar. Não só pelo número de episódios, mas pelo fato da história não ter mais para onde ir.

Aliás, eu estava esperando o próprio Moriarty falar aquele número aleatório antes de tirar a própria vida, como que se o anime dissesse “tem mais algum vilão aí, fica ligado!”. Porém seria uma péssima decisão, a menos que tivesse trabalhado bem esse mistério antes de fazer a reviravolta, coisa que não fez.

Por fim, uma curiosidade sobre a morte de Moriarty. No conto O Problema Final o professor Moriarty persegue Sherlock e Watson pelo continente até que nas cataratas de Reichenbach ocorre o derradeiro embate. O detetive e o gênio do crime entram em combate, mas no final os dois acabam caindo do topo das cataratas e morrendo.

Na verdade, nós somos apresentados a essa conclusão a partir das deduções do Watson, que estava distante no momento do confronto. Porém utilizando das habilidades dedutivas do detetive que tanto admira ele consegue reconstruir a cena e deduz corretamente grande parte do ocorrido, chegando até a conclusão da queda! É, o Watson não é tão idiota assim não, e só agora o do anime está demostrando isso.

Porém como descobrimos no conto A Casa Vazia ele na verdade havia conseguido se segurar e evitar a queda. Porém ele simula sua morte, fazendo que o próprio Watson acredite em sua morte. O motivo era para investigar melhor o coronel Moran que era o principal membro da quadrilha do professor Moriarty.

Então talvez assim como Sherlock simulou a morte Moriarty tenha o feito aqui. E aliás, não mostrou nada do Mycroft novamente. Acho bem estranho isso, mas ainda não vi sinais que indiquem algo a mais.

Comentários