Koukousei Kazoku (High School Family) é o último (na verdade, penúltimo, é o último a aparecer aqui) lançamento da mais recente leva da Shounen Jump, o mangá de comédia é de autoria de Ryou Nakama (autor de Isobe Isobee Monogatari) e tem uma proposta para lá de inusitada, mostrar o dia a dia de uma família no colegial. Sim, isso mesmo que você leu, Kotarou estreia no colegial junto de seu pai, Ichirou, sua mãe, Shizuka, sua irmãzinha, Haruka, e o gato da família, Gomez. E você, faria o colegial ao lado de toda a sua família?

O conceito da obra é muito inusitado e remete só a comédia, não tem outra forma de encarar a situação, ao menos não como ela é abordada, além de Isobe, a obra anterior do autor, ser uma comédia de capítulos curtos, então isso era de se esperar em Koukousei. Funciona? Ri bastante, tanto pela abordagem bem escrachada que tenta justificar o absurdo sem fazer tanto esforço assim para torná-lo crível, quanto pelo timming cômico do autor e o traço mais jocoso, até se aproximando da caricatura em alguns momentos.

Narrativamente o mangá não é nada muito diferente dos mangás gags comuns, mas a série acaba sendo bem feliz em explorar o teor inusitado da proposta e suas quebras de expectativa, quebras para Kotarou, nosso “herói”, que acabam sendo meio previsíveis para o leitor, o que não é ruim se leva ao riso, né? Eu achei tudo bem criativo e divertido, até pelas reações desesperadas (e esperadas) do garoto.

Kotarou vê sua vida colegial ideal ser atrapalhada pela presença da família na escola e na mesma sala de aula, o que nos quatro capítulos que li foi da fase da surpresa e negação até a do conformismo e da raiva. Os familiares não se importam muito com as reações do garoto e mostram suas personalidades em situações pontuais bem geniosas. A mãe meio que conquista os colegas pela barriga, a irmãzinha é um prodígio e o pai não esconde seu desejo de enfim ser um colegial, o pitotesco é fazê-lo ao lado do filho.

Cada capítulo apresenta uma esquete diversa, então há espaço para explorar com calma os personagens e as situações que a presença deles na escola pode gerar, o que encaixa perfeitamente com a comédia e até mesmo a tentativa de dar um pouco de seriedade ao drama do protagonista. Tentar, mas sem sucesso. Aliás, a intenção sequer parece essa e sim chafurdar em seu descontentamento, forma certeira de fazer rir ao mesmo tento em que quer contar alguma história.

Por fim, Koukousei Kazoku acaba sendo uma ótima pedida para quem tem pouco tempo e quer gastá-lo rindo. O autor é bem criativo e inteligente ao escrever comédia, pois usa elementos textuais, mas também visuais (repetições, feições, referências, etc) a fim de extrair o melhor da proposta, deixando claro para o leitor o quanto é versado em trabalhar com comédia nesse fornato. Você encontra o mangá no aplicativo Manga PLUS tanto em inglês, quanto em espanhol.

Até a próxima!

Comentários