E aqui iniciamos o confronto que logo acabará e levara o anime consigo. Appare-Ranman! está acabando, e sinceramente, já pode acabar mesmo. Ele se tornou um anime muito diferente daquele que esperava. Ou nem tanto. Não irei dizer que esses últimos episódios foram totalmente inesperados. O anime já dava sinais de apontar para essa direção.

Este foi outro episódio problemático, e falando em problema logo vem alguém à mente. Logo no início o Gil já fez com que seus reféns matassem uns aos outros. Uma ação nem um pouco inteligente. Porém muito coerente ao personagem. Aliás, ficou muito bonito aqueles vitrais avermelhados em harmonia com o personagem. Na verdade a parte visual como um todo estava bastante elogiável.

Mas voltando ao Gil, como vilão ele é demasiado simples. Porém não acho que isso seja um problema aqui. Ele é um personagem muito coerente com sua própria filosofia de vida, que ainda que seja “clichê” o simples fato dele dizer ela claramente o torna um personagem potencialmente interessante. Novamente pela palavra “coerência”. Pois ele não é um personagem cuja graça está em sua visão de mundo ou em sua personalidade, mas na forma como elas se evidenciam em suas ações. Então sim, o Gil é um excelente vilão.

Voltando ao episódio, Appare não apenas concertou o seu carro como ainda foi capaz de o aperfeiçoar. Para quê? Olha, eu até entendo o curto diálogo e a breve cena, pois isto não poderia ser mais inútil e insignificante. Essa corrida não possui mais quase nenhum motivo narrativo que a justifique. E a história chegou ao ponto que ela não passará de uma “apostinha entre amigos” ou coisa que o valha.

E olha só se o Kosame não voltou firme e forte! Mas que maravilha! Não, não dá, essa não dá para engolir. Você está me dizendo que o cara que levou um tiro na barriga, que estava à beira da morte na noite passada já está recuperado? E que este cara ainda irá para o campo de batalha enfrentar pistoleiros com tanta tranquilidade? Desculpa, mas isso é indefensável.

E falando nesse embate, ele de fato me lembrou muito os velhos filmes de velho oeste. Mas só um pouco. No final das contas ele parecia mais um battle shounen mal feito, como aqueles típicos onde há o vilão principal do arco e os seus subordinados, então os heróis enfrentam cada um deles um inimigo respectivo. Foi isso o que aconteceu nesse episódio. O anime de corrida virou um anime de lutas.

E como bem o Gil constatou, a corrida ainda vai continuar. Espera, corrida? Vamos ser sinceros, o próximo episódio vai gastar um bom pedaço para resolver o problema do Gil. Depois disso teremos um pouquinho de corrida, para ainda no fim vermos o desfecho de todos os personagens. Ao menos isso é o esperado. E quando se pensa assim, um só episódio vai sofrer para fazer essas três coisas. Eu ouvi gente por aí falando em outra temporada, mas duvido disso.

E falando outra vez sobre as batalhas, elas não me agradaram também. Sinceramente, eu quase ri naquela cena em que o Al arremessa sua espada como se fosse uma lança. É tão idiota que quase é bom. Quase. Contudo a animação estava muito boa. Aquela luta da Xialian foi realmente emocionante. Ainda que eu não estivesse no clima para ver tenho que confessar, estava bom. A cena estava muito bem animada, isso eu confesso.

E com esse elogio o desabafo acaba. O episódio teve seus momentos de descontração que realmente funcionaram comigo. Como aquela cena em que todos eles levantam as mãos quando perguntados sobre quem eram os guerreiros e quem eram os inteligentes. E repito sobre a parte visual, de fato isso é algo do anime onde não encontro local para reclamações. O anime se afundou, mas a P.A Works não se afogou junto.

E os elogios também acabam por aqui, foram até muitos para um episódio tão ruim. Eu estou realmente muito surpreendido com a boa recepção que o episódio teve, eu vi muitos elogios para ele. Coisa que eu acho bastante imerecido. E acho que essa discordância irá se manter até o final. E tudo bem que o anime ainda não acabou, talvez eu esteja sendo pessimista demais com ele.

Espero que esse seja o caso. Mas enfim, por agora é isso. Até mais.

Comentários