O Urawa Hosei, o exército vermelho, fez o dever de casa razoavelmente bem e nos revelou informações interessantes, mas não surpreendentes, sobre como o Warabi Seinan joga, o que foi complementado pelas próprias jogadoras do time durante esse genuíno episódio de pré-jogo no qual muito se enrolou e pouco se avançou, mas deu para pegar bastante o contexto do jogo para várias das envolvidas nele. Vamos nessa?

Se a Suo participa de 70% dos gols do Warabi e a Aya foi a artilheira da fase de grupos com 5 gols, então é de se imaginar que o jogo se centre na ponta-esquerda e muitas jogadas surjam dali, sejam em finalizações concluídas ou perdidas que resultam em gols da centroavante, além de passes, o que vendo a desconexão da Onda com o time em quase toda a primeira fase e as funções táticas da Soshizaki faz o maior sentido.

Aliás, a Soshizaki é alguém que tem um ótimo passe e coordena bem as ações de jogo vindo do meio de campo, mas a fragilidade defensiva do time a sacrifica um pouco na função de guardar a área e promover o primeiro passe, algo que a faz chegar pouco na área e quase não trabalhar ofensivamente, como sua qualidade a permitiria. Por isso qualquer outra leitura seria estranha, é normal que a Suo e a Aya tenham brilhado mais.

O que não significa que a Soshizaki não seja imprescindível nesse time e sua antiga companheira, a Chiaki-senpai, sabe bem disso. Ela adora a Soshizaki, mas se recente por não terem seguido juntas, o que é até compreensível, mas acredito que ela perceberá o movimento da amiga ao ver o que suas colegas a podem oferecer, o time que ela conseguiu formar, apesar de só a Suo ter sido um movimento planejado da “regente”.

A Soshizaki é tipo o Jorginho (jogador ítalo brasileiro que venceu a Champions recentemente com o Chelsea), um primeiro volante que marca, mas tem como característica mais marcante o passe qualificado distribuindo o jogo desde a defesa. Até por isso a gente vê a cena cômica e meio bobinha na qual a Onda, a Aya e a Suo discutem sobre quem devem receber os passes dela, pois essa é uma das grandes armas do Warabi.

Um primeiro volante mais “caçador”, mas que tem um ótimo passe longo é o Felipe Melo do Palmeiras, só para você ter uma ideia de como dá para se ter características distintas como primeiro volante e, ainda assim, executar mais ou menos a mesma função. Aliás, é até por isso que o best boy Kanté funciona tão bem com o Jorginho, pois enquanto o francês sai mais para caçar e conduzir a bola, o italiano distribui mais o jogo.

Considerações feitas, a verdade é que a Soshizaki queria trabalhar com a Suo, alimentando toda a sua qualidade com seus passes venenosos, mas deu a sorte de acabar jogando com a Onda e também com a Aya, que pode não ser um primor técnico, mas tem um faro de gol digno de Cristiane, que atualmente atua no Santos. Aliás, o Campeonato Brasileiro das duas modalidades já começou, não deixe de assistir os jogos, viu?

A Chiaki pode se ressentir da Soshizaki e não diria que não tem razão para isso; apesar de que ninguém é obrigado a jogar sempre com a mesma pessoa, né; mas esse jogo, que é uma baita de uma decisão, deve ter também essa função de demonstrar a Chiaki a escolha da Soshizaki, que ela foi boa para a amiga, expandindo seus horizontes ao fazê-la encarar um novo desafio com novas jogadoras, o que não conseguiria com a senpai.

Claro, além disso a proposta deve ser tornar esse duelo o grande clímax do anime. Vai ser um confronto de ida e volta, né? Se não acabar com esses jogos, tem como haver um confronto maior? Só se for com o Konugi, o que seria um final bacana, mas não teria lógica alguma, exceto se fosse um jogo amistoso. Mas, ainda assim, não seria um pouco sem graça? Não teria o mesmo que um jogo de torneio valendo algo “palpável”.

Enfim, dito isto, outra coisa que colaborou demais para esse climão de pré-jogo foi a nostalgia com a qual as questões sobre certas jogadoras foram apresentadas. Teve esse “bromance” da Chiaki-senpai com a Soshizaki, a distração válida (mas um pouco demorada) com o otome game/anime que algumas das garotas curtem, a tietagem das jogadoras do Urawa com a Nomi, mas, principalmente, o “passado” da Onda.

Se eu não entendi errado, ela prendeu o irmão no banheiro e foi jogar no lugar dele? Pela boa qualidade das cenas e a importância dada a esse evento, posso acreditar que ele estará no filme? Não termos visto o filme ainda atrapalha muito ao ver esse flashback? Ao que tudo indica sim, é bem a cara da Onda prender o irmão no banheiro e jogar no lugar dele, mas tem uma cena em que ela aparece no banco e isso me confundiu.

Aposto que essa história vai estar no filme e ao menos para mim não atrapalhou o entendimento da situação, mas claro, o ideal seria saber o que aconteceu antes de um flashback sem maiores explicações. Mantiveram o planejamento com a ideia de que o filme sairia antes do anime, mas tudo bem porque a maior questão sobre essa nostalgia da Onda era situá-la naquele estádio e em sua própria jornada, não agregar informação.

Os detalhes a gente pode conferir quando sair o filme, diria até que comercialmente pode funcionar melhor assim, pois quem viu o anime tende a querer assistir o longa agora que sabe parte do que a Onda apronta nele. Com todo esse significado para as principais figuras do anime, e claro, para as principais figuras antagônicas, é dado o pontapé inicial para uma partida tão esperada e crucial na jornada de nossas heroínas.

Deu para sentir a pressão do mando de campo, assim como deu para ver a idolatria (até esperada) que as garotas do Urawa têm pela Nomi, o que pode servir é como combustível, duvido que as atrapalhe. Além disso, há as questões pessoais, principalmente da Onda e da Soshizaki, em quererem se provar nesse estádio. Aliás, a Suo e a Soshizaki já andavam juntas naquela época, né, sinal de que vão aparecer seu tanto no filme.

Por fim, acho que o cenário mais provável é a volta do confronto ser o grande clímax. Seria uma pena acabar o anime no primeiro confronto de mata-mata do torneio, sem um desfecho para o campeonato, mas ao mesmo tempo, convenhamos, esse é um jogo grande demais, que tem potencial suficiente para tanto. Além disso, podem passar por cima dos outros jogos e/ou quem sabe anunciam uma sequência, né? Veremos!

Até a próxima!

Comentários