Metade desse episódio foi filler (ou pulei uns capítulos e não sei), mas passou longe de ser ruim muito pela sensação agradável que provocou, pois apesar da situação da Eri não ter avançado, a forma positiva como o Midoriya a fez enxergar suas próprias circunstâncias trouxeram suavidade ao plot da garota, além de ter sido legal ver os repetentes como heróis “legais”. Sem perder tempo, é hora de BokuAca no Anime21!

Ninguém melhor que o Deku para analisar o desempenho de um herói, né? Sendo assim, tudo que ele falou sobre o Shinso meio que encerrou a questão e deixou claro o quão promissor é o garoto, não à toa a reunião do Aizawa com os outros professores passa a ideia de que ele vai ser integrado ao curso de heróis muito em breve, no segundo ano que está por vir, mas não é coisa para pensarmos agora.

É mais interessante observar como o Bakugou já se integrou tranquilamente a dinâmica do Deku e do All Might, e o melhor, sacou rapidamente a semelhança entre o All For One e o One For All. Como viu os dois de perto e sabe da ligação entre o vilão e o herói nem foi estranho apontar isso, mas sim a forma objetiva como trouxe essa questão a mesa, a similaridade entre as individualidades, ambas do tipo “acumulação”.

Aliás, após o trecho de descontração do jantar (com direito a merecida punição ao Mineta) o momento que talvez tenha sido o mais relevante desse episódio foi o do experimento com o Aizawa. Mesmo que o Monoma seja meio bobão, na hora de falar sério ele acaba ajudando e é legal ver a partir de sua individualidade que toda regra tem sua exceção, não à toa ele não consegue copiar individualidades que acumulam algo.

Mas o que exatamente a individualidade da Eri acumula? Energia? Só o que sei é que ele copiou o chifre, então não é uma questão da individualidade como um todo e sim de sua natureza acumulativa, o mesmo que ocorreu com o Deku. Daí eu me pergunto, será que o All For One conseguiria tomar o OFA de volta do Deku? Aliás, a individualidade sequer é a mesma que ele passou a seu irmão décadas antes?

Porque o OFA não acumula só poder, força bruta, mas também as individualidades de seus portadores, e reside exatamente aí a diferença com o AFO, que é uma individualidade que rouba o poder que quiser da pessoa que quiser, mas em si não acumula poder bruto. Mas isso foi feito premeditadamente pelo AFO? Se sim, com que propósito? Ele basicamente criou sua maior força opositora, um baita gol contra, convenhamos.

Enfim, não sei que mistérios o OFA ainda guarda, mas é certo que maiores revelações devem ter a ver com aqueles dois portadores do passado que não aparecem para o Deku. Ele vai ter que destravar essa DLC e com isso deve compreender melhor o poder que tem em mãos a fim de usá-lo ao máximo. Se só com força pura o All Might era o maior herói, imagina o Deku com isso e mais outras seis individualidades potencializadas?

Enquanto o AFO toma das pessoas, o OFA dá algo a elas, mas é claro que o poder em si é perigoso, a questão é se é mal manejado. É mais ou menos a questão da Eri, que tem uma individualidade perigosa, mas que se for controlada pode ajudar demais as pessoas. A garota precisava desse tipo de esclarecimento e ninguém melhor para dizer isso a ela que o Deku, que já “salvou o dia” única e exclusivamente por causa dela.

Com essa questão de lado, o que sobra é a segunda metade do episódio em que o Bakugou e o Todoroki finalmente tiram suas licenças provisórias e podem fazer um teste de habilidade que tanto nos mostra como melhoraram suas habilidades de combate, como melhoraram suas capacidades de salvar pessoas, pertences e diminuir estragos as coisas. Não que o bando que tenham pegado seja grandes coisas também, né…

Aliás, o quão idiota é criar uma tsunami no meio da cidade para bater carteira? Foi o tipo de situação conveniente para mostrar o ponto que o enredo queria defender e nesse sentido não há nada demais a elogiar. Contudo, também é inegável que foi divertido ver os dois atuando como heróis respaldados pela lei. Depois de terem ficado de fora da ação do penúltimo arco essas licenças são o sinal de que voltarão aos holofotes.

Mas se será no próximo arco são outros 500. A única certeza que temos é de que vem coisa ruim e grande por aí, é o que indicam as deixas que o anime vem dando, mas antes disso vai ter até festa de natal, o que, se minha memória não me trai, será outro filler, mas dessa vez um que vai se aproveitar de uma página colorida temática do mangá ou algo assim, o que não muda muita coisa, só talvez que tenha mais dedo do autor.

Por fim, esse claramente foi um episódio de transição para o arco seguinte, que tende a expandir o universo da obra, coisa que esse arco de treinamento não fez, tirando o Midoriya, ele teve suas questões para lá de “expandidas”. O mal está a espreita e em breve teremos notícias do All For One e do Shigaraki. Só espero que esse não tenha sido o último dos episódios “leves” e divertidos dessa boa temporada, por enquanto…

Até a próxima!

Comentários