Milverton foi um vilão presente em poucos episódios, mas que ainda assim conseguiu ser muito marcante. E marcante também foi como ele teve o seu fim. Ele mesmo nunca o imaginaria quando foi com tanta confiança até Baker Street chantagear o detetive. Mal sabia ele que aquilo que julgou ser a sua salvação desencadearia o seu próprio fim.

Na verdade, como descobriríamos aquela chantagem não passara de uma mentira, ainda que fosse verdade o fato dele estar o obrigando a fazer aquilo que ele queria. Mas o que ele queria nada mais era do que obrigá-lo a roubar os papéis comprometedores.

Ideia interessante, mas apenas se o anime parasse por aí. Mas fato é que o detetive cai nessa armadilha. Até que ao se aproxima da mansão ele entende tudo o que está acontecendo. O ataque, o documento, o lorde do crime e aquilo que ele deve fazer.

O grande plano do Milverton consistia em fazer o detetive chegar no momento exato em que ele fosse ser assassinado para que ele então capturasse o lorde do crime. Claro, o Moriarty levaria os seus homens consigo, mas o Milverton também tem os seus, ele sabia que eles poderiam segura-los até a chegada de seu salvador.

Não sei se ouviu direito, mas me permita repetir uma outro vez, agora com palavras a mais. Ele sabia que os seus homens iriam segurar, cada um deles e sem excetuar nenhum, durante vários minutos seguidos. E que antes do lorde do crime o assassinar o Sherlock chegaria e prenderia o seu algoz.

Isso pode mesmo ser chamado de plano? Diversos elementos fora de seu controle desempenhavam papel fundamental em seu plano. Se os seus aliados fossem mortos ou não fossem capazes de segurar os homens do Moriarty seu plano fracassaria.

Aliás, percebeu que nenhum de seus aliados morreu, ou nem mesmo se feriu? As possibilidades de isso acontecer eram baixíssimas, mas ainda assim isto estava em seus planos. Assim como o Moriarty ser isolado de seus companheiros com sucesso.

E o seu pior erro foi achar que o Holmes seria a solução para os seus problemas. De fato, a ação tomada pelo detetive foi surpreendente, mas mesmo naquela idealizada pelo Milverton não se configurava um bom plano.

Quero dizer, o que o fez acreditar que o Holmes poderia deter o Moriarty? Ele poderia tomar um tiro e morrer lá mesmo, até porque ele é apenas um detetive e não um soldado. E mesmo se fosse era uma questão de poucos segundos de atraso e ele chegaria tarde demais.

E na verdade o mais lógico era ele nem mesmo ir até lá. Chamar a polícia e deixar por conta dela era o mais lógico, ainda mais em frente de uma situação tão caótica. Mas se ele adentrasse a casa e chegasse no local logo antes do assassinato ocorrer, e uma vez percebendo a presença de um terceiro, ele ainda poderia apenas se ocultar.

Exato, vendo que o lorde do crime estava lá ele poderia deixa-lo concluir o seu serviço. Porque ainda que o Holmes quisesse capturar o Moriarty ele poderia pensar que aquele era um mal momento, pois mesmo se fosse capaz de captura-lo não conseguiria lidar com os seus companheiros que estavam logo abaixo.

Só para saber, ainda há alguns outros pontos que eu poderia levantar. Mas vou ficar apenas com esses, até porque a ideia não é citar pontos que refutem o plano do Milverton. Não, o que eu estou fazendo é apenas mostrar quantas possibilidades de ações e reações por parte dos envolvidos poderiam ocorrer.

Seu plano era falho porque ele era composto por diversos elementos além de seu controle. É também um plano detestável, algo realmente triste de ver. Claro, o próprio anime apresentou esse plano como falho. Contudo, fez isso por motivos diferentes dos citados.

É como se o anime entrasse numa casa caindo aos pedaços, com paredes tortas e sem janelas, sem qualquer piso e com rachaduras para todos os lados, e então olhando para o teto e exclamasse “Mas olhe, há uma incomoda goteira lá em cima!”.

Enfim, ainda assim o episódio teve um final bem curioso e inesperado. O Sherlock se tornou um assassino e foi preso. E não apenas isso, como os próximos episódios receberão o título de “O Problema Final”. Este nada mais é do que o título do conto em que tanto o detetive quanto o Napoleão do crime morrem. Na verdade, o Holmes até reaparece depois no conto “A Casa Vazia”, revelando que forjou a sua morte e relevando os motivos desse ato.

Fato é, se na obra original aquele não foi o seu ponto final, aqui nada o impede de ser. Sei que o mangá ainda está em lançamento, mas isso não impossibilita o anime de ter um final fechado. Enfim, por enquanto isso é apenas uma possibilidade. Até mais.

Comentários