Cada coisa feita nessa vida tem um preço a ser pago, em algum momento, cedo ou tarde. Chegou o momento do Moriarty terminar aquilo que começou. Com a sua primeira vítima ele escreveu a primeira página de uma história que deve acabar com a sua própria morte. Nada mais digno do que entre todas as suas vítimas, ele mesmo ser a última e a maior delas.

Esse sentimento de algo inevitável e trágico percorreu todo o episódio. Já em seus primeiros minutos o impacto da revelação de sua identidade mudou completamente a história. E ficou claro que não há alternativa senão aquela de concluir o plano que a tanto trabalham, e fazer isso logo.

Decisão difícil por si mesma, mas fácil por não haver outra além dela. Parar? Não, agora é que o Moriarty deu prosseguimento aos seus assassinatos com um ímpeto ainda maior. Quase como se estivesse desesperado, ou nem tão “quase” assim.

Essa sensação de desespero abarcou grande parte do episódio. Se no próprio Moriarty vimos seu sinal imagine então em seus companheiros. E se nele a mudança em seus sentimentos veio acompanhado da mudança em suas atitudes, então o mesmo ocorreu aos seus aliados.

Aqueles que eram seus fiéis companheiros e que se arriscavam por ele agora estavam dispostos a agir pelas suas costas. Mas não por mal e sim por bem, o bem do próprio Moriarty. E aqui já temos um elemento que nos deixa curiosos para o próximo episódio.

De fato, o caminho apontado pelo anime leva, inevitavelmente, ao sacrifício do Moriarty. Mas há uma esperança, há alguma forma (seja lá qual ela for) de salvar o Moriarty. E a pessoa que a encontraria seria, veja que curioso, justo o arqui-inimigo do professor.

Holmes pode salvar ele, na verdade toda a conclusão desse anime está nas mãos do detetive. Porque está bastante claro que este não será apenas o final de uma temporada, mas provavelmente o final de todo anime.

Claro, esse final terá os seus problemas. O anime gastou uma temporada inteira apresentando personagens e situações para servirem como base sólida ao anime, tudo para logo depois pular direto para a sua finalização.

Claramente há muitas coisas que deveriam ser trabalhadas e que não o serão. Mas ainda assim acho que o anime fez um bom trabalho em ligar todas essas tramas até a sua conclusão. Sim, ainda será um episódio final bem difícil de se fazer, mas tento em evitar todos esses problemas citados até que o anime se virou bem.

E parando bem para pensar esse próprio episódio foi uma grande prova dessa capacidade. Ele mesmo criou situações pouco coerentes ou que eram de grande importância e ainda assim foram ignoradas.

O anime apressou a sua história para um final que ainda não estava pronto, assim como alguém que colhe um fruto antes do tempo. O anime não está maduro ainda para um fim digno, era necessária uma maior construção. E ainda assim isso não foi tão sentido no episódio.

Quando se olha com calma e se permite ver a amplitude da trama atual constata que há pressa, e muita pressa. Então, parece óbvio dizer que o episódio foi apressado, não é? Mais ou menos. O anime ao longo desse episódio não perdeu tempo com coisas inúteis e nem se apressou desnecessariamente.

O ritmo do episódio foi apropriado, estava na medida. E ele de fato muito criou, ainda que os acontecimentos relevantes tenham ficado para o próximo episódio. E isso não é ruim, é na verdade bastante elogiável. Isso demonstra calma, mostra que o anime sabe ter paciência mesmo quando tem pressa.

Enfim, espero que ao menos o anime possa ter uma boa conclusão. Até mais.

Comentários