Como se não bastasse o anime mostrar e dizer que o Mac é similar ao Joe, agora deram a ele um mini arco de nômade. Sutileza realmente não é o forte dessa temporada, mas ao menos ela compensa com um roteiro com cada vez mais acertos.

 

 

No geral é complicado comentar sobre o arco do Mac nesse episódio justamente pelo quão similar ele é ao primeiro arco dessa temporada. O personagem vai em uma jornada suicida porque não aguenta o que sua vida se tornou, encontra pessoas que se inspiraram nele e o ajudam a se reerguer, tem uma epifania sobre a importância de tudo e volta ao seu lar, fim.

Apesar dessa passagem carecer de novidades do ponto de vista temático, ainda tenho que dar o braço a torcer, pois no âmbito narrativo isso funcionou horrores. Não apenas por ser a conclusão lógica para o personagem, mas também pela história mostrar o impacto que Mac causou em mais de uma casta social.

Além disso, ao começar essa história com um comentário de Sakuma, sobre como sua cobaia não jogaria tudo fora, pois conhece esse medo, e mostrar o boxeador se reerguendo através do amor por sua família e consideração a sua terra e povo, criaram um complemento temático perfeito ao confronto desses dois personagens antes da luta.

 

 

No que tange ao resto dos personagens, esse episódio foi bem morno em relação a desenvolvimento ou exploração temática, com exceção da secretária da Rosco que teve sua conclusão, mas não é como se ela fosse uma personagem tão relevante.

Porém, o núcleo de Joe não ficou para trás do arco de Mac, e fez isso dando um show com as interações entre os personagens e as várias homenagens e paralelos com a primeira temporada, como o Aragaki no ringue com o Joe, ou a conversa do protagonista com o Yuri e a reação das crianças.

Em particular os atos do Sachio como engenheiro, que além de serem interessantes por tratar do aspecto mais estratégico do esporte, ainda mostraram o garoto procurando soluções pouco convencionais e criativas para modificar o gear do Chief, o que combinou muito bem com todo o espírito do time lugar nenhum.

 

 

Com só mais uma semana para o fim dessa temporada, o suspense quanto ao final tá no máximo. Ainda mais com a sombra da tragédia de Ashita no Joe, e a expectativa de subversão da primeira temporada, que acabam colocando Megalo Box 2 no meio entre dois extremos, ambos bem plausíveis para o fim dessa obra.

 

CURIOSIDADES:

 

  • Na entrevista com o diretor e escritores de Megalo Box, eles revelaram que uma de suas maiores inspirações foi o filme “Fazendo a coisa certa “, de Spike Lee. Portanto, é bem capaz do policial Hakeem, introduzido nesse episódio, ser uma homenagem ao Raheem do rádio, personagem do filme que protagonizou o momento mais memorável do longa metragem.

 

  • Um pouco antes da cena entre Joe e Yuri, Santa diz “ Eles me chamam de touro indomável. Faça suas preces matador “. Isso na realidade é uma referência ao “Massacre do dia de São Valentim”, apelido dado a luta entre as lendas do boxe, Jake LaMotta e Sugar Ray Robinson, no dia 14 de fevereiro de 1951.

Comentários