Os vilões voltaram a aprontar em Boku no Hero e logo mais teremos um arco mais focado neles, não é um spoiler, todas as pistas já foram dadas. Contudo, antes disso vai ter arco de estágio com o Endeavor e se não me engano ele não faz parte do mangá principal (tô atrasado na leitura, mas não tem nada disso nele não), mas de um spin-off que devo ler para conhecer melhor a história que será abordada. Vamo nessa?

Que o Bakugou não é um personagem sociável já sabemos, mas nem para entender que a imagem para um herói também é importante? É meio uma dicotomia quando mais tarde no episódio ele lembra do Best Jeanist com certo saudosismo em uma cena que dá a entender que ele deveria ter um melhor entendimento dessa questão. Dicotomia não, talvez só incapacidade de largar mais a estupidez do Bakugou de mão.

O Horikoshi tem esse problema, ele não consegue se libertar dos estereótipos que explora (exceto se for para limpar a barra do “ex-escroto” do Endeavor), e isso mesmo quando há uma razoável tentativa de melhorar o Bakugou, até não muito tempo atrás um personagem mais ridículo do que ainda é hoje. Por outro lado, ele é ótimo em trazer à tona questões menos palpáveis, mas não pueris, como a dos sentimentos do povo.

Dar um tempinho para tocar no assunto foi bom a fim de para preparar o terreno para os próximos arcos em que essa questão será mais explorada, afinal, os alunos não só vão estagiar fora da UA, como também devemos ver ações maiores orquestradas pelos vilões. E a razão para a mudança na opinião pública também foi razoável. Pensa comigo, na ausência do All Might, dá para exigir muito ou o melhor é apoiar os heróis?

Isso se soma a tentativa de acelerar o processo de desenvolvimento dos alunos da 1-A, que se deve não só a ela ser a turma de jovens heróis mais promissora da escola mais popular do país, como também pelos feitos que já demonstraram ser capazes de realizar. Cada vez mais eles não são mais só uma promessa. Vendo a dificuldade de comunicação do Todoroki e do Bakugou foi mais inteligente dar aula de social media mesmo.

Entretanto, precisavam apresentar as professoras já as sexualizando? Entendo que o estereótipo delas é esse, que essa sensualidade faz parte até das roupas que vestem. Mas precisavam mesmo fazer pose? Felizmente isso não é exageradamente explorado, mas a gente sabe que a direção não se poupa a tornear coxa e bunda e que, na moral, há maneiras de ser sexy sem ser vulgar, de ser sutil, mas BokuAca não usa nenhuma delas.

Voltando ao tópico, o treinamento de entrevista uniu o útil ao agradável ao preparar os alunos para quando forem heróis, com a perspectiva de que vão precisar pensar na carreira talvez mais cedo do que o previsto. Além disso, a ideia foi proveitosa pelo que trouxe de comicidade e leveza apesar das expectativas de performance entre os alunos. Destaco a leseira do Todoroki e a timidez do Deku. Aliás, destaco ainda mais que isso.

Então é Natal, o que o Deku fez? Festejou e aproveitou para descansar, mas antes disso tentou controlar seu chicote, foi decepcionante, mas isso foi o menos importante. O que chamou atenção mesmo foi esse detalhe que nunca tinha me chamado atenção até agora, a falta de consciência, e mesmo de interesse, do Deku sobre a fama e a pressão que vai receber enquanto for ascendendo na carreira. Rumo ao topo, provavelmente.

Agora voltando ao contexto do estágio, que indiretamente tem a ver com as coisas que falei antes, me parece nítido que os manda-chuvas querem contar não exatamente com mais mão-de-obra para combater a Liga, mas mão-de-obra de qualidade, essa que transborda na UA, principalmente na 1-A. Sendo assim, estão mexendo os pauzinhos para qualificar esses jovens e acelerar o desenvolvimento deles ao máximo.

Vai dar certo? Veremos. Vai ser preciso mesmo? Olha… É por causa de todo esse contexto que é óbvio esperar por um arco mais “pesado” em BNHA, ainda que antes venha esse arco de estágio do trio principal na agência do Endeavor. Só espero que não foquem só nos três, que mostrem um pouquinho dos outros também, e que esse arco não demore muito, apesar da ideia dele ser para lá de interessante, concorda?

Não é todo dia que os três mais promissores do melhor curso de heróis vão estagiar com o atual herói número 1, né. Como não é todo dia que a Eri vai aos dormitórios da UA vestida de Eri Noel para passar o Natal. A parte final desse episódio foi toda um grande alívio para qualquer tensão que acompanhou esse arco e anteveem o próximo, o tipo de “futilidade” que nada de fútil tem, não à toa o Deku narrador sentiu falta disso.

Ele praticamente disso que em um ano a situação estará tão feia, mas tão feia, que não conseguirá mais ter momentos de descontração como aquele. A treta com a Liga promete ser séria, mas se será até esse ponto isso só pode significar duas coisas. Primeira, o segundo ano letivo deles será marcado por tragédias, derrotas e baixo astral. Segunda, nem haverá escola na qual estudar. A hecatombe será tão grande assim? Veremos.

Até a próxima!

Comentários