Idaten é mais um lançamento dessa temporada (o último, talvez?) e veio com dois episódios que já mostraram muito bem do que o anime é feito. Eu confesso que apesar de tê-lo em minha lista, não estava esperando grandes coisas.

Parecia uma obra ok que eu iria ver durante a semana sem grandes expectativas. Agora, após terminar os dois episódios iniciais eu já sei que aqui, tem algo bem mais interessante do que o imaginado.

Ah, é bom avisar logo cedo que o anime tem uma cena de estupro no final do primeiro episódio (tem uma outra cena do segundo, mas que faz parte da anterior). Não achei que erraram na forma como foi feito (ao menos no ato) e felizmente não foi mostrado também.

Ao menos tem um contexto e sendo franco, foi uma cena que me fez entender que eu estava tendo uma impressão completamente errada sobre a obra. Foi um choque perceber que o anime que eu estava vendo era bem diferente do que estava pensando.

Idaten tem uma premissa simples e ampla: os demônios surgiram, quase exterminaram os humanos e tudo deu certo por conta dos deuses, os idaten, que derrotaram todos os demônios e salvaram a humanidade.

Porém, 800 anos se passaram e os atuais idaten nunca lutaram, afinal, a paz foi instaurada. Porém, alguém está querendo reviver os demônios e com isso, uma batalha mortal vai começar.

De cara Idaten parece ser um anime ok. E o pior é que eu comecei a assistir sem lembrar do que se tratava. O episódio inicial conta o que houve e apesar disso, tem muitos momentos de comédia com exageros de sangue por todo lado. Até ali eu estava achando que estava vendo uma comédia negra exagerada e ok, sem problemas.

Só que na segunda metade do episódio você começa a tomar dimensão do problema que a sinopse expõe muito bem. O retorno dos demônios não é simplesmente uma ameaça só porque são inimigos que os deuses tiveram dificuldades para vencer, mas por conta da geração atual.

800 anos atrás, quando houve o último confronto, os deuses venceram mas o custo foi alto demais, afinal, todos tiveram que se sacrificar para ser parte do selo. Sobrou apenas uma deusa e a sua tarefa é treinar a nova geração.

Porém é bem mais complicado do que parece. A grande catástrofe que ocorreu no passado não é levada a sério pela nova geração e com isso, eles são bem mais fracos e despreparados para enfrentar uma dificuldade daquele nível.

E claro, a deusa que sobrou daquela época, Rin, também passa longe de ser a melhor mentora. Aliás, ela deixa a desejar como líder e mentora, o que acaba sendo desestimulante para seus pupilos.

No restante do elenco, temos 3 idaten que são mais novos. Hayato, o único que estaria apto para lutar contra um demônio com possibilidades de vitória; Paula, a mais nova do grupo de protagonistas; E Essly, um idaten que tem baixa capacidade de luta, mas grande fome por conhecimento.

E como mencionei acima, o início da obra é bem calmo, girando em torno dos 4 idaten numa espécie de comédia exagerada.

Quando a história começa mostrar para o que realmente veio, temos uma obra que lida com guerras, assuntos políticos e claro, a importância e o papel dos idaten para os humanos.

Nessa parte tem até um diálogo importante sobre o motivo dos deuses não salvarem os humanos, seres que tanto clamam por seus nomes, principalmente nos momentos de aflição. No meio desse diálogo você tem cenas de uma guerra acontecendo. Humanos sofrendo, vidas inocentes morrendo e alguns outros acontecimentos.

É bacana ver que desde o início algumas partes da história tem uma breve menção. A origem dos deuses, seu papel e claro, como funciona a organização entre eles.

Infelizmente eu não posso comentar muito mais sobre, pois acabaria dando spoilers sobre a obra.

Mas temos algumas curiosidades interessantes. Elas giram em torno dos autores da obra! Sim, eles são responsáveis por outras obras conhecidas e algumas estão tendo transmissão nessa temporada.

Primeiro temos o Cool-kyou Shinja. Ele é autor de outro anime dessa temporada: Peach Boy Riverside. Além disso, é autor e ilustrador de Kobayashi-san no Maid Dragon. Em Idaten ele é ilustrador e fez o design dos personagens.

Já o autor de Idaten chama-se Amahara. Ele também é autor de Ishuzoku Reviewers (sim, aquele anime onde 3 aventureiros visitam bordéis e fazem resenha depois).

Enfim, Idaten tem tudo para ser um anime interessante por conta de sua proposta. Vamos ver o que vai sair daqui.

Comentários