Venho aqui com todo o orgulho que ainda resta em mim, para comentar que eu já analisei todos os animes que eu vi. Digo, eu devo ter visto mais, porém eu não lembro de todos por nome, e mesmo que tenha visto, eu levo um tempo pra associar eles com os arquétipos que eu conheço. Então vim aqui para mostrar outro estilo de post: ao invés de fazer de acordo com o anime eu vou fazer de acordo o arquétipo. Ao invés de focar em anime x, eu vou focar no arquétipo y.

Provavelmente vou mencionar alguns que eu já falei aqui, mas não é pra encher espaço não, é para os novos leitores perceberem que eles precisam ler o primeiro post que eu fiz pra entender o resto. Então se você ainda não leu o primeiro post, saia daqui e vá ler. Depois você volta porque esse post ainda vai estar te esperando… Como os outros.

Nesse aqui vou começar com o básico mesmo: Era de Ouro. Eu gosto desse, é fácil.

A Era de Ouro é basicamente a utopia do personagem, o mundo perfeito onde o personagem sonha em viver. Ou também pode ser o ápice da felicidade do personagem. Em termos de exemplos vou relembrar o que falei de Fullmetal Alchemist: a Era de Ouro do Edward é quando ele vivia feliz com a mãe e o seu irmão. A prova que essa era a Era de Ouro dele é quando ele perde isso e luta constantemente pra recuperá-la. Mas aí já estou indo pra outro arquétipo, a Era de Ferro, sobre a qual já falei no passado. Se você ficou curioso, é só ler os posts antigos, eles devem estar lá.

Agora, vamos atualizar os animes. Vou começar com Little Witch Academia, que eu só vi até o segundo episódio (pois a minha maior motivação de ver o anime foi mais pela animação/ traço do anime). Mas nesses dois episódios, podemos ver que a Era de Ouro é bem presente, apesar de ser só pra Akko, as amigas dela não têm muito destaque ainda. Enfim, foco no post.

Em LWA a Era de Ouro da Akko é quando ela vivia naquela época onde a Shiny Chariot era famosa. Isso é bem parecido com a Era de Ouro de algumas pessoas, tipo quando eu podia jogar Pokémon quando era criança, e vivia jogando, trocando, perdendo pros meus amigos… Pois é, pra Akko era quando ela via shows ou comprava cards da Shiny Chariot. Outros fatores que ajudam a fortalecer esse arquétipo, é o fato de que depois dessa época, ela sofreu alguma consequência que fez com que ela fosse extinta. Em outras palavras, depois da Era de Ouro vem a Era de Ferro. Em Little Witch Academia, depois que a Era da Shiny Chariot acaba, ela acaba sendo esquecida, o que levou as outras bruxas a desmerecerem a Shiny Chariot. Exceto pela Akko, porque a Shiny Chariot marcou sua infância.

Como a Akko sente saudades daquela época, ela decide virar uma bruxa para relembrar os tempos da Shiny Chariot. Essa parte foi um ponto que passou bem rápido no anime, mas foi importante pra entender a história. Fora que a Akko é paranoica por essa mina. Vai ser bem interessante ver como ela vai reagir se encontrá-la.

Sdds época de colecionar cards

Outro anime que tem algo parecido é Alice to Zouroku. Em Alice, a Era de Ouro não é bem explícita. Você precisa adivinhar o que ela realmente quer. Digo, não quero dar spoiler da série, mas quando o anime inicia, você começa vendo as consequências do mundo da Alice. Diferente de Little Witch Academia, em que a Akko  fala tudo o que pensa. Alice mostra pro espectador todo o sofrimento que ela passou, em outras palavras, você identifica a Era de Ouro, analisando a Era de Ferro. É tipo um jogo descobrir a Era de Ouro do anime, você olha cada personagem, se ele faz a Alice sofrer, ele não é parte da Era de Ouro da Alice. E é assim, você vai eliminando os personagens, aí você percebe que todos os que sobraram estão relacionados uns com os outros de alguma forma. Tem alguns furos em Alice, mas talvez eu cubra isso em outro arquétipo.

A cara do vovô é como a vida olha pra mim

É um novo formato de post, e eu estou pensando em manter assim de agora em diante. Não tenho a mínima ideia se isso é bom ou não, então se você não gostou de alguma coisa aqui, só deixar nos comentários.

Comentários