[sc:review nota=4]

Eu disse, não disse? No longínquo episódio no qual o Máscara da Morte foi salvar a garota por quem se apaixonou e Afrodite estava lá dando uma mão para ele. O dourado das rosas morreu e eu disse que ele certamente voltaria porque não havia aparecido com sua armadura divina, e todo o objetivo dessa série é mostrar cada um dos cavaleiros de ouro em armaduras novas para vender bonequinhos. Dito e feito, Afrodite está vivo e bailando na festa do Lóki, que não ficou nada feliz com isso.

Agora chegou naquele momento em que acabou a história. Quero dizer, esse tipo de anime nunca tem muita história pra começo de conversa, mas quando chega o combate contra o vilão final aí sim não tem história nenhuma. É uma sequência de poderes e golpes novos tirados do éter e reviravoltas mirabolantes apenas para prolongar o combate por mais tempo. Desde que o Andreas deveria ter morrido, foi mais ou menos assim: Andreas morreu, mas Lóki está vivo mesmo assim! Os cavaleiros de ouro que restaram vivos não são páreos para Lóki, mas Frodi recuperou a armadura de Odin (cuja chave Utgard havia engolido, pelo visto) e Lífia não morreu, de alguma forma, e ainda por cima é a nova representante de Odin e ressuscitou a armadura de Odin e deu para o Aioria (a armadura)! Aioria agora pelo menos consegue lutar contra Lóki, mas o deus decide apenas tirar da tomada todos os zumbis que criou, o que vai apagar Aioria do mundo! Mas não foi Lóki quem ressuscitou Aioria, foi o próprio Odin, que percebeu os planos do outro no último minuto, e ainda deu aos dourados corpos de verdade (apesar das marcas no corpo, ignore esse furo)! E Aioria consegue derrotar Lóki que é empalado pela própria Gungnir que invocou! Mas a Gungnir gostou do Lóki (?) e não só ele não morreu como agora pode usá-la para destruir o mundo, começando pelos cavaleiros de ouro, a armadura de Odin e Asgard! Mas Aioria e Aioros não morreram e ainda ganharam suas armaduras de volta porque a Lífia rezou! Ainda assim, eles não são páreos para Lóki, então só fogem do deus! Mas eles não estavam fugindo de verdade, estavam o atraindo para uma armadilha, o local onde todos os cavaleiros de ouro estavam vivos porque Afrodite os manteve vivos dentro da Yggdrasil graças à sua imunidade à venenos de plantas!

Ufa! Devo ter esquecido de alguma coisa aí. Mas é que nem crianças brincando, elas vão inventando um poder maior que o outro, uma situação mais complexa que a outra, e assim nenhuma das duas consegue vencer e a luta (de imaginação) prossegue indefinidamente até a mãe de um deles chamar pra casa pra comer. Aqui ninguém vai chamar Lóki pra casa pra ir comer, mas o tempo do anime está acabando, tem só mais um episódio, então vai ter que ter um final de verdade daqui a duas semanas. Não só isso, sabemos quem vai ganhar porque eles não querem traumatizar as criancinhas que voltaram pra casa quando a mãe chamou e estão assistindo Soul of Gold enquanto o almoço não fica pronto. Considerando seu público-alvo, acredito que posso dizer sem medo de errar que esse anime está sendo divertido. E para o outro público, aquele que compra os bonequinhos, também: as novas armaduras são bonitas. Todo mundo ganha, todo mundo fica feliz, o Kurumada ganha mais e fica mais feliz que todo mundo, e a vida segue.

Soul of Gold poderia ter explicado como o Aioros ficou mais novo que o Aioria pelo menos

Soul of Gold poderia ter explicado como o Aioros ficou mais novo que o Aioria pelo menos

Por isso tudo eu ia falar como o Lóki é um vilão do tipo estúpido mas pensando melhor é óbvio que ele é assim, não é como se o anime estivesse sendo produzido para ser mais profundo que um pires. Quero dizer, é meio idiota ele ficar praguejando contra Odin e reclamar que o líder de Asgard está interferindo nos planos dele quando os tais planos dele envolvem justamente destronar Odin. É lógico que ele está interferindo, cabeção! E o que dizer quando ele comemora que poderá dominar o mundo, e começa a fazer isso destruindo esse mesmo mundo que ele pretende dominar? Se quer governar terra arrasada e sem vida, sei lá, vai pra Lua, cara. Mas bom, esse é o nível desse gênero, se fosse mais complexo que isso a molecada de 10 anos não ia entender ou não ia se importar, de forma que seria um desperdício de esforço no roteiro, um gasto desnecessário e potencialmente um contrassenso.

Para o que o anime se propõe, o Afrodite ter sobrevivido e mantido todo mundo vivo não só é o suficiente como é até mais elaborado do que eu esperava. Eu achava que eles iriam voltar apenas porque sei lá, cosmo mano, cosmo. Mas a explicação dada é muito melhor do que isso, é simples, fácil de entender e indolor. O Afrodite tem, afinal de contas, imunidade a venenos de plantas. Isso está no cânone de Cavaleiros do Zodíaco. Se considerarmos que o galho gigante que atravessou seu abdômen era só um espinho peçonhento então está explicado como ele sobreviveu. O próximo episódio é o último, quero ver os doze cavaleiros de ouro se unirem pra atravessar Lóki com a luz do sol divina em suas armaduras divinas. Vai ser divino.

Comentários