[sc:review nota=3]

A história do episódio não foi de todo ruim. Bastante clichê, mas vá lá. A animação por outro lado … que tristeza. É normal (infelizmente) que animes para a TV sejam produzidos em qualidade inferior, às vezes sofrível mesmo, e depois recebam retoques para o lançamento em home video. Mas isso é assim porque não só os recursos são limitados, mas o tempo também – os episódios são semanais, afinal. Primeiros episódios sempre são melhores porque são produzidos com mais tempo. Mas para esse episódio tiveram uma semana a mais e o resultado foi esse. E se eu não reclamo disso na maioria dos animes é porque apesar de tudo faz pouca diferença, ou fica apenas engraçado (e via de regra são raros os animes que têm um episódio com duas semanas para produção). Mas Gangsta tem um clima pesado e personagens cheios de drama com um bom desenvolvimento, e quando são transformados em caricaturas mal desenhadas de si mesmos se perde a maior parte do efeito dramático de sua presença, postura, expressões. E a história, se não foi ruim, também não ajudou.

Se tivesse sido um episódio cheio de ação não teria problema nenhum. Ok, teria, seria feio pra caramba, mas não me importo. Só que não foi um episódio de ação. Foi um episódio de revelações e introspecção. A Alex, como não poderia deixar de ser, foi a mais afetada por isso, já que é a personagem mais introspectiva e está lá mais ou menos para ser o ponto de vista do espectador para os aspectos mais profundos do enredo. E ela passou o episódio inteiro com cara de bebê foca deprimido. O que será que a fez se sentir assim? Ainda é por causa da confusão e mortes do episódio anterior? É porque o Nicolas se feriu gravemente e não morreu por pouco? É porque a Nina deu a entender que ela é uma twilight? Talvez porque descobriu que a Connie e o Marco tem algum tipo de relacionamento romântico mas ele é complicado demais? Quem sabe seja porque a Connie deu uma chave que aparentemente deve servir para fugir da cidade, ou algo assim? Por causa da Cristiano, do bebê que ficou com ela, ou ambos…? O mais provável é que seja um pouco por causa de cada uma dessas coisas. Mas a animação simplesmente não entregou isso. Ela estava sempre com a mesma cara.

Alex tentando sorrir depois de uma extração de dente

Alex tentando sorrir depois de uma extração de dente

E isso é coisa demais para uma pessoa só em um dia! Isso tudo foi coisa demais para mim, que assisti, imagine para alguém que vive com aquelas pessoas. Mas embora esses pedaços de informação sejam todos aparentemente desencontrados, eles tecem juntos a mesma narrativa. Quase todos esses eventos foram desdobramentos do ataque dos Corsica contra os Cristiano, diretamente ou, no caso da Connie, indiretamente. E é uma história um pouco pobre porque ainda parece que o Uranos (adoro o som desse nome em inglês) está disposto a pôr a cidade abaixo apenas porque odeia twilights. Convenhamos que isso é motivação pra vilão de história de super-herói, não para histórias densas sobre a máfia. Acho que Gangsta é tipo o cruzamento mal sucedido entre X-Men e Scarface (e poderia haver um cruzamento bem sucedido?).

Alex está com pena de você

Alex está com pena de você

Pior ainda quando se considera que Uranos, que odeia twilights e diz que jamais trabalharia com um, reuniu um monte deles. Bom, para ser justo, não tenho mais tanta certeza que sejam todos twilights a essa altura. O Marco da família Cristiano é prova de que existem humanos normais que conseguem lutar sem passar vergonha mesmo contra twilights poderosos. E nesse episódio repetiram “caçadores” algumas vezes, então vou supôr que Uranos reuniu um grupo de caçadores. E caçadores que são, precisam de uma caça. Se não for só um jeito brega de falar que eles são mercenários, chuto que eles existam exatamente para caçar twilights. Essa hipótese diminui as chances do irmão da Alex ser um twilight e, pois, da própria Alex ser uma twilight sem saber. Por outro lado, ela continua sendo uma personagem tão misteriosa ainda que eu não duvidaria se fosse.

Alex despreza essa baixinha de cabelo curto que está amassando a roupa dela

Alex despreza essa baixinha de cabelo curto que está amassando a roupa dela

A única da equipe montada pelo Uranos que com certeza é uma twilight é a Erica, porque é irmã do Delico, que já sabe-se muito bem que é um twilight. E um dos fracos. É possível que a irmã seja uma twilight fraca como ele e tenha recebido treinamento de caçadora para se tornar forte daquele jeito? Em primeiro lugar, os caçadores não-twilight são apenas uma hipótese minha então isso já é hipótese sobre hipótese. Em segundo lugar, se fosse fácil assim todas as famílias teriam exércitos de caçadores bem treinados. Se fosse fácil assim talvez twilights não existissem em primeiro lugar. Mas sim, é possível. A questão que resta é: caso ela seja uma das poucas twilights naquela equipe, por que o Uranos contratou ela? Essa pelo menos é fácil: porque ela está respondendo ao traidor da família Monroe, não ao Uranos.

Alex pensativa depois de tomar uma picada de abelha na boca que a deixou inchada

Alex pensativa depois de tomar uma picada de abelha na boca que a deixou inchada

Com as famílias Cristiano e Monroe enfraquecidas, a história é só um grande clichê. O vilão final reuniu um exército para aniquilar aqueles que cabe aos mocinhos defender, e eles vão defendê-los e teremos uma boa sequência de combates. Ou talvez não tão boa assim, dependendo da animação. Uma pena porque o que me interessa em Gangsta não são os combates, mas os personagens. Eu ainda sei tão pouco sobre a Alex que é angustiante saber que a história está acabando.

Alex com olheiras depois de passar a noite cuidando do bebê e decepcionada ao ouvir que vai ter que continuar acordada

Comentários