Essa atmosfera… Essa animação… Essa trilha sonora… Esses personagens… Essa cidade… QUE SAUDADE! Quando saiu a primeira temporada de Kekkai Sensen? 2015? Eu realmente não me lembrava do quão incrível é Kekkai Sensen! Esse primeiro episódio, além de excelente, também serviu como uma espécie de “toque nostálgico” — pelo menos para mim — com relação a Kekkai Sensen no geral; assim como a primeira temporada, vimos um show de acontecimentos bizarros e anormais, que como sempre, foram extremamente divertidos e engraçados. Além de me relembrar da qualidade esquecida de Kekkai Sensen, também pude presenciar um episódio muito bem produzido — em vários sentidos diferentes — mas isso é papo para o fim do artigo.

Primeiramente, antes de falar do episódio em si, gostaria de deixar claro que esse primeiro episódio foi filler. Pois é, pelo que eu vi por aí, esse “acontecimento” que presenciamos nesse episódio não tem no mangá. Para quem não sabe, a primeira temporada — da metade para o fim — foi completamente filler; os personagens Black e White não existem no mangá, mas pelo que fiquei sabendo, eles viram “personagens oficiais” na continuação de Kekkai Sensen, que se chama “Kekkai Sensen: Back 2 Back”. Bom, o autor de Kekkai Sensen (Yasuhiro Nightow) participou da produção da primeira temporada do anime, então, tudo indica que a criação do Black e da White não foi algo “tirado do nada” pelo roteirista do anime, provavelmente teve dedo do Nightow ali no meio. Creio que ele possa ter gostado bastante dos personagens, por isso resolveu adicioná-los na história original. Porém, isso que estou dizendo não passa de um boato “quase verídico”; eu não posso dar certeza de algo que não vi, apenas vi por aí pessoas comentando que os dois personagens aparecem na continuação do mangá — que por sinal, apenas existe em japonês, por enquanto. Caso alguém saiba de algo com relação a isso, por favor, comente! 

Enfim, não estou aqui para ficar tagarelando sobre o mangá de Kekkai Sensen ou sobre a primeira temporada, vamos apenas nos focar no que realmente interessa, que no caso, é a segunda temporada do anime. Assim como comentei na introdução deste artigo, eu definitivamente amei esse episódio; acho que para mim, provavelmente foi a melhor estreia da temporada — dos que eu vi, claro. Aliás, não estou dizendo isso apenas “porque gostei”, existem motivos para eu estar afirmando que — para mim — Kekkai Sensen 2 foi a melhor estreia da temporada, motivos esses que citarei logo abaixo:

  • “Nostalgia”: assim como também já comentei na introdução, esse episódio de Kekkai Sensen 2 foi extremamente nostálgico; já fazia tempo que assisti Kekkai Sensen, não me lembrava mais do quão bom era esse anime. Não fazia mais ideia do quão divertido e extravagante era Kekkai Sensen. E é justamente por isso que esse episódio foi filler, pois ele teve a intenção de nos lembrar a “essência” de Kekkai Sensen, coisa que muitos de nós provavelmente já haviam esquecido no decorrer desses dois anos.

 

  • Entretenimento: o quão divertido consegue ser Kekkai Sensen? E olha que o anime não faz nada demais para isso acontecer! Apenas algumas explosões ali, alguns personagens explodindo aqui, não é nada tão “comédia” para nos fazer rir. Porém, Kekkai Sensen consegue — com situações espalhafatosas — criar uma diversão sem tamanho. Eu não sei o motivo, mas o “efeito Kekkai Sensen” é algo incrível! Sim, eu acabei de criar um nome para isso! “O que diabos é esse efeito?”, você deve estar se perguntando. Bom, é bastante simples! Ver um monte de coisa acontecendo ao mesmo tempo, prédios explodindo, pessoas desesperadas e personagens — quase sempre preparados e atrapalhados: um contraste — é algo que me diverte de maneira que eu nunca pensaria que poderia me divertir com esse tipo de coisa. Claro, além das situações extravagantes e problemáticas, os personagens de Kekkai Sensen também conseguem dar um toque especial ao anime, fazendo com que as situações sempre fiquem ainda mais divertidas, mesma que sejam sérias. Kekkai Sensen é um dos poucos animes que consegue unir comédia com seriedade, coisa que Bungou Stray Dogs, por exemplo, fazia muito mal.

 

  • Trilha sonora: meu deus, que trilha sonora! Eu realmente não me lembrava do quão encantador eram as OSTs de Kekkai Sensen. Com esse episódio, lembro que sempre ficava encantado quando alguma música começava a tocar de fundo durante as missões ou acontecimentos; o melhor disso tudo é que as músicas responsáveis por dar um “toque a mais” nas cenas de Kekkai Sensen SEMPRE combinavam e cumpriam com o seu papel de maneira excelente. Dessa vez, não foi diferente, apesar de aparentemente a trilha sonora desta temporada ser algo “novo”, não deixou de ser algo incrível. Na primeira temporada, o próprio diretor do anime (Rie Matsumoto) também era o diretor musical, porém, parece que nesta temporada esse cargo foi dividido entre duas pessoas, já que dessa vez, até mesmo o diretor da primeira temporada foi trocado. Atualmente, o diretor musical (ou sonoro) do anime é Jin Aketagawa, responsável por alguns animes que tiveram boa trilha sonora, como por exemplo: Aldnoah.Zero e Arslan Senki. Em contrapartida, o novo diretor (Shigehito Takyanagi) não é dos mais experientes, apesar de já ter trabalhado como diretor em alguns animes minimamente conhecidos.

 

  • Animação: chegamos na cereja do bolo! Antes de mais nada, você sabe o que é uma sakuga? Se você já sabe o que é, apenas ignore essa parte e siga em frente, mas caso não saiba, sugiro que leia o que está logo abaixo:

Sendo curto e direto, sakuga é um momento da animação onde claramente dá pra notar que mais “esforço” foi colocado, tendo cenas com mais fluidez e mais “espalhafatosas”. Por exemplo, quase todas as aberturas possuem pelo menos uma sakuga em algum momento, que no caso, 90% das vezes fica na parte do refrão. Existe um site excelente que reúne milhares de sakugas de milhares animes diferentes, para quem estiver interessado, apenas clique aqui.

Bom, mas e daí? Por que explicou sobre isso? Justamente, meu caro leitor! Esse episódio de Kekkai Sensen 2 contou com 8 incríveis sakugas, sendo uma delas de Yutaka Nakamura, também conhecido como Yutapon. Para quem não o conhece, recentemente ele trabalhou em animes como: One Punch Man e Mob Psycho 100. Vale notar, que o próprio Yutapon também teve participação na primeira temporada de Kekkai Sensen (também no primeiro episódio), com uma incrível sakuga, que por sinal, é uma das minhas favoritas. Quando ver uma cena bem animada, apenas note se a cena tem “cubos” — ou impact frames — e, se esses cubos estiverem bem animados — de alguma forma — aquela cena provavelmente pertence ao Yutapon, já que “cubos” é uma das suas “marcas registradas” — ou quase isso. Para quem teve interesse em ver as cenas que citei indiretamente, deixei anexado nos nomes dos animes uma cena — de cada — que ele animou.

Junto de Yutapon, outro animador responsável por uma das oito sakugas é Hideki Kakita: um famoso animador de explosões. Ele basicamente é bom em animar explosões, além disso, ele é um experiente animador com mais de 20 anos de trabalho nas costas. De resto, as outras seis sakugas presentes nesse primeiro episódio de Kekkai Sensen 2 são de animadores desconhecidos — até então — mas quem tiver interesse e quiser vê-las, apenas clique aqui.

Bom, agora apenas pra concluir logo essa bíblia em forma de artigo, quero ratificar que amei esse primeiro episódio de Kekkai Sensen 2. Para quem está em dúvida se assiste a segunda temporada, por favor, deem uma chance, vale muito a pena! E para quem ainda não conhece Kekkai Sensen — e por algum motivo parou aqui — não percam tempo e assistam logo! Provavelmente essa segunda temporada permanecerá de forma episódica até o episódio 6, após isso algum plot deve começar a se desenrolar. Lembrando que Kekkai Sensen 2 continua sendo animado pela Bones e terá apenas 12 episódios. Espero que tenham gostado do artigo!

  1. Rubens Pinheiro Junior

    Curto muito kekkai sensen , assim como os demais animes desse autor (trigun e gungrave) , muito legal a estreia da segunda temporada .

  2. Esta segunda temporada de Kekkai sensen já começou bem movimentado (as cenas de loucura naquela cidade, já são imagens de marca do anime). Foi muito bom, rever todos os personagens carismáticos da primeira temporada e as usas peripécias. Kekkai sensen, sempre foi meio doido, mas este episódio elevou outro patamar na questão da loucura. Aquela cena da cabeça do presidente dos E.U.A foi épica, tive até pena do Leo e da sua console x.
    Gostei das tuas referências aos Sakugas, este anime é cheio deles, o estúdio Bones melhora cada vez mais com o passar dos anos.
    Excelente artigo de primeiras impressões da segunda temporada de Kekkai Sensen Nomichi.

Comentários