Depois que o Kakeru17 serviu a entrada de Shokugeki no Souma: San no Sora, eu ficarei responsável pelo prato principal. O arco da Elite dos Dez já começou apimentado através da rivalidade entre Souma e Kuga, que foi construída em apenas um episódio e já está melhor que muito anime por aí.

Como sempre, nosso protagonista adotou a estratégia de fazer seu prato baseado na especialidade do adversário. Com isso, surge o desafio de preparar algo não só tão bom quanto o dele, mas melhor. Então tivemos início às degustações pré-confronto que se tornou comum no anime, sendo sempre interessante acompanhar.

Eu posso dizer que fiquei mais inteligente assistindo ao episódio de hoje, e provavelmente você também. Ou você sabia que a ardência da comida chinesa tem como pilares o “la” e o “ma”? Ou que existem 8 grandes tipos regionais de cozinha na China? Ou ainda que a ardência não é captada pelo receptor de sabor e sim de dor?

Dá até pra sentir o cheiro daqui (mentira, não dá não ಥ_ಥ)

É sério, se você quer assistir alguma animação onde você também possa aprender, mesmo que seja culinária, Shokugeki no Souma é o anime certo pra você. Por exemplo, sempre acho legal ouvir o que a Hisako tem a dizer, já que sua especialidade é a cozinha medicinal. Foi assim que ficamos sabendo que a ardência da comida ajuda nas funções dos orgãos internos do corpo e reduz o estresse.

O mais legal de tudo isso é que não recebemos essas informações como um Telecurso ou algo do tipo, elas são explicadas com muita naturalidade, de forma que até mesmo eu entenda. Elas ainda não são gratuitas e fazem parte no contexto, como se alguém estivesse estudando as fraquezas de um adversário em qualquer shonen. É possível perceber que existe uma grande pesquisa por trás dos conceitos apresentados e a pluralidade culinária do anime aumenta a gama de conhecimento.

Uma coisa que eu nunca havia parado pra pensar antes e que foi muito bem explorado nesse episódio é o sadismo de Kuga em “torturar” as pessoas através do paladar e fazê-las viciar nisso. Seria uma espécie de masoquismo? Bom, o desafio de Souma neste episódio é preparar algo tão apimentado quanto o prato de Kuga, mas que ainda fosse saboroso.

Opa, que promessa é essa aí?

Nesse episódio ainda vimos algumas das alianças para o Festival do Banquete da Lua. Já era esperado que Megumi se juntasse a Souma, por exemplo, mas eu não apostaria no trio Alice, Akira e Ryou. Eu já estou curioso pra saber o que eles podem preparar, possivelmente misturando a gastronomia molecular com o uso de temperos.

Assim que o Festival começou, já conseguimos notar as diferenças gritantes entre Kuga e Souma na prática. Mesmo que estejam no mesmo lugar e com a mesma culinária, enquanto um tem um exército em uma fortaleza para preparar os pratos, o outro só tem uma ajudante em uma barraquinha. Tá aí um duelo que eu estou ansioso para assistir.

Já tava na hora

Comentários