Bom dia!

Como prometido na resenha de Yuuki Yuuna: Washio Sumi, publico essa introdução ao anime. Será o primeiro artigo (oficialmente, pelo menos) dessa categoria no Anime21! O que é um artigo de introdução?

É como uma resenha, mas sem spoilers e mais simples. E focada em dizer porque assistir o anime – ou porque não assistir. O que ela tem de bom ou de ruim, público-alvo, gênero, obras semelhantes, essas coisas. Algumas resenhas do blog já são sem spoilers, portanto já cumprem o requisito fundamental dessa nova categoria, e serão eventualmente editadas e recategorizadas.

Se você já assistiu Yuuki Yuuna: Washio Sumi, recomendo que leia a resenha. Se não assistiu ainda, ou se quer saber como falar desse anime para quem ainda não assistiu, continue lendo!

Começando pelo mais básico do básico: Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru: Washio Sumi no Shou, ou como abreviamos aqui no Anime21, apenas Yuuki Yuuna: Washio Sumi, é uma adaptação e um spin-off. É um spin-off prequel do anime original Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru, de 2014, que conta com resenha sem spoilers (futuramente será convertida em introdução, como esse artigo) aqui no blog, escrita por mim mesmo. E é uma adaptação, o spin-off foi primeiro publicado na forma de light novel ainda em 2014 (antes mesmo do lançamento do anime, como parte do projeto multimídia), com o nome de Washio Sumi wa Yuusha de Aru, tendo sido adaptado primeiro em uma série de três filmes média metragem em 2017, que seriam depois reeditados para o formato de série de TV com seis episódios – foi esse que eu assisti e é dele que esse artigo trata.

É um dark mahou shoujo típico. Garotas inocentes se tornam garotas mágicas sem saber as consequências que isso trará, o anime dá pistas para os espectadores o tempo todo de que é só questão de tempo até elas perceberem isso, e então ocorre algo que as faz se desesperarem para o resto da história enquanto continuam obrigadas a continuar com o dever que aceitaram cumprir em primeiro lugar. No final, uma vitória com um gosto amargo. Um gênero narrativo cruel que transforma o coming of age que o gênero mahou shoujo representa em perda da inocência na forma de dor e sofrimento. O fantástico se torna cínico e a magia se torna maldição.

Os dias felizes não vão durar

Washio Sumi sustenta bem a sua narrativa considerando que é um spin-off, e sendo um spin-off prequel ele pode ser assistido até mesmo por quem nunca viu nada Yuuki Yuuna antes na vida, mas não recomendo. Não é que faltem elementos para compreendê-lo, e até acho que pode ser um tipo de experiência interessante ver alguns elementos do original pela primeira vez aqui, portanto com um ponto de vista diferente. Mas não vale a pena. Ele é pior produzido, pior animado e tem um enredo pior que o primeiro Yuuki Yuuna. Como uma boa dose do entretenimento obtido através desse gênero advém das descobertas, revelações e choques, se é para tomar “spoiler” de um deles assistindo ao outro é melhor começar pelo melhor, não é?

Os dias pacíficos não vão durar

Se você gosta do gênero dark mahou shoujo, ou simplesmente gosta de obras mais sinistras, com tortura psicológica, por todos os meios então assista Yuuki Yuuna – mas recomendo fortemente que assista o original primeiro. Se já viu o original, esse prequel será uma delícia, não perca! Se por algum motivo achou que fosse um anime de garotas mágicas mais tradicional, ou se até gosta de obras do gênero que possuem alguns arcos e momentos mais pesados mas que no final tudo acabe bem, Yuuki Yuuna talvez não seja para você. A tensão está presente desde o começo, tanto nesse spin-off quanto no original, e uma vez que o mundo das garotas começa a desabar ele não para mais. Se for assistir, esteja ciente disso. Por fim, não confunda “sombrio” com “maduro” ou “adulto”. Nenhum dark mahou shoujo que eu conheço é maduro, e Yuuki Yuuna ou seu spin-off não são exceção.

  1. A equipe do site faz resenha contando a historia completa do anime contando o final do anime também? alguém pode me pode me tirar essa dúvida? Estou procurando um site, blog ou canal que conte o final dos animes, porque todos sabem que muitos animes tiveram final aberto, mais seu material original já foi finalizado mais não tiveram mais dinheiro para bancar uma temporada de encerramento da obra, infelismente essa é a realidade da indústria de animação japonesa. Existe milhares de animes que não tiveram continuação, mais seu material original foi finalizado, exemplo: Kore wa zombie dedu ka, 2 temporadas e alguns ovas, mais nenhum fechou a historia, mais a novela leve da obra já foi finalizada e é isso que queremos saber, como foi o final da novela leve? O que aconteceu com a Yuu, Ayumi, a mashou shoujo e as duas vampiras?

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá!

      Esse é um tipo de conteúdo que pretendemos ter no nosso blog irmão, o Mangá21 (http://www.manga21.blog.br/), afinal, se trata de conteúdo _do mangá_. Por enquanto esse blog está semi-parado porque nossa equipe não está dando conta, hehe, mas é bom saber que há mesmo demanda! Vamos nos esforçar para oferecer esse conteúdo também, ok?

      Obrigado pela visita e pelo comentário! =)

Comentários