Bom dia!

E bem-vindo ao Café com Anime! O projeto no qual eu, Gato de Ulthar do Dissidência Pop,o Diego do É Só Um Desenho, e o Vinícius Marino do Finisgeekis conversamos sobre os episódios de alguns animes e publicamos artigos transcrevendo nossos bate-papos.

Nessa temporada, o Dissidência Pop está publicando nossos bate-papos sobre Mahou Shoujo Site, o Finisgeekis continua publicando os bate-papos de Sakura Cardcaptor: Clear Card, o É Só Um Desenho publica os bate-papos de Sword Art Online Alternative: Gun Gale Online e Legend of The Galactic Heroes: Die Neue These, e o Anime21 publica os bate-papos de Hisone to Masotan!

Nessa edição conversamos sobre dois últimos episódios do anime: 11 e 12.

Episódio 11

 

Fábio "Mexicano":
Nesse episódio descobrimos muitas coisas:
– A confirmação sobre o sacrifício
– Como funciona em linhas bem gerais o ritual
– A solução da Hisone para conseguir voltar a pilotar
– Um primeiro vislumbre sobre como foi o ritual de décadas atrás com a Sada, e sua relação com a então miko

A ending não teve vocal! Uma forma criativa de mostrar que o anime está dando uma guinada dramática

Diego:
Eu vou dizer, não concordo com o anime de que a Hisone estivesse errada. Pensando na situação dela como indivíduo, ela nunca pediu por esse trabalho: foi literalmente enganada em ser engolida pelo Masotan e calhou que deu certo, além de ter sido mantida completamente no escuro sobre não poder se apaixonar. E pensando racionalmente, a decisão dela foi 100% correta. Amor não é um botão de liga e desliga, e se enquanto ela estiver apaixonada ela for incapaz de pilotar então tanto mais lógico que ela ceda o lugar. O anime tratando isso como ela tendo fugido, sendo que literalmente não havia outra opção, me incomodou um pouco.

Já sobre a revelação final, então de fato é preciso um sacrifício. Ugh… Esperado, mas ainda assim. Eu espero que o próximo episódio explique bem como funciona o ritual e porque é preciso que alguém morra. Talvez a pessoa tenha de ficar cantando até o dragão dormir, e uma vez ele dormindo não tem como sair de lá? Porque se sim, morrer de sede e fome parece um destino horrível! Bom, eu espero que o anime dê um jeito de terminar sem ninguém tendo mesmo de se sacrificar. Vi no Reddit levantarem a possibilidade da Sada se sacrificar, para poder ficar junto da garota que ama, o que soa… Ugh.

Gato de Ulthar:
Gostei bastante deste episódio, e ao contrário do Diego, creio que a existência se um sacrifício não destoe do que a série seja e esteja tentando passar. Além disso, creio que todos já esperávamos uma conclusão bastante dramática, devido a própria Mari Okada.

Discordo do Diego, para mim, a Hisone fugiu mesmo, ela abandonou tudo e foi embora, mesmo que não houvesse outra opção (na cabeça dela), havia muito a ser feito, a equipe não mediria esforços para tentá-la fazer aceitável ao Masotan, e se nada desse certo, ela vestiria aquele traje genérico que a Sada vestiu e pilotaria o dragão da mesma forma. Além disso, mesmo que ela não pudesse mais pilotar, esperava-se que ela não abandonasse as companheiras, e continuasse na base dando auxílio em outras áreas, como a Nao e a própria instrutora. Por isso, penso que entendi bem a raiva a instrutora quando a Hisone, na maior cara de pau, resolveu ir embora.

Vinícius Marino:
De fato, de uma perspectiva militar, aquilo foi imperdoável. Ela provavelmente fez um juramento se colocando a serviço do Japão. Mesmo que tenha de trabalhar com outra coisa, ela ainda é membro da força aérea.

O anime continua excelente como de costume, embora eu precise separar a apresentação da mensagem à mensagem apresentada. Achei as revelações previsíveis e um tanto decepcionantes. Nós já sabíamos que haveria um sacrifício. Já sabíamos que Hisone voltaria, como boa filha pródiga que é. E já sabíamos que a Sada tinha uma relação especial com a miko-mor, e que ela provavelmente seria o sacrifício.

Fico só me perguntando como raios eles conseguirão investir no drama com o elenco que têm em mãos. A Natsume é pintada como vilã. Mesmo se não fosse, foi introduzida de última hora só para entornar o caldo. Vê-la morrer, sinceramente, não será triste. Tampouco o seria o sacrifício da Sada, que já viveu uma vida plena ince agora está prestes e se reencontrar com o amor da sua vida.

Pela “matemática” da coisa, resta o Okonogi.

Diego:
Algumas pessoas no Reddit teorizaram que a própria Hisone poderia se sacrificar, por conta de uma fala sobre ela ser a “escolhida” lá no começo do anime, quando descobrem que ela encontrou e conseguiu ler o nome verdadeiro do Masotan.
Fábio "Mexicano":
Eu acho que não vai ter sacrifício nenhum 😛 A única forma de realmente subverter o sistema não é trocar um sacrifício por outro, mas sim eliminar completamente o sacrifício. Talvez a Sada tente se sacrificar. Faz sentido, ela quer “reencontrar” a amiga. Talvez a Hisone pense em se sacrificar. Fazia sentido até o episódio anterior, quando ela achava que não servia nem pro Okonogi nem pro Masotan – ora, se não serve para nenhum dos dois, pode pelo menos servir de sacrifício e assim a Natsume continua viva para o Okonogi e a Nao vai continuar se esforçando do seu jeito pelo Masotan. Nesse episódio a Hisone resolveu o dilema da escolha: não é preciso escolher, é preciso apenas priorizar de acordo com a situação e separar as coisas. Deu certo. Não acho mais que um sacrifício da Hisone faça sentido, mas ainda não é impossível. De um jeito ou de outro acho que o anime irá apenas passar por essas possibilidades (drama, enfim), para terminar não sacrificando ninguém no final. A Hisone vai descobrir que tem uma super habilidade de empatizar com dragões ou coisa que o valha, sei lá.
Vinícius Marino:
Por algum motivo, isso me soa ainda mais decepcionante que um sacrifício de última hora.
Fábio "Mexicano":
Depende de qual vai ser a solução, suponho. Ainda não tenho ideia do que possa ser feito para isso, mas acho que é o mais lógico, pelo menos.
Vinícius Marino:
Ok, eu sei que a letra miúda não é tão importante. Mas algumas coisas não consigo deixar passar. Temos um kaiju chtulhesco que pode destruir todo o Japão, um ritual secreto feito com pessoas super escolhidas para reverter o desastre, todo um build-up de que o bagulho, com o perdão da expressão, ficou sério.

Se tudo isso culminar em “não precisa de sacrifício. Chore um pouquinho, a gente coloca a música triste e depois todo mundo volta ao status quo” eu ficarei nervoso. Se fosse para terminar por aqui, que não me envolvesse a profecia secular do rei-mor dos dragões!

Fábio "Mexicano":
Bom, os dragões são perigosos, tratados como armas de guerra, mas são fofos como gatinhos 😛 Talvez só não conheçamos muito bem o dragão colossal (que na verdade é um peixe com o rabo amarrado).
Vinícius Marino:
Meu ponto é outro. Hisomaso elevou as stakes até um ponto em que eu quero uma tragédia. Você não leva sua história para esses meandros se não quer uma perda severa. Cabe aqui aquele meme de Os Incríveis:
Fábio "Mexicano":
Entendo. Mas conhecemos a autora, né? Qual a probabilidade disso acontecer? 10%? 0%? Menos do que isso? A não ser quando mandam ela fazer 😛 Gundam Orphans está cheio de tragédias no meio, mas é Gundam, tem que seguir uma fórmula, ela entrou no projeto com ele já começado, etc.
Vinícius Marino:
E isso é desculpa para o quê, exatamente? Se ela resolver fazer um remake de Romeu e Julieta em que os Montéquios e Capuletos fazem as pazes e todo mundo vive feliz para sempre eu tenho de gostar? Não senhor. Essa história merecia outro final, e se ela não está disposta a isso que escrevesse outra história. Não é como se a substância por trás da fantasia que ela invoca não pudesse ser tratada de várias outras maneiras.
Fábio "Mexicano":
Não é desculpa, é expectativa 😃 Eu entendo o seu ponto, e entendo o que te frustra, mas esperar por isso eu acredito que seja certeza de ainda mais frustração futura. O anime não vai ser melhor ou pior por causa da sua expectativa, claro, mas a sua experiência vai.
Vinícius Marino:
Eu adoraria ter a inteligência emocional para não me irritar em antecipado com coisas que sei que vão me irritar. Do contrário, acompanhar Gun Gale Online para nosso Café não me seria tão doloroso 😰
Fábio "Mexicano":
Se te consola, eu não consigo me preparar emocionalmente para assistir GGO também 😃
Gato de Ulthar:
Ahh, falando por mim, se tiver ou não um sacrifício, não ficarei triste, depende de como resolverão as coisas, se tirarem uma solução do nada para que todos vivam felizes para sempre, ai sim ficarei bastante puto, mas confio na qualidade deste anime cativante.
Diego:
Eu preferiria que não houvesse nenhum sacrifício, porque a ideia de sacrifícios humanos em plano século XXI não me é das mais agradáveis. Fosse pra ficar sacrificando pessoas e causando destruição era melhor tacar logo uma bomba nuclear nesse OTF gigante porque foda-se ele 😛
Fábio "Mexicano":
Quem é que quer um peixe gigante que passa a maior parte do tempo dormindo, não é mesmo? 😃 Aliás, ele é tão grande que sua ascensão deveria ter provocado um tsunami. Mas não vamos nos concentrar em detalhes…
Diego:
Ah, mas eu quero detalhes. Quero uma explicação bem detalhada de como funciona esse ritual e porque é de suma necessidade que alguém se sacrifique. Do contrário todo esse papo de sacrifício vai me soar uma artifício barato para enfiar drama na reta final.
Fábio "Mexicano":
Sim, esse detalhe eu quero saber também. Me referi ao tsunami, que só pensei agora que deveria acontecer 😛 Deveria, não deveria?
Diego:
E eu já adianto uma coisa: se for o que eu pensei de que é preciso uma Miko ficar cantando para ele adormecer e tals, eu exijo uma explicação de porque não poderiam usar a porcaria de um gravador apenas 😛
Fábio "Mexicano":
Bom, até a última vez que realizaram o ritual gravadores não existiam. E você sabe como o Japão tem frescura com essas coisas de “tradição” e etc. Mas eu já imagino que tenha a ver com a anastomose. As pilotas não podem se apaixonar para não ser absorvidas, e a miko precisa (precisaria) se apaixonar para ser absorvida, e talvez absorvida ela consiga sei lá, conversar direto com a alma da Magikarp glorificada e pedir por favorzinho pra ela dormir.
Vinícius Marino:
Sei que é hipocrisia da minha parte dizer isso, mas acho que você deveria maneirar suas expectativas, Diego. Para mim está bem claro que as explicações serão poucas e bem insatisfatórias. Na verdade, eu até sinto que Hisomaso está ficando mais absurdo com o passar do tempo. Tipo, a Sada deve estar com mais de 90 anos! Você imagina uma velhinha de 90 anos fazendo metade do que ela fez no episódio? Minha vó tem 91. Ela teria quebrado todos os ossos só para entrar no Masotan!

E ainda sobre o sacrifício, eu espero (e acharia mais interessante) um tributo não literal, tipo o Juízo Final de Sakura. Já imaginou que legal, para a proposta do anime, se elas tivessem que abrir mão dos seus sentimentos? Isso é algo que combina muito com doutrinas ascéticas. Para comungar com a divindade, é preciso abrir mão dos laços terrenos. É uma “morte”, de certa forma, mas que não implica no sacrifício stritu sensu.

Fábio "Mexicano":
Talvez a gente ainda descubra que a morte da miko não é necessária, e que o caso da amiga da Sada foi um acidente? Só chutando hipóteses aqui. O ritual é obviamente perigoso e envolve algum sacrifício, mas talvez não seja um sacrifício humano literal.
Vinícius Marino:
Pode ser. Aliás, achei muito estranho a roupa dela continuar lá, quase intacta, depois de tanto tempo. Fosse o dragão um ser vivo, mesmo que hibernante, aquilo já teria sido digerido! O que me leva a pensar se não há uma coisa mística em torno de tudo aquilo. Tipo uma “câmara das lembranças”
Fábio "Mexicano":
O aspecto caótico daquele lugar onde a Sada foi é bem difícil de explicar também
Vinícius Marino:
Agora eis o que eu faria se a história fosse minha: a miko da Sada fez o ritual sã e salva e perdeu todos os sentimentos pela Sada. A Sada ficou enciumada e matou ela. Talvez não com uma bala na testa, mas indiretamente, negando socorro ou algo do tipo. E aquele lugar é uma projeção igual à de Solaris, ou do final de 2001: Uma Odisséia no Espaço. Uma forma de uma inteligência não-humana (o dragãozão) tentar entender nossa mente.
Fábio "Mexicano":
Isso seria uma reviravolta sinistra! Mas explica o choro do Okonogi? Ele está apaixonado pela Hisone, por que ficaria triste caso a Natsume perdesse o sentimento que tem por ele? A não ser que seja perder não só os sentimentos, mas a capacidade de sentir em primeiro lugar. Isso seria triste de qualquer forma
Vinícius Marino:
Bom, vai ver não é só sentimento amoroso. Ele e a Natsume têm uma história. Imagina ser tratado como estranho depois de tanto tempo?
Fábio "Mexicano":
Pode ser também. Talvez ela esqueça completamente dele.
Diego:
Ainda não explicaria a roupa da miku jogada ali no vácuo 😛 Ou porque ta só a roupa, sem um corpo ali… A Miko fica pelada pra fazer o ritual, por acaso?
Fábio "Mexicano":
A teoria da projeção do Vinicius explica, ou algo nesse sentido
Diego:
Mas se fosse apenas uma projeção, porque a roupa estaria toda desgastada e rasgada?
Fábio "Mexicano":
Por que não estaria, décadas depois?
Vinícius Marino:
Em Solaris, a inteligência alienígena tem acesso às memórias, mas não sabe direito como os humanos funcionam. Daí que as projeções são todas meio falhas. Por exemplo: a namorada do protagonista aparece a ele com um vestido sem botões ou zíperes. Também pode ser uma memória mais ou menos real da própria Sada. Vai ver a miko morreu de forma “violenta” (caindo e se estropiando, por exemplo).
Gato de Ulthar:
Bom, não acho que o anime irá enveredar por algo tão sinistro ao estilo de Solaris, se for para morrer a Miko irá morrer, mas como? Pelo visto não é sendo comida pela dragão, será que o Okonogi tem que matá-la e espalhar seu sangue em alguma parte do monstro?
Fábio "Mexicano":
“Não vai ser sinistro” “Acho que o Okonogi vai ter que matar sua amiga de infância, que o ama” WTF, Gato, LOL 😂 😂 😂
Diego:
Matar e espalhar seu sangue, essa parte é muito importante 😂
Gato de Ulthar:
Faz parte do ritual. Espalhar não seria o termo, ele usará um daqueles pinceis tradicionais para desenhar alguns ideogramas. Com o sangue da Natsume claro.
Diego:
Ok, ok, matar e ai fazer desenhos com o sangue da sua amiga de infância. Percebe que está ficando cada vez pior, né Gato? 😛
Gato de Ulthar:
Para mim está ficando melhor, muito menos sinistro do que o próprio interior do dragão criar alucinações terrificantes.
Vinícius Marino:
Sem dúvida alguma é menos sinistro. Se nada mais, seria uma violência muito mais explícita (e, por isso, previsível). Mas acho tão improvável como a viagem de ácido à la Solaris. Por mais que me doa admitir, espero um sacrifício “convencional”, e um deux ex machina para salvar as meninas de última hora. (Mas ainda torço por um sacrifício abstrato como em Sakura)
Fábio "Mexicano":
Ok, vamos então à cena mais importante do episódio: o que acharam da fuga e retorno da Hisone? Não só opiniões de valor, como alguns aqui já deram, mas sobre a execução também?
Diego:
Foi… ok? Sinceramente, eu não tenho o que comentar. Era óbvio que ela ia voltar, então ela voltou e pronto. Só me incomodou aquela superiora dela insistindo em fazer birra mesmo com a situação ferrada na qual estavam – e olha que eu duvido muito que ela fosse a máxima autoridade ali.
Gato de Ulthar:
Não vi o ato dela como birra, foi até importante para ver se a Hisone estava mesmo motivada. E como já foi dito anteriormente, a Hisone fugiu e deixou todos na mão, não é somente ela afirmar que voltaria para consertar tudo, por isso essa cena foi importante. Mesmo sendo um tanto ridícula, gostei muito da mensagem que a Hisone se jogando de motoneta para o Madotan a engolir.
Vinícius Marino:
Estava essa semana mesmo comentando com um amigo sobre como muitas séries inserem uma “crise de fé” no último quarto de seu curso. É o velho cliché da “hora mais escura”: antes do clímax, é preciso que a personagem pise na jaca mais uma vez. Nem que tenhamos que colocar uma jaca de propósito sob seu pé e vendá-la para que não a enxergue. Achei formulaico e um tanto previsível, mas foi bem executado. A sequência da motocicleta foi WTF, mas o tipo de WTF que faz bem ao anime. Ver o Masotan sofrendo para voar com a lambreta e a Sada na barriga foi divertido.

Agora, falando em tomadas e WTFs, nada supera o Futomomo recebendo a cápsula das sacerdotisas como um supositório. Meu deus, é piada nível quinta série, mas eu não consegui não rir. Me pergunto se, antes de decidirem “montar” os OTFs pela boca, alguém tentou colocá-las… digamos… pelo outro lado também.

Fábio "Mexicano":
Pelo menos para sair por lá eles já têm experiência, conforme revelaram no primeiro episódio mesmo. E essa do Futomomo foi hilária mesmo. Incrível como o anime coloca uma piada, e uma piada besta pra caramba, em seu episódio mais dramático, em pleno arco final, e não pareceu destoar do resto.
Diego:
Estava esperando para ver quanto tempo levaríamos até tocar nesse ponto 😛 De fato, essa cena do Futomomo foi a coisa mais bizarra do episódio. Felizmente depois fica implícito que na verdade o contêiner estava sendo posto debaixo dele, já que quando ele desfaz a forma avião o vemos segurando-o.
Fábio "Mexicano":
Eu não assumo nada. E realmente prefiro acreditar que tava “bem lá”, é muito mais engraçado 😛
Diego:
Então ele “pôs pra fora” antes de desfazer a forma avião? 😛
Fábio "Mexicano":
Perfeitamente aceitável
Gato de Ulthar:
Uma cena muito engraçada e que combina muito com o anime, e ri litros também.

Episódio 12

 

Fábio "Mexicano":
Já deu tempo de todo mundo assistir o episódio final? 😃
Fábio "Mexicano":
E aí, o que acharam??
Diego:
1) Cadê o esqueleto da crush da Sada? 75 anos é o bastante para um corpo virar pó?
2) Se era só uma questão de meter a faca no coração do dragão, algo que literalmente qualquer um podia fazer, por que não usar um drone ou algum outro equipamento do tipo?
3) Como exatamente a Hisone saiu de dentro do dragão e, pera, ela ficou três meses zanzando por aquela montanha sem nem pensar em dar um sinal de vida pro povo preocupado?!

Ah sim, gostei do episódio. Apesar de algumas perguntas e algumas idiotices, foi bom ver que mantiveram o tom leve.

Vinícius Marino:
É… faço eco ao Diego. O episódio foi primoroso, como tudo nessa série. O detalhe da Hisone lambendo o Masotan antes de sucumbir ao dragãozão foi um toque de mestre. É raro achar animes com esse esmero e toque humano.

Por outro lado, achei tudo muito conveniente. Foi um final “justo”, e não foi ruim, mas de fato pareceu que eles apressaram a fita. Algumas das conclusões, como o último diálogo entre a Hoshino e o Zaito, ou a Sada e o ministro, pareceram abreviadas de cenas muito mais longas. Decerto não custaria dedicar um tempinho que fosse para se despedir adequadamente dessas personagens tão interessantes.

Gato de Ulthar:
Gostei muito deste último episódio de Hisone, creio que me deixará verdadeira saudade. Não é todo anime que tem esse primor em criar uma história envolvente desta maneira.

A solução dada ao sacrifício foi justa, pois seria bem a cara da Hisone ser impulsiva e tentar resolver tudo por ela mesma. interessante também ver que a Natsume não queria realmente morrer, sendo o confronto das duas um primor de execução.

Este episódio me fez pensar que realizar o “ritual” era o meio mais cômodo de resolver as coisas, já que vinha dando certo por séculos, se não milênios. Contudo, estamos numa época na qual podemos criar soluções modernas e com menos danos para um problema dessa monta, só basta quebrar a barreira do conformismo e tentar algo novo, o que foi que a Hisone fez.

Sim, tem uma ou outra coisa que ficou mal explicada, mas isso é tão irrelevante diante do resultado final de Hisone, que não tira 1% do ótimo resultado final obtido. É gostoso ter um anime que podemos elogiar com vontade, esse foi o caso de Hisone to Masotan.

Fábio "Mexicano":
Entre um final totalmente feliz e uma tragédia, Hisone não foi nem uma coisa nem outra. Eu queria muito ter visto a cara dela no final, queria que ela tivesse reencontrado todo mundo. Poxa vida, a gente vê como as mikos estão lidando com a vida, a Natsume em particular (gostaria de entender porque ela escolheu ser florista, mas isso é o de menos), vemos as demais pilotas, a Hoshino resolve seu conflito com o Zaito (o que foi um pouco súbito, principalmente considerando que tiveram três meses para isso), enfim. A Sada, o ministro, aparece todo mundo tendo algum tipo de fechamento. E a Hisone? A gente só escuta a voz dela. Sendo pateta, como não poderia deixar de ser. Gostei muito do episódio, mas isso me frustrou. Outras várias coisas aí podem ser criticadas, claro, mas nada me incomodou mais do que isso.
Vinícius Marino:
Sim, achei que Hisomaso foi covarde na sua conclusão. E não estou falando de lore, mas da trajetória pessoal de suas personagens. O conflito entra a Hoshino e o Zaito foi súbito demais. A Hisone sobrevive, mas as implicações de sua sobrevivência não são tocadas. A Hitomi e a Liliko são jogadas no escanteio. De personagens curiosas, viraram paródias delas próprias. E o conflito geral… Fábio disse tudo. Tentaram ser tristes e felizes ao mesmo tempo e não foram uma coisa nem outra. Foi um final sem peso. Um tanto frustrante para uma série com esse potencial. Acho que eu até preferiria um final “everybody dies”, a despeito do cinismo. Pelo menos sairia com uma impressão forte. 😛
Diego:
Eu não sei se tentaram ser tristes, para ser bem sincero. Olhando bem, em nenhum momento o episódio teve o tom necessário para ser triste. Mesmo quando a entrada para o Mitatsu-sama estava se fechando, a cena corta com a Hisone lambando o Masotan. E mesmo após passar três meses, o clima geral na base era bem leve. Ninguém ali acreditava que a Hisone havia morrido, e nisso não sobra tempo para o expectador acreditar.

Agora, é verdade que finais felizes são bem menos impactantes. Finais agridoces tendem a ficar muito mais na memória, e não à toa grande parte dos animes mais conceituados são justamente obras com finais não 100% felizes.

Gato de Ulthar:
Eu sinceramente gostei do tom otimista do final de Hisone, com todo mundo na base reconhecendo e aceitando que ela voltaria uma hora ou outra, só sendo questão de tempo. Isso mostra como a Hisone evolui como ser humano. Mas teve uma coisa que me deixou perplexo. Lembram que nos primeiros episódios a Hisone leu uns ideogramas dentro do Masotan, tanto é que foi dessa forma que ela descobriu o seu nome? Não haviam dito que era um “sinal” ela ter descoberto o verdadeiro nome do dragão? O que nem a sua antecessora nem a Sada tinham descoberto?

Que importância teve isso? Não consigo me lembrar de nada…

Diego:
Não serviu para absolutamente nada 😃 Nunca nem ao menos descobrimos se os demais dragões possuem placas iguais ou mesmo de onde veio aquela placa dentro do Masotan.
Fábio "Mexicano":
Confesso que esperava mais disso mesmo, mas no final das contas os dragões são pouco relevantes, não chegaram a se tornar personagens completos, então influenciou pouco. Foi só uma pista falsa no começo do anime.

No final das contas, esse foi só um episódio para fechar as pontas soltas. Não aconteceu nada que realmente não fosse previsível, eu acho. Alguém discorda? Vamos encerrar a série então? O que acharam não só desse episódio, mas de Hisone to Masotan como um todo?

Gato de Ulthar:
Hisone foi anime muito bom. Não posso dizer que foi super inovador ou chocante, ele foi competente no que se propôs ser. O final foi sim previsível, mas por acaso podíamos esperar algo diferente? Hisone foi Hisone até o fim.
Vinícius Marino:
Hisone foi uma série primorosa. Na minha opinião, a melhor dessa última leva do Café. Uma produção impecável, uma história que surpreende quando precisa surpreender e não tem medo de seguir convenções. O diálogo, como eu disse várias vezes, é um dos mais bem escritos que já vi em qualquer anime de temporada e prova que a Mari Okada está se tornando uma das melhores roteiristas da sua geração.

O final foi um tanto decepcionante. Senti um descompasso entre o clima leve que pontuou a série e a altura das stakes que Okada trouxe à mesa. Acho que isto é sinal de que ela tem uma facilidade maior para diálogo que para lidar com grandes arcos narrativos. Deu um passo maior que as pernas, por assim dizer, mas não tenho dúvida que seus próximos trabalhos serão ainda melhores.

Diego:
De fato foi um anime muito bom, ainda que meu entusiasmo para com ele não seja tão grande quanto o do Vinicius 😃 Ainda assim, do ponto de vista técnico foi uma excelente produção, com uma animação fluida e expressiva que não vemos o tempo todo. Eu sinto que o anime teve um elenco maior do que soube trabalhar, mas ainda foram personagens interessantes, sobretudo a própria Hisone. Eu gosto de finais felizes, então não realmente me incomodo com a falta de impacto deste, mas certamente gostaria de uma explicação de como a Hisone saiu do dragão. Em todo caso, e seja como for, foi um anime divertido de acompanhar.
Fábio "Mexicano":
Eu adorei Hisone to Masotan, e em particular amei a Hisone. Foi um dos melhores animes dessa temporada e do ano inteiro – e poderia estar em qualquer lista de melhores animes de seu gênero ou tema. Mas o final, ai! o final… Não foi ruim, longe disso, mas faltou alguma coisa. Alguma coisa que separa um anime excelente em sua época de um clássico atemporal. Claro que não é só isso que define que animes serão lembrados para sempre, mas Hisone to Masotan deu uma rasteira em si mesmo com esse final corrido e um pouco indeciso, enormemente diminuindo suas chances de conseguir se perenizar na memória de quem o assistiu e de quem ainda o assistirá.

Comentários