O que eu vi? Não sei. Em meio a tantas referências da cultura japonesa e de diversas partes do mundo, eu fiquei bem confusa. Os personagens do anime ficaram especialmente confusos. O que você pensa que mudou nesses 18 anos? Eu nasci em 1990, que é a época em que o Papai está se referindo, apesar de todo o elenco e paisagem estar jogando isso na sua cara.

Na verdade, o primeiro anime de Bakamon, “Tensai Bakamon” (Bakamon, o Gênio), passou entre 25 de Setembro de 1971 e 24 de Junho de 1972, somando um total de 40 episódios. Na verdade, eles estão se referindo mais à época em que o mangá estava sendo lançado, que foi entre 1967 e 1992, somando um total de 38 volumes encadernados, sendo originalmente lançado na revista Shounen (Weekly) Magazine. O autor desta obra se chama Fujio Akatsuka, o qual faz o character design de Osomatsu-san (eu não vejo esse anime, mas quem vê deve perceber muita similaridade).

E percebemos que o primeiro episódio de “Shinya! Tensai Bakabon” (Madrugada! Bakabon, o Gênio, ou melhor ainda Bakabon, o Gênio, de Madrugada) quer mostrar para todos os espectadores quanto o mundo mudou desde 1990. Claro que sei que muitas coisas mudaram, mas uma coisa é que a juventude atual nunca perceberá isso com o mundo tecnológico que caiu bem na palma de suas mãos. O pessoal de hoje não precisa mais se preocupar com calças que vão até o peito ou computadores com telas de tubo que ficam amarelados com o tempo.

Nunca precisarão ver animes de 1971 com aquela qualidade ruim da época (que para aquele tempo já era um avanço ter tanta qualidade de cor em sua tela), e também não precisam sair na rua para encontrar com as pessoas (isto é, só se quiserem)! Telefonar para quê se podemos mandar mensagens (isso é muito bom, porque eu odeio falar ao telefone, mas antes o preço do telefone fixo era exorbitante, então ainda bem que houve essa mudança).

Mas este episódio de Bakabon não quer que você perceba somente este tipo de mudança. Se considerarmos muitos animes antigos em que os produtores quiseram manter as características de uma época que não existe mais, o Papai de Bakamon não quis seguir mais essa “originalidade” e quis mudar por completo, mostrando referências de 1990 até a época em que vivemos. Acredito que quem goste de uma comédia que faça algum sentido em até determinada parte vai gostar bastante, da mesma forma que gostei.

O Papai de Bakabon mudou tanto que até a “abertura” teve o nome da empresa dele citado.

Comentários