A adaptação em formato de OVA de Asagao to Kase-san, o conhecido mangá yuri de Hiromi Takashima, é um romance dos mais adoráveis e envolventes de 2018. Duas escolhas contribuem para que a narrativa flua sem pressa e de maneira prazerosa: diferentemente do mangá, o OVA, com direção e roteiro de Takuya Satou (Steins;Gate [2011]) e produção do estúdio  Zexcs, não apresenta o florescer da relação entre Yui Yamada  e Kase Tomoka, que nos é mostrada em curtos flashbacks no início e em alguns momentos dos seus 58 minutos de duração, isto é, o namoro já está em andamento. A segunda opção é ter em vista os sentimentos das personagens. Quanto a isso, não há conflito, elas não têm dúvidas sobre as suas emoções. Yui e Kase-san se amam. Essa convicção ao mesmo tempo oferece o que há de humor no OVA: elas estão descobrindo o que é e como se comportar em um relacionamento romântico, o que ocasiona alguns desencontros, reflexo da inexperiência delas (mais de Yui, já que Kase-san parece já ter se relacionado com uma garota anteriormente).

Ainda que o clichê “apesar de sermos duas garotas…” surja logo na abertura, Asagao to Kase-san está mais interessado no registro de um sentimento que é indubitável, mas que precisa passar por um processo de amadurecimento (descobrir como cuidar de uma relação amorosa). Neste sentido, os desafios do casal não tangem a uma terceira pessoa que chega para testar o vínculo entre Yui e Kase-san ou ao enfrentamento do julgamento alheio, do preconceito (o namoro não é vivido em público). E é bom lembrar que só há um personagem secundário relevante, Mikawa, apelidada de Mikawacchi, a melhor amiga de Yui, que a apoia quanto aos laços afetivos com Kase.

A desajeitada Yui e a exuberante Kase já começam o OVA em um relacionamento sério.

Os obstáculos concernem à popularidade de Kase e o tempo que elas têm para ficarem juntas, a um desentendimento em Okinawa, durante uma viagem escolar à cidade, que ocorre por Yui ver a namorada nua e se sentir envergonhada (trazendo à tona questões como a insegurança com o corpo e o medo da rejeição) e a escolha de Kase-san em ir para uma universidade em Tóquio enquanto Yui  opta por estudar artes em uma instituição de ensino superior feminino local.

Muitos dos conflitos, mesmo que sejam originados por fatores externos, ganham sustentação e amplitude a partir da personalidade de cada uma delas. Alguma diferenciação entre elas está fortemente ligada a arquétipos. Yui é uma garota loira, de estatura baixa, tímida, estudiosa, membro do clube de jardinagem (algo pelo qual é apaixonada). Kase tem cabelos pretos, é alta, atlética, uma corredora com potencial para o estrelado e popular. No entanto, o OVA articula com delicadeza e sagacidade as dessemelhanças, tornado algo encantador as personalidades distintas e o quanto isso as aproxima.

Desejo e ingenuidade em um momento que transborda amor.

A arte de Asagao to Kase-san apresenta um estilo condizente com a leveza da história, e que torna as cenas de paisagem realmente fascinantes. Em certas passagens, as cores e o tom narrativo criam uma ambiência onírica. Algo que não afasta o romance do cotidiano e das dificuldades, mas pontua que o amor tem seus elementos de devaneio, fantasia.

Kase-san interrompida pela campainha estrondosa do celular quando o clima começa a esquentar.

O design das personagens merece destaque, haja visto que combina com perfeição as suas características com expressões e movimentos, dando algo de particular as protagonistas: Yui é delicada, desajeitada e reservada e Kase é exuberante e mais decidida, porém, em certas ocasiões, consegue se mostrar acanhada. Para isso, folhas aparecerem sobre a cabeça de Yui quando ela está aflita ou excitada (a jardineira apaixonada) e os olhos de Kase-san são extremamente comunicativos, revelando seus sentimentos de modo penetrante.

Elas têm um amor para chamar de seu.

A cena do pesadelo de Yui, fruto de seu receio de viver longe de Kase-san, é um dos pontos altos do filme. Além de sua importante função narrativa, é de uma beleza impressionante, um mergulho em um oceano de temores, seja da separação, seja do conformismo com o seu futuro.

A trilha sonora é calma, reconfortante como o tom do OVA, mas também a música sabe jogar com as interrogações (poucas, é verdade) que assombram as garotas. No geral, a música nos transporta com facilidade tanto pelo que está à vista no romance, quanto pelos seus recantos.

Resolvendo o desencontro: quando questões relacionadas ao corpo causam ruídos na comunicação.

A atmosfera de Asagao to Kase-san mostra-se alentadora, convidando a audiência a seguir uma história de amor em que os seus sentimentos das personagens são estáveis e não há vergonha a respeito dos afetos que compartilham. Contudo, a necessidade de crescer e de revelar até onde podem chegar para permanecerem juntas constituem o drama que acompanha o namoro.

Yui incorpora Kase-san e corre rumo à felicidade.

Asagao to Kase-san é um romance yuri com protagonistas bem desenvolvidas, fortes (mesmo que careçam de alguma ambiguidade para torná-las mais consistentes), e cenas divertidas, fofas e apaixonadas (sem exagero a respeito da sexualização das personagens), em que o amor é tão real, que é um sonho que se vive de olhos bem abertos.

P.S: Há uma cena pós-crédito sobre a linguagem das flores que define de forma encantadora o sentimento entre Yui e Kase. É de causar um largo sorriso no rosto.

Comentários