Harukana pode ser sobre vôlei de praia, mas não está deixando a peteca cair de jeito nenhum! Outro ótimo episódio começando o que deve ser um arco de treinamento, mas sem parar de desenvolver a relação da dupla das protagonistas, seja através de uma declaração com biquíni, ou de uma forma de chamar que expresse confiança. Àquelas que sonham alto como um bloqueio, vão e voem Harukana!

Após uma vibrante apresentação no início do semestre letivo, logo a Haruka é cercada por tentações que fariam brilhar os olhos de qualquer garota da sua idade, mas não costumam ser aproveitadas por uma atleta, cujo sacrifício de tempo livre para o lazer é convertido no prazer de praticar um esporte e alcançar algum resultado que também deve ser divertido a sua forma. Quando há uma sintonia entre duas pessoas, ainda que de formas diferentes, elas sempre agem em paralelo, e foi isso que deu para ver nesse episódio, a Kanata buscando melhorar o diferencial e a Haruka buscando fortificar o básico.

Além da intenção de melhorar, e da necessidade de treinar duro para tal, as pequenas preocupações de uma dupla não deixam de ser exploradas na trama, como encontrar um biquíni que agrade ambas ou se tratar apenas por nomes próprios – sem honoríficos que denotem uma complacência que pode ser nociva para a confiança entre elas. Esses detalhes podem parecer insignificantes em um primeiro momento, mas caso eles não sejam resolvidos podem provocar uma instabilidade prejudicial a dupla.

Realmente parecem um casal de namoradas, né? Nada contra, muito pelo contrário…

Como os problemas lançados na areia, o anime acerta ao fazer com que eles venham a se resolver de maneira natural, de acordo com o progresso das situações e sem apelar para o emocional do público.

Por exemplo, o fato da Haruka trocar a diversão pelos treinos poderia ter gerado um conflito que não seria interessante a trama, além de que não bateria com a personalidade que ela veio demonstrando até agora. Outro exemplo, a escolha do biquíni poderia ter gerado uma briga de preferências, mas foi a capacidade de ambas de ceder que a evitou, e não parou aí, pois a percepção da Haruka propiciou um momento posterior belíssimo e único – só possível por ela desejar ver a parceira ainda mais feliz.

O episódio teve muito fanservice sim, mas ainda dentro do que poderia sem ficar apelativo.

A ida ao shopping para a compra dos biquínis não foi divertida apenas por suas cenas cômicas, mas também por terem feito uma introdução leve e descontraída de duas personagens que têm tudo para voltar a trama, afinal, essa nova dupla que apareceu também disputará o campeonato no qual as garotas do clube vão entrar. Além disso, o momento também foi útil para apresentar de maneira bem sutil a personagem que logo deve participar do núcleo das protagonistas. Ela vai ser a assistente que agirá como um terceiro elemento para Harukana? Estou animado para descobrir se vai ser isso.

A “declaração de biquíni” que veio após as compras foi um dos pontos altos desse episódio, porque, apesar de inusitada, a situação da Haruka bordar os biquínis da dupla sem conhecer o significado do bordado é o tipo de coisa que podia se esperar da personagem, o que não é ruim se pensarmos que, ainda assim, o conteúdo foi surpreendente, mas não foi além na comédia ou no constrangimento e sim reforçou um laço que ainda está tomando forma – a qual será moldada pelas atitudes das duas.

Deve ser muito legal fazer dupla com alguém tão bacana quanto a Haruka, né?

O que vem a seguir são dois outros excelentes momentos que fecham o episódio com chave de ouro, a Narumi sabendo da situação da sua antiga parceira, e a nova best buddy (melhor amiga) da Kanata indo além para estar à altura dela – uma baixinha que se agiganta na areia. O flashback foi bom para dar ao público a certeza de que a Narumi nunca deixou de apoiar a Kanata – e nem de torcer por ela.

Mesmo a frustração que sentia por não ter sido capaz de ajudar a amiga ou o ciúme que demonstrou quando viu o nascimento da dupla Harukana, nada foi capaz de aplacar sua vontade de realizar seus próprios sonhos e de ver aquela que lhe apresentou a essa paixão fazendo o mesmo. Eu já gostava da Narumi, mas depois desse flashback vi que ela é ainda mais gentil, legal e madura do que eu pensava.

O episódio termina com mais uma resolução natural do que poderia ter virado um grande problema com dramalhão desnecessário, mas, na verdade, se tornou algo para dar forma e força a dupla. No vôlei de praia a forma como a Kanata trata outra pessoa deve estar ligada ao quanto de seriedade ela enxerga nela, o que ela pôde sentir na prima não só por seu ânimo para o treino extra, mas também por ela ter priorizado os treinos, a boa relação da dupla e a proatividade para fazer a companheira se sentir à vontade, se sentir amada e valorizada. Haruka deixa qualquer príncipe encantado no chinelo!

A força do yuri bait é forte nesse anime! Eu acho muito fofo ver as duas juntas assim! 

Foi um conjunto de ações que foram sendo muito bem desenvolvidas ao longo do episódio, todas necessárias para que no final as duas começassem a se chamar apenas por seus nomes como se fosse a coisa mais natural do mundo, sem complacência ou desconfiança, mas sim a certeza de que uma pode contar com a outra e considerá-la alguém que também leva o vôlei de praia a sério. O episódio foi tão bom e apaixonante que me fez querer torcer ainda mais por essa belíssima dupla!

É de bloqueio em bloqueio, de largadinha em largadinha – eu sabia que conhecia essa jogada, foi só a tradução da CR que me confundiu mesmo –, de recepção em recepção que a Harukana vai evoluindo para se tornar uma dupla de vôlei de praia ainda melhor. Até o próximo episódio desse ótimo anime!

Harukanaservice

P.S.: A “atribuição incorreta de excitação” que a Haruka cita é nada mais que a errônea interpretação de que a excitação fisiológica prolongada está relacionada a circunstâncias subsequentes. Acho que ela usou o termo para justificar o porquê da Claire se acalmar quando vê a silhueta de costas da irmã.

Comentários