Bom dia!

Em animes, normalmente personagens que chegam para causar desarranjo no status quo, como a Hikari, chegam com um senso de propósito e objetivos bem claros. Eles podem não saber de tudo, mas sabem muito bem o que estão fazendo.

A Hikari parece que não sabia isso direito. Em outra nota rápida, primeiro episódio sem um combate, o que achou disso? Starlight poderia se sustentar sem as batalhas surreais?

Acredito que esse episódio teve duas mensagens. Uma delas eu acredito que seja o objetivo dos criadores, que está ali no episódio mesmo e que não sou só eu viajando na maionese. A outra faz bastante sentido, eu vou explicar e aposto que você vai concordar que faz sentido, mas ao mesmo tempo pode sim ser só coisa da minha cabeça.

Primeiro, o que eu tenho certeza (e até “certezas” devem ser relativizadas, principalmente em um anime que é pelo menos 50% surreal): algo sobre trabalho em equipe e sua implicação para a noção de “Top Star”. Logo depois da Karen convencer a Hikari de que é possível mais de uma pessoa “vencer”, que não é necessariamente um torneio de todos contra todos, tem a cena da escola em que todas as garotas juntas encobrem o sumiço de Karen e Hikari. Não só elas trabalharam juntas, como foi algo que só poderia ser feito por todas elas juntas. Uma peça de teatro, mesmo que haja um protagonista, ainda assim só é possível porque é o trabalho conjunto de várias pessoas. Mesmo quando há apenas uma pessoa no palco, há outras tantas nos bastidores. Aos olhos do público a “Top Star” é quem brilha mais, mas aquele brilho é de verdade o resultado do esforço de todo mundo. E isso é apenas um nível em que a noção de “Top Star” é desafiada.

Todas as garotas atuam juntas para encobrir a ausência de Hikari e Karen

Mesmo assim, algum realismo é importante. Entendendo Revue Starlight como um coming of age, a Karen do começo do anime não estava pronta para passar pela “audição” (para a maturidade). Dá para dizer que mesmo no episódio anterior ela não estava. No começo do anime ela simplesmente não achava que precisava participar, que já estava tudo bom, tudo bem, estava satisfeita com seu cotidiano e com as coisas se resolvendo sozinhas. E até o episódio anterior ela achava que era só se apresentar para os combates que já estaria fazendo o suficiente – daí ela foi lá, inequivocamente dividiu o palco com a Maya, mas não “sentiu” que estava lá. O surreal em Starlight aplica sucessivos choques de realidade na protagonista.

A segunda mensagem reconheço que possa ser só coisa da minha cabeça mas ainda assim é bem legal: quem só corre atrás nunca alcança (ou chega ao topo). Hikari está indo de aquário em aquário, e Karen está perseguindo ela, tentando alcançar a amiga de infância. A hora que ela foi pro terceiro aquário me pareceu óbvio que seria estúpido a Karen continuar indo exatamente para o aquário onde ela viu a Hikari, porque até ela chegar lá a amiga já teria ido embora. O que me fez realizar que isso possa ter relação com as audições, ou imaginar que tenha relação (quem sabe?), foi a Hikari perguntar para a Karen, via mensagem, logo depois disso, “Por que você perdeu?”.

Por que, não é? Excelente pergunta

É uma questão de entonação, e texto escrito não transmite entonação, então não sei qual foi a intenção da pergunta. Pode ser apenas o caso da Hikari estar decepcionada com a Karen, achando que ela ter perdido foi mesmo um desastre – ela diria mais tarde no episódio que “perder na audição implica perder o que lhe é mais importante”, e no caso da Karen, provavelmente, a amizade e a promessa com a Hikari é o que ela tem de mais importante, e a Hikari estava indo embora, então essa interpretação faz sentido. Mas eu prefiro a minha alternativa.

Para mim, Hikari fez uma pergunta retórica, isto é, ela já sabia a resposta, mas estava provocando a Karen com a esperança de ensinar algo a ela fazendo-a perceber por conta própria. A Karen perdeu para a Maya porque se limitou a tentar alcançá-la, mas como no Paradoxo de Aquiles e a Tartaruga de Zenão, ao chegar onde Maya estava, Maya não está mais lá porque alcançou um lugar ainda mais alto. Foi por isso que Karen sentiu que sequer esteve no mesmo palco que a colega.

Como muito bem estabelecido pelo episódio, porém, Hikari não sabe muito bem o que está fazendo. Ela trancafiou Karen no episódio anterior para evitar que ela lutasse contra Maya e perdesse, como perdeu, mas se a Karen não tivesse comparecido à luta ela teria perdido mesmo assim, por desistência. Hikari ficou genuinamente surpresa quando escutou a amiga falar isso. Estava escrito na testa dela “Tem razão! Não pensei direito!”. Isso diminui consideravelmente a chance (que já me parecia pequena) de que a Hikari tenha pensado em uma forma esperta de tentar mostrar para a Karen qual foi o seu erro – até porque o anime não voltou a tocar nisso, é algo que Karen ainda precisa aprender.

Não obstante, acho que o meu exercício mental é válido. Pode não ter sido a intenção dos autores originais, mas eu consegui pensar e absorver isso assistindo esse episódio (mesmo antes da pergunta, como citei acima), e isso em si tem valor. O que você acha? Ou, como a Hikari, você também não sabe?

Comentários