Bom dia!

Você tem um sonho? Se não tiver não se preocupe, você não é obrigado a ter um sonho, não importa quantos anos tenha. A vida já é complicada o bastante sem nos cobrarmos por coisas abstratas e complicadas como “sonhos”. Mas adolescentes se aproximando da vida adulta costumam ter sonhos, ou pelo menos uma vaga noção do que esperam para o futuro. É típico da idade, e histórias como Shoujo Kageki Revue Starlight são escritas especificamente para tratar disso: a crise entre os sonhos adolescentes e a realidade do mundo.

Todas as garotas desse anime têm um sonho: se tornar a Top Star! Os desafios no caminho de cada uma são diferentes e suas motivações também são diferentes, mas todas elas são artistas e querem brilhar no palco. Isso não é diferente para a Mahiru, como não é diferente para nenhuma das garotas. A diferença de verdade está nos detalhes. A Maya tem a responsabilidade de manter-se no topo. A Junna quer brilhar para não se sentir apenas mais uma na multidão. A Karen quer brilhar junto com a Hikari. E a Mahiru … o que quer a Mahiru?

Uma garota do interior que se interessou por arte por influência da avó. Conquistou os corações de sua cidadezinha rural com seu talento e esforço, e então decidiu sonhar grande. Tóquio! Academia Seisho! O que para qualquer outra pessoa pareceria um sonho se tornando realidade, para Mahiru era só o começo e se transformou rapidamente em pressão. Para sua avó, a memória da neta entrar em tão prestigiosa escola é um tesouro que ela guarda com carinho, mas a própria Mahiru logo se viu como uma estranha em uma terra estranha. Eu nasci e cresci em São Paulo, uma cidade gigante, então não consigo imaginar o choque de quem veio do interior rural para cá, mas sei que tenho leitores que conhecem essa experiência. A caipira Mahiru estava em Tóquio para fazer e estudar algo que ela gosta muito, para se tornar uma artista, mas chegando lá, não bastasse a opressão da cidade grande, ela conheceu tanta gente tão boa e talentosa que começou a duvidar de seu própria habilidade. Foi aí que ela conheceu a Karen.

Karen salva Mahiru pela primeira vez, quando a garota do interior estava muito insegura na companhia de tantas outras garotas talentosas

Sim, ela se apaixonou. Apenas uma paixonite adolescente, provavelmente, mas talvez algo mais profundo, de todo modo não importa. A Karen estendeu a mão para ela, a confortou, e como isso era tudo o que Mahiru precisava naquele momento a garota do interior se apegou instantaneamente. Mas a Karen não era uma das garotas mais esforçadas e talentosas dali, parecia que estava lá apenas para se divertir como uma criança, e por isso acabou se apoiando na amiga. Mahiru não se importou nem um pouco, pelo contrário, ela encontrou uma nova razão para estar lá, um novo motivo para sorrir. Assim como Futaba apoia Kaoruko, Mahiru apoiava Karen, com a diferença que a Kaoruko pelo menos sabe a hora de ser séria.

Com o tempo, e, francamente, em má companhia, Mahiru se esqueceu de seu objetivo original. Agora ela tinha um novo objetivo: ficar para sempre com Karen. Para isso ela não tinha concorrência! Não até a Hikari chegar. Karen se reencontrou com a amiga, se lembrou da promessa, tentou chegar ao topo e descobriu o que estava fazendo errado até então – não se esforçava. Mahiru não teve nada a ver com isso. Estava apenas assistindo Karen de longe, da mesma forma que no auge de sua insegurança antes de se apaixonar estava apenas assistindo Claudine e Maya de longe roubando os holofotes no Starlight. Se perdesse Karen, o que restaria para Mahiru? Era tudo culpa da Hikari, tudo mudou depois que ela chegou!

Hikari sempre aparece para “se meter” entre Mahiru e Karen

De acordo, cada vez que ela se aproximou simbolicamente da Karen nesse episódio – de seu travesseiro, sua toalha, sua garrafa -, Hikari surgia do nada. É como se ela estivesse lá só para separar Mahiru do seu sonho. Mas era esse mesmo o sonho da neta de sua avó? Ela duelou com Karen, em uma quase-declaração de amor, e seu cenário cruzou com os cenários das demais lutas acontecendo ao mesmo tempo, como se ela estivesse tentando mostrar alguma coisa para a Karen para convencê-la. Mas no final foi Karen quem a convenceu: Mahiru tinha seu próprio sonho desde antes de conhecê-la: ela queria ser uma artista para fazer os outros sorrirem. Isso a faz feliz. Lembrar disso foi libertador.

Karen salva Mahiru pela segunda vez, agora a lembrando de seu verdadeiro sonho

Mahiru ainda está apaixonada por Karen, mas agora conseguiu voltar a focar em seus objetivos. No final, todas puderam ver como era a verdadeira Mahiru antes dela chegar à Academia e qual era o seu sonho e o seu talento, enquanto saboreavam as batatas de sua avó preparadas pela Banana. Banana, aliás, que foi a única a não lutar nesse episódio e que está sendo pressionada pelas suas colegas da equipe dos bastidores a fazer de Karen e Hikari as protagonistas, com o que ela parece um pouco contrariada. Será Banana a próxima adversária de Karen?

Comentários