Jagaaaaaan é uma mangá seinen serializado desde fevereiro de 2017 na revista Big Comic Spirits (Oyasumi PunPun, Uzumaki e 20th Century Boys), uma revista seinen que costuma ter obras que tratam sobre: esportes, culinária, negócios e relacionamentos amorosos. Conta com 46 capítulos em português (57 em inglês) e 5 volumes até o momento. Os gêneros dessa obra são: mistério, drama, horror e sobrenatural. Já gostaria de avisar que esse mangá é +18 por conter extrema violência, sexo e mutilações. Os autores são Muneyuki Kaneshiro (história) que também é o criador do anime Dragon Collection, do mangá Kamisama no Iutoori, entre outros; Como ilustrador temos Kensuke Nishida que foi responsável por I Am a Hero in Nagasaki. Lembrando que essa indicação conterá spoilers da obra, mas nada que prejudique sua experiência enquanto lê.

A história conta sobre a vida de Shintarou Jagasaki, um policial de bairro que possui uma vida tediosa, ou pelo menos é a visão que ele tem. Basicamente, Jagasaki está cansado de seu trabalho onde tem apenas aborrecimentos e sua vida amorosa que caminha para um casamento tedioso, novamente, na sua visão. Ou seja, ele está completamente insatisfeito com o rumo que sua vida vem tomando mas não é como se procurasse uma forma de mudar tudo isso ou apenas fugir desse destino “assustador”. E tudo isso chega ser engraçado porque tirando o emprego dele que não é lá essas coisas (ou ao menos é representado de uma forma que dê para entendê-lo), sua vida amorosa não deveria ser uma chateação e ele nem deveria ter do que reclamar afinal, sua namorada quer construir um futuro com ele e o mesmo simplesmente não consegue se decidir ou ser sincero sobre sua opinião em relação ao assunto. A única coisa que ele consegue pensar e desejar é em atirar nas pessoas que o aborrecem diariamente, porém, mal sabe ele que esse desejo mudará sua vida por completo.

Após uma chuva um tanto incomum de sapos, sua vida começa a mudar por completo. Esses sapos são criaturas que se alimentam dos desejos remoídos das pessoas e, com isso, transformam seu hospedeiro em um monstro que pode ter variadas formas e tamanhos de acordo com os seus desejos. Ele acaba se tornando um caçador desses “sapos enlouquecidos”, ou melhor, de humanos fraturados (pessoas que se tornam hospedeiras desses sapos) e juntando o útil ao agradável, decide seguir por esse caminho onde ele pode se tornar um herói. Ou melhor, não é como se houvesse alguma outra opção pois ele também é um humano fraturado (com a diferença de que desenvolvimento de seu sapo é mais lenta por ser um girino ainda) e para continuar tendo sua parte humana ele precisará derrotar aqueles que já se transformaram e assim, obter bolotas de merda vindo de seu ajudante, Doku-chan, uma coruja que come os sapos fraturados e desconhece sobre sua própria origem mas possui o conhecimento necessário sobre os inimigos.

Qual será o fim desse quase herói?

Por fim, Jagaaaaaan além de possuir uma arte extremamente bem feita, possui críticas e questionamentos sobre a felicidade e outros temas tão presentes em nossa vida. Todas essas questões abordadas no mangá são feitas de forma sutil e clara por meio dos humanos fraturados e seus desejos. Algo que vale a pena ser mencionado também seria sobre a posição de Jagasaki sobre sua situação. Não podemos considerá-lo um herói, mas não porque o mesmo não tem uma atitude ou pensamento de um, mas sim, porque a obra nos faz refletir sobre esse conceito a cada capítulo. No final, pode-se dizer que Jagasaki é apenas um anti-herói em busca de uma vida emocionante, onde ele possa atirar nas dificuldades que surgem em seu caminho.

Comentários