Bom dia!

Já se vão quatro anos desde aquele dia de 2014 em que, por impulso, coloquei o Anime21 no ar. Não totalmente por impulso: eu já estava há anos ensaiando para criar um blog, só nunca havia recebido aquele empurrão que me faltava.

Como continuei sem receber empurrão nenhum, me auto empurrei-me a mim mesmo e, nossa, olha só onde chegamos!

Nos anos anteriores eu contei um pouco da história do blog, de como ele havia evoluído naquele ano em particular. Dessa vez resolvi fazer diferente e pedi para que algumas pessoas me contassem alguma coisa.

Especificamente, pedi para que alguns redatores, parceiros e leitores me dessem seus testemunhos sobre o Anime21. Vamos lá entender o que é o Anime21 a partir dos olhos e das palavras de outras pessoas que não eu mesmo?

 

Redatores

Temos uma grande equipe de redatores, da qual eu me orgulho muito.

Na nossa longa jornada, alguns pararam de escrever aqui, com alguns faz tempo que não conversamos, mas isso é assim porque a vida é assim. No meu coração, sempre serão membros do Anime21 – e estão sempre convidados a retornar.

Pedi que alguns redatores ainda na ativa me dissessem um pouco porque entraram aqui e o que o Anime21 significa para eles. Veja o que disseram:

 

Tamao-chan

Olá, eu sou a Tamao-chan. Faço parte do Anime21 desde maio de 2016. Entrei para o blog porque encontrei a oportunidade perfeita para escrever sobre os animes que acompanhava o mangá. Isso no início, pois o leque depois foi aumentando. Comentei até mesmo sobre animes que nunca tinha ouvido falar do mangá e que, ao final, achei bem legais (alô, Fukumenkei! Sofri nos primeiros quatro episódios). Após um tempo, também tive a oportunidade de escrever sobre temas que tenho vontade, como filmes, ou temas super em alta, como fiz nos artigos sobre Gals. Aqui tem mais liberdade de escolha e tudo pode ser conversado e acordado, e isso me deixa feliz.

 

Happy kitten!

Aww Tamao, você falando assim eu fico encabulado 😳 !

 

Isabella

Olá, tudo bem? Eu sou a Isabella – ou Bella, principalmente pro pessoal da equipe – e eu faço parte do Anime21 desde o final de 2016, apesar de estar meio sumida ultimamente – algo que pretendo mudar nessa nova temporada –. Sempre tive um imenso carinho com relação ao blog, já que tive ótimos momentos por lá, mas o que me motivou me candidatar para a vaga de redatora foi o fato de que eu sempre gostei muito de ler e escrever textos – tive uma adolescência cheia de fanfics – e tenho um imenso carinho pelos animes, algo que esteve comigo por boa parte da minha vida. Além disso eu me encontrava em um momento onde eu estava um pouco perdida, minha universidade estava em greve e eu não tinha muitas coisas para fazer, ou com quem conversar, e vi ali uma grande oportunidade de conhecer pessoas que gostavam de algo parecido com o que eu gostava e poder trocar experiências, conhecer um pouco mais sobre o mundo dos animes – já que sempre considerei meu conhecimento a respeito disso pouco aprofundado -, poder discutir sobre o que eu estava assistindo e ainda ganhar mais experiência com a minha escrita. Acabei conhecendo aqui pessoas especiais e conhecendo um pouco melhor esse mundo. Não me arrependo de ter me candidatado naquele dia, mas queria ter mais tempo hoje para escrever sobre diversos animes, já que o Anime21 sempre vai fazer parte da minha história de alguma forma.

 

E vejam só, depois de tudo isso que ela descreveu, hoje está realizando um projeto em sua faculdade no qual exibe filmes anime para a comunidade. Os animes e o Anime21 ajudam a fazer do mundo um lugar melhor!

 

Kakeru17

Olá, eu sou o Kakeru17 e estou no blog desde o começo de 2017, mas bem antes disso eu já tinha o desejo de escrever sobre as coisas que gosto, só que ainda não sabia que poderia fazer isso e me sentir recompensado mesmo em algo que já estava em andamento. Foi tentando me desafiar como pessoa que entrei no Anime21 e não me arrependo, pois cada dia mais acho divertido e interessante escrever sobre animes e afins, além de que a equipe é super bacana e me faz sentir que fazer parte de algo que outra pessoa começou pode sim ser tão gratificante quanto seria se eu tivesse começado por mim mesmo. Também acho bem legal ter com quem conversar sobre animes e mangás de uma forma mais crítica e ao mesmo tempo espontânea; conciliando tanto meu divertimento, quanto as reflexões que posso levar para a vida. Eu amo animes e mangás e espero poder continuar contribuindo para o blog por muito e muito tempo para que ele cresça cada vez mais, difundindo a cultura dos animes e mangás para todos.

 

Haruhi Suzumiya

Amém!

 

Frisk

Eu lembrei de um meme que eu vi
Que tava a Kyouko caindo na mão com a Homura
E a Madoka falando para a Sayaka: “Sua lésbica tá batendo na minha lésbica!”

 

Ops! Isso não era testemunho, foi só um trecho aleatório de conversa nossa no Discord que eu copiei por engano 😛

Mas fica a dica: temos um servidor no Discord e você pode vir ter conversas construtivas como essa conosco.

É só clicar e entrar

Ah, e se estiver curioso, é dessa imagem que o Frisk estava falando:

Sua lésbica está encostando na minha lésbica

 

Parceiros

Pedi para dois de meus parceiros enviarem seus depoimentos também. Os dois participam do Café com Anime, então talvez você já esteja familiar com eles?

 

Diego

Parando pra pensar, eu já conheço o Fábio há… dois anos? Wow… De fato o tempo voa. A finada Blogosfera Otaku pode não sido uma iniciativa lá muito longeva, mas agradeço-a por ter me posto em contato com algumas pessoas, o Fábio dentre elas. Outras iniciativas vieram, o Café com Anime por exemplo, e posso dizer que é sempre um prazer colaborar com o Mexicano. O Anime21 está fazendo mais um aniversário, e eu bem sei do esforço e dedicação que o Fábio – e sua equipe, é claro – coloca nesse projeto, cumprindo o papel de pioneiro num tipo de conteúdo que não encontrávamos em português antes. Meus parabéns a todos os envolvidos, e que venham ainda muitos anos pela frente.

 

E bota esforço nisso, Diego! Mas tem compensado muito, entre outras coisas por poder conhecer pessoas incríveis como você 🙂

E quem não conhece o Diego ainda, corre lá no É Só Um Desenho, o blog dele. Ele tem um canal no Youtube também.

 

Vinicius Marino

Escrever com propriedade sobre anime no Brasil não é fácil. Conquistar um espaço – respeitável – para chamar de seu menos ainda. É por essa e por outras que o Anime21 é uma referência para todos nós que escrevemos sobre cultura pop oriental. O Fábio não é apenas um produtor de conteúdo. É alguém com uma missão: tornar o mundos dos animes, esse universo esquisito, assombrado por tentáculos, yanderes e bizarrices que arrepiariam antropólogos, um entretenimento acessível a todos. Não são muitos os que combinam, como ele, um repertório inigualável com humildade e espírito de inovação. E acho que falo por todos os parceiros quando digo que nossas próprias páginas não seriam a mesma sem esse amigo ao nosso lado.

 

Esse foi o Vinicius do Finisgeekis – outro blog que você não pode perder. Valeu, Vinicius, ler isso vindo de você significa muito para mim!

E falando em tentáculos e yanderes (não, yandere não, mas às vezes ela finge):

Squid Girl!

 

Leitores

Agora sim, a alma do negócio. Eu amo toda a minha equipe e os meus parceiros, mas o Anime21 é feito para os nossos leitores. Então é deles a opinião final:

 

Escritora

Conheci o Anime21 por intermédio do Netoin e desde sempre, curti muito o jeito que apresentam animes semanais, listas e afins ao público; prezo demais as análises dos animes de temporada e quase sempre tem algum que curto e gosto de ver suas visões quanto ao conteúdo oferecido, mesmo nos que não chego a conferir. As postagens que mais curto fora as análises são as listas, pois dá pra encontrar animes dos mais variados tipos e desejo pra estes quatro anos à equipe do Anime21 toda a felicidade de compartilhar este universo que não cansa de surpreender à cada momento. Abraços pra todos vocês!!!

 

Olha só, nosso blog foi descoberto através de outro blog! Você já conhece o Netoin? É um dos blogs mais antigos da blogosfera otaku brasileira, você devia dar uma olhada. Para ter uma ideia: quase dois anos atrás eu tive a honra de ser convidado para escrever um artigo especial para o aniversário de dez anos do Netoin. Um abraço, Carlírio, lenda dos otakus no Brasil!

E muito obrigado, Escritora! Falando na Escritora, leitor, parece que ela também é redatora em um blog tradicional … quem sabe ela aparece aqui para confirmar ou desmentir?, o Animecote , o qual eu também recomendo que você, leitor, preste uma visita 🙂

 

Agora vamos atravessar o Atlântico em direção aos nossos ancestrais no Velho Mundo, porque o Anime21 tem leitores em Portugal também, e é de um deles o testemunho derradeiro desse artigo!

Não queira saber o absurdo que custava essa passagem

 

Kondou

O Anime21 para mim é dos melhores blogs sobre anime (senão o melhor) que já vi nesta minha curta jornada de fã de anime. No blog os artigos, todos eles são muito bons, eles são a demonstração da alma e esforço que cada redactor coloca neles e isso me deixa fascinado. Dito isto, o Anime21 já faz parte do meu dia a dia, é sempre bom ter um ou dois artigos novos cada vez que visito o blog e melhor ainda é tecer um comentário a cada um deles.

 

Se você é leitor frequente aqui no Anime21, a chance é grande de que já tenha visto o Kondou por aqui. Ele sustenta há muito tempo a posição de maior comentador do blog, e por vasta margem!

 

Palavras finais

Esse agora é o meu testemunho.

Muito obrigado a todos os que concordaram com meu pedido irrazoável de me enviar seus depoimentos em menos de dois dias. Como quatro anos atrás, eu tive a ideia (“ei, e se eu fizesse um artigo de aniversário com testemunhos dessa vez??”) e agi absolutamente por impulso.

Ninguém recusou. Vocês todos foram maravilhosos comigo, jamais irei me esquecer da sua bondade e carinho.

E muitíssimo obrigado a você que está lendo esse artigo de aniversário, um obrigado muito especial para você que nos lê todos os dias, ou que nos lê de vez em quando, que já lê faz tempo ou que começou a ler recentemente. Um obrigado sincero para você que já nos leu mas agora, por motivos quaisquer, não está mais aqui, e provavelmente nem vá ler esse artigo.

Muito obrigado.

O Anime21 tem sido o meu maior projeto pessoal, não apenas nesses quatro anos, mas o maior que já tive em toda a minha vida não tão curta assim. Ei, já estou mais perto dos 40 anos do que dos 30 😉

É cansativo. Não é de graça.

Mas é por coisas como essas, expressas nesses testemunhos, que vale a pena.

 

Agora vamos rumo aos cinco anos e além!

  1. Como 4 anos passam tão rápido, eu não tive a chance de conhecer o blog desde do começo, mas os dois anos e meio que acompanho passaram muito rápido. Parece que foi ontem que comecei a comentar os artigos de Re:Zero (o primeiro anime que comentei aqui), seguido de muitos outros comentários.
    Ao ler a parte dos redactores, esbocei um grande sorriso, como é bom ver que a equipa do blog cresceu imenso em tão pouco tempo, sou fã de todos os redactores, mesmo que ainda não tenha tido a chance de comentar um único artigo do WM Souza e do Frisk (mas isso, ainda vai a tempo de mudar).
    Ao ler a parte em em que foi referido o Discord do blog, não poderia estar mais de acordo, tem momentos onde é muito engraçado ler as “conversas construtivas) protagonizadas pelos redactores e visitantes.
    Foi graças ao Anime21 que eu descobri o É Só um Desenho do Diego, tanto o blog como o canal do Youtube (de que já sou fã) e a mesma coisa para o Finisgeekis do Vinicius.
    A parte dos leitores está muito boa também, eu cheguei a ler comentários muito bons por parte da Escritora. Quanto a mim, eu nunca pensei que fosse o leitor com maior número de comentários até hoje, mas isso é algo muito positivo para mim. Gostei imenso a referência ao velho mundo e a imagem com o percurso do Aeroporto de Lisboa (agora Humberto Delgado) ao Aeroporto Internacional de São Paulo (o preço da viagem, até aqui é absurdo, imagino por ai).
    Fiquei surpreso com o convite de prestar um pequeno testemunho sobre este maravilhoso blog, eu não poderia recusar um convite destes (ainda por cima, feito pelo chefe do blog, o redactor que mais paciência teve para responder a inúmeros comentários feitos por mim, não poderia recusar tal convite de de forma alguma).
    Com certeza Fábio, o Anime21 vale todo o teu esforço, a forma como ele evoluiu de dois anos para cá é a prova disso.
    Que venham mais anos de Anime21 e muitos artigos novos.

  2. Prezados PEOPPPPLEEESS!! Ò QUANTA ALEGRIA!!! E lá se foram 4 anos já!!!! PelamordeDEUS!!!! Bom antes que a senilidade invada o sistema MEUS MAIS SINCEROS E PROFUNDOS PARABENS!!! Guys vcs são muuuuiiiiitttto legais por terem dado uma guarida a este “velhinho” (que acompanha anime nos sofridos anos 70 na tv aberta e nos .80 acompanhado de um Betamax Sony cansado…).

    Para mim, os momentos aqui foram épicos com K-San, a Isabella, a Tamao, o Kiraht todos por mim mui queridos….Todos muito centrados, concatenados, coordenados inteligentes e extremamente agradabilissimos de ler (gente comprei uns kilometros de seda para rasgar aqui….). Já deixo de antemão minhas desculpas por algum mal entendido e / ou neglicência, ou impericia ou inabilidade.

    Mas sempre estarei aqui no cafofo do Anime 21 para dar uma gracinha.

    Proxima fase que tal canal no YOutube fazer umas tavola redonda (que nem os programas de futebol das noites de domingo no radio) ?Com cerveja tremoços um vinho do Porto e defender qual o melhor anime da temporada! Vai ser um programão pensem aí….Eu levo a cerveja e os tremoços!!!!

    Abraçãozaço em todos!

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Eu adoraria fazer algo para o Youtube mas atualmente não dispomos de recursos humanos, equipamento, e tempo para isso.

      Mas a sugestão está anotada!

      Obrigado por mais uma visita e comentário! =)

  3. JOAO G

    Parabéns a toda equipe pelo belo trabalho que vem fazendo ao longo desses anos, não só no site como fora dele também, muitos não sabem como é divertido e bom acompanhar animes, você ri, chora, algumas vezes sente raiva, outras até dorme tentando entender o plot kkkkkkk….além do que muitos deles tem uma mensagem por trás e uma qualidade que faz frente a qualquer serie ou filme mundo afora, então mais uma vez, meus parabéns por valorizarem tudo isso.

    Conheci o anime21 há mais ou menos 1 ano atrás (talvez 1 e meio, agora confesso que não me recordo), por acaso, buscando resenhas sobre alguns animes que me interessavam e acabei gostando do que encontrei, não só pela forma que trabalham cada anime, os textos bem detalhados, mas principalmente pela variedade de que vocês dispõem, hoje a grande maioria dos sites subestimam ou ignoram uma gama de animes, pérolas perdidas em cada temporada, só pra dar atenção a mais do mesmo, aos mais populares, então ver a diversidade da equipe me surpreendeu positivamente.

    Valeu por tudo pessoal, e que venham muitos outros anos \*-*/

    P.S.: Como alguem sem facebook atualmente faz pra se candidatar a vaga de redator? (O post do recrutamento não me permitiu por causa desse pormenor e eu queria realmente tentar dar a minha contribuição kkkkk)

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Olá João!

      Acho que acabei de te enviar uma e-mail sobre a candidatura, a não ser que por coincidência incrível do destino existam dois Joãos tentando se candidatar nesse exato instante!

      Não tem Facebook? Entra no Discord! Tem o link ali em cima no artigo, a gente usa a plataforma para nos coordenarmos mesmo então pelo menos lá você vai precisar entrar, se ainda não tiver conta, hehe.

      De todo modo, obrigado pela visita, pelo comentário, e pelo interesse em participar!

  4. Foi muito inesperado poder participar e fico feliz em dar umas palavrinhas do que acho do Anime 21, bem, se é pra confirmar sobre ser ou não do Animecote, acabei vendo seu comentário na resenha de “Garo: Guren no Tsuki”, muito grata e aguarde dia 03/10 depois das cinco da tarde, vai ter resenha de um anime semanal muito bom mesmo, só não espere algo fenomenal, só direto ao ponto.

    Amei todos os depoimentos do pessoal que topou participar, mais ainda por terem aceitado de boas, deu pra ler o quanto o esforço de toda equipe tem dado certo. Continuem com o bom trabalho e até a próxima!!!

    • Fábio "Mexicano" Godoy

      Eu não coloquei o link direto porque percebi que não havia te perguntado isso antes, então fiquei preocupado, será que ela gostaria que eu contasse isso? Ou será que ela prefere passear por aqui “anônima” e vou irritá-la?

      Agora editei o artigo e coloquei o link!

      E sim, eu acompanho o Animecote, é um (de dezenas) de blogs e sites que acompanho, mas depois de saber que aquele era o seu texto, de alguém que nos prestigia aqui, eu me senti mais motivado para ler logo =)

      Obrigado por mais uma visita e comentário! =)

  5. Fábio "Mexicano" Godoy

    Mais uma vez, já soando repetitivo e melodramático até, muito obrigado a todos vocês, que vieram até aqui e ainda se deram ao trabalho de compartilhar mais uma vez suas queridas palavras de congratulação. Foi para isso, para conhecer pessoas maravilhosas que compartilham desse mesmo hobby, que eu criei o Anime21 há quatro anos.

    Kondou, obrigado por sua fidelidade e loquaz verborragia. A gente não conta, mas às vezes, para muitos de nós, redatores do Anime21, um comentário pode ser a diferença entra mais um dia duro, complicado, e um dia feliz, em que nos sentimos realizados. Sua presença entre nós é muito importante e sua ausência muito sentida. Fico feliz também que tenha conhecido nossos parceiros e tenha gostado do que viu. Nesse artigo cito alguns outros blogs que acompanho e os recomendo também, dê uma olhada.

    James, você também está sempre por aqui! Obrigado por dividir conosco conhecimento e experiência que só com a idade se pode obter, principalmente aqueles de uma época que já não existe mais. Nós aqui também um dia ficaremos velhos, e o Anime21, se Madoka quiser e Haruhi permitir, ficará aqui como um testamento dessa época que vivemos e de quantas outras pelas quais passarmos – que sejam muitas!

    João, acho que você nunca tinha comentado, não é? Obrigado por ter comentado! E obrigado pelo interesse em entrar para a equipe! As coisas do lado de cá são bem diferentes, e espero que possa conhecê-las e que goste do que ver!

    Escritora, vejo você comentar muito, mas raramente é nos animes que eu escolho, não é? Bom, cada qual com seu gosto, obrigado por vir aqui compartilhar o seu com a gente! Essa é a graça de termos uma equipe grande: cada um pode se divertir e compartilhar suas opiniões e impressões sobre aquele pedacinho bem específico do hobby que nós gostamos, e todos juntos formamos um grande mosaico!

    Muito obrigado a todos vocês! Já respondi coisas mais específicas para cada um, esse aqui é um comentário mais genérico. Nos dariam a honra de mais um ano de companhia? =)

  6. Nem se questiona, com certeza acompanharei o Anime21 mais um ano e se me deixarem, os anos seguintes também.
    Esta nova temporada acabada de sair do forno, tentarei ao máximo compensar a minha ausência nesta casa durante quase toda a primeira metade de 2018.
    Que venha a enchente de artigos de primeiras impressões desta temporada de Outubro.

  7. Primeiramente Parabéns pelos 4 anos,Gostei do Blog desde do primeiro artigo que eu li aqui,assim que eu acabo de assistir a algum dos episódios dos animes que eu acompanho já fico esperando os textos para tirar dúvidas que fique(,o que sempre acontece,rsrsrs,mas deixa em off,rsrsrs),gosto dos textos de vcs pois acrescentar muito com as partes históricas,os contextos,a experiência própria,espero e torço que a cada ano que passe o Japão nos presentei com ótimos animes e vcs com excelentes artigos,mas um fez Parabéns e Fiquem com Deus,que ele continuem a abençoar a cada um dos Redatores e Leitores desse Blog,Abraço

Comentários