É chegado o dia da volta de Jojo! O anime que mudou a minha vida e arrebatou o coração de muitos otakus nos últimos anos. Dessa vez o cenário é a Itália, mais exatamente a cidade de Nápoles na qual mora o mais novo JoJo: Giorno Giovanna. Sim, ele não tem “J” no nome, mas se juntarmos seus “Gio” acabam soando como Jojo, não é? Essa é só uma das várias minúcias que devemos ver nessa obra de arte bizarra e sem igual. Preparados para Vento Aureo? Com vocês, é hora de Jojo aqui no Anime21!

Caso você, caro(a) leitor(a), tenha entrado nesse artigo e ainda não conheça nada de Jojo não precisa se preocupar, pois cada Parte é razoavelmente independente da outra – apesar de aproveitar alguns personagens –, podendo ser entendida sem maiores problemas. Se você quiser se situar sobre o que ocorreu nas anteriores, ou só refrescar as memórias se já tiver visto, indico que leia minhas resenhas dos outros quatro arcos da franquia. Creio que elas possam servir como um satisfatório aquecimento para Vento Aureo.

O episódio começa acompanhando o dia a dia de Giorno Giovanna, um jovem de cabelos loiros cujos 15 anos não condizem com a sua perspicácia para se dar bem e nem com seu visual extravagante – o que é típico de qualquer Jojo que se preze. Logo de cara fica claro que ele possui uma stand e que ela pode transformar matéria inorgânica em orgânica e depois fazer o processo inverso, o que se não for um tremendo de um cheat eu não saberia como classificar. É a partir daqui que essa jornada começa!

A Parte 5 começa como a 4 termina: com uma carteira abatida.

Depois da introdução básica do protagonista e do poder dele – o que rola em todas as Partes – o Jojo anterior surge para abrilhantar essa volta depois de quase dois anos. Porque, cá entre nós, o Koichi é que foi o verdadeiro Jojo da Parte 4, né! Não é à toa que seu predecessor confiou a ele a missão de ir atrás do filho do grande algoz da família Joestar. Sim, Giorno Giovanna é filho de Dio com o corpo de Jonathan. Guarda compartilhada? Non, non, non! Jojo tem que ser bizarro até na concepção de seus personagens. Giorno foi gerado pelo corpo de Jonathan e possui a estrela, portanto, é um Joestar de fato e direito. Contudo, seu cabelo loiro e o despertar de sua stand tem a ver com seu outro pai: Dio.

Como elevar o hype de qualquer coisa: é só chamar o verdadeiro Jojo de qualquer parte e voilà.

Mais detalhes devem ser explicados posteriormente, por ora devo me atentar aos acontecimentos da estreia. Se usuários de stand atraem outros usuários de stand e já anunciaram 39 episódios para essa Parte o resultado não poderia ser outro. Rapidamente Koichi cruza com Giorno e as stands dos dois não se chocam diretamente, mas eles proporcionam algo mais periculoso do que contatinhos de quarto grau, que é: uma mala virar um sapo e, antes de voltar a ser mala, abater uma figuraça: Luca Lacrimejante, que se não “voltar dos mortos” com uma stand vai ser um desperdício daqueles, hein!

Em quantos episódios vocês acham que esse cara volta com uma stand? Façam suas apostas!

O personagem não aparece apenas para pagar de bonzão e levar uma pazada na cabeça, ele também representa algo que deve ser pano de fundo dessa Parte. As disputas de gangues; seja por territórios ou pela venda de drogas; seja pela ganância desenfreada ou pelo nefasto apego ao poder. E é nessa Itália que vive nosso protagonista, um delinquente juvenil – com rosto de adulto, mas vamos dar um desconto – que está tentando ganhar seu pão de cada dia, mas tem que arcar com as consequências.

Porque uma hora elas vêm atormentar a pessoa, principalmente se ela for uma usuária de stand, né.

Quem acertar a que movimento artístico essa cena faz referência ganha uma stand. Valendo!

Isso pode ser visto com a forma bastante conveniente pela qual Koichi cruza novamente com Giorno, o que seria uma forçação de barra em qualquer anime, mas há a justificativa da atração inevitável. O que ocorre a seguir é uma tentativa de batalha, mas a agora confirmada outra habilidade da stand do novo Jojo pega de surpresa aquele que até ao ser rude consegue ser gentil. Quaisquer ataques que as coisas que o Giorno transforma sofrerem serão refletidos. É por isso que Koichi não perece perante o próprio golpe e Giorno consegue escapar do “troco” que a vida está tentando lhe dar por ser esperto demais. Se o ritmo fosse lento essa estreia acabaria nessa cena, mas Jojo é emoção a todo momento!

Até pra cair fora o cara tem que fazer pose. ISSO É TÃO JOJO! ❤

Quem aparece a seguir é um personagem que o telespectador mais atento viu nos trailers e previews de Vento Aureo, e o leitor do mangá – o que ainda não é o meu caso – adora por sua relevância para a trama: Bruno Bucciarati – mais conhecido como Bruno Buccellati, mas a Crunchyroll resolveu seguir o áudio à risca –, outro delinquente de vestuário tão peculiar, e sagacidade no modo de falar, quanto o próprio Giorno. Um gângster de carteirinha que busca fazer o “serviço sujo” e exercer a autoridade do seu chefe. É aqui que começa o que deve ser uma disputa por poder de fora para dentro da máfia.

Porque é certo que há uma máfia que está por trás de toda a marginalidade em Nápoles, e que nosso Jojo não deve ser apenas mais um garoto sem futuro a caminhar por essas ruas. A “apresentação” de Bruno é toda bem estranha e deixa claro que o rapaz não está para brincadeira, tanto é que sua saída apenas serve para fazer Giorno baixar a guarda e cair nas mãos do poder de sua stand: Sticky Fingers.

Como o célebre Jackie Chan dizia, o Giorno está tendo um “mal dia” daqueles, né.

Para quem não sabe, o nome dessa stand foi inspirado no disco homônimo da clássica banda Rolling Stones, cuja capa possui um zíper e também foi a primeira a apresentar o icônico logotipo da língua – marca mais que registrada da banda inglesa. Caso você ainda não saiba, caro(a) leitor(a), Jojo é cheio de referências musicais – principalmente de rock ’n’ roll – e, tal qual a um bom e nervoso rock, Bruno toma vantagem do “elemento surpresa” para atacar Giorno e encurralá-lo dentro do vagão do trem.

Como o Jojo mais marginal que apareceu até agora lidará com a situação? Ele conseguirá escapar do poder aterrador do Sticky Fingers com o seu agora completamente revelado Golden Experience? Do que a experiência de qualquer marinheiro que não é de primeira viagem permite inferir ele vai sim, mas como isso vai acontecer é que é a grande graça de ver Jojo. Uma obra com as situações bizarras mais envolventes, com as lutas resolvidas das maneiras mais inventivas e com os protagonistas mais fabulosos de toda a história. Você está pronto para embarcar nessa aventura pelas ruas de Nápoles?

Se tudo que é bom não tem fim, Vento Aureo, assim como Jojo, será eterno enquanto durar!

Comentários