A lendária Tae Yamada!

Bom dia!

Por essa eu não esperava. Quero dizer, eu não esperava por nada já que Zombieland Saga sequer tinha uma sinopse. Mesmo assim, só pelo nome e pelo pouco que foi divulgado (trailers, basicamente), eu tinha algumas expectativas.

E não era nada do que eu esperava.

Mas Zombieland Saga tem um bom motivo para tudo isso e, portanto, mesmo sabendo que algumas pessoas leem artigos de primeiras impressões sem ainda ter assistido o anime, justamente para decidir se assistem, apenas dessa vez se esse for o seu caso vou pedir para que assista o primeiro episódio antes de continuar. Vá lá, o artigo vai continuar aqui te esperando, eu prometo.

 

Tem certeza que você já assistiu? Última chance, se ainda não tiver assistido assista, por favor.

Se você realmente não quer assistir, pelo menos assista esse clipe dos dois minutos e meio iniciais do anime.

 

 

E aí, agora acha melhor assistir o primeiro episódio antes de continuar? Bom, você tem o direito de continuar se ainda não tiver assistido, não vou mais tentar te forçar.

 

Após essa tragédia inicial na vida da Sakura a minha reação inicial foi de espanto. Como assim? Mas não durou um segundo e eu comecei a gargalhar loucamente. Foi a melhor risada que dei com um anime dessa temporada até agora. Eu sei que ainda não estrearam muitos, mas acredito que vá ser difícil superar isso.

Lá estava a Sakura, voando pelo céu, rodopiando, enquanto víamos a repetição da cena do atropelamento em vários ângulos diferentes, e depois em slow motion, enquanto tocava um heavy metal que pode ou não ser da abertura do anime, até que ela finalmente caiu no chão com um ruído seco.

Que cena incrível. Humor negro em sua forma mais acabada. Como eu pude rir tanto de uma garota que acabara de ter sua vida encurtada e seus sonhos todos interrompidos? Ajuda que eu não a conhecesse direito, e é lógico que isso foi intencional. Não deixariam para matá-la sei lá, no sexto episódio, né? A não ser que quisessem outro tipo de reação.

Os sinais estavam por toda parte de que algo ruim iria acontecer com ela. Mas não aquilo. Não tão rápido.

 

Sakura desperta, 10 anos depois! Sem suas memórias, em um casarão sinistro cheio de zumbis!

 

Corta para a mansão, Sakura desperta, nós sabemos que ela é um zumbi mas ela parece bastante normal, exceto por algumas ataduras discretas nas pernas. A garota está compreensivelmente confusa. E de confusa ela logo passa para aterrorizada.

Zumbis a perseguem dentro da mansão sinistra. De novo, nós sabemos que ela também é um zumbi então não está correndo risco nenhum, mas a sequência de terror funciona bem.

Não para assustar, mas para convencer que é aterrorizante para a pobre Sakura, e isso é importante.

Não demora para ela descobrir a verdade, porém, e todo o terror cessa, sendo substituído por humor – um pouco de humor negro, sim, mas nada como a cena inicial. Me pergunto se Zombieland fará algo para recuperar o terror ou pelo menos invocar o humor negro de volta. Se conseguir alternar livremente entre os gêneros isso pode se tornar um dos pontos fortes da série. Caso contrário…

O que será de Zombieland Saga, exatamente?

Idols zumbis. Esse ano já tivemos idols cavalos de corrida, idols que se transformam em garotos mágicos bombadões, idols yakuza transsexuais, então idols zumbis nem parece tão estranho assim.

Se Zombieland for só mais um anime idol, mal conseguirá competir sequer na categoria esquisitice. Quem é escolado no gênero diz que já tinha ideia de que esse seria um anime idol por causa de “pistas” nos trailers, mas Zombieland Saga se vendeu (pela falta de informação) como um anime zumbi. Quem assistiu provavelmente esperava um anime zumbi.

Será que teremos um anime zumbi?

Quando eu fiz uma pesquisa sobre o gênero zumbi no Japão fiquei surpreso ao descobrir que, apesar de alguns sucessos mais ou menos recentes, ele é bem pouco popular, no sentido de que são raras as obras (mangás ou animes) de zumbis.

Isso não significa que quem escreve zumbi no Japão não saiba o que está fazendo, na verdade é bem o contrário: pela falta de referências internas, os criadores japoneses precisam beber diretamente das fontes originárias do gênero.

Principalmente Cesar Romero, o criador do zumbi como o conhecemos na cultura popular hoje, e que é homenageado em Zombieland Saga: é o nome do cachorro. Isso significa que Zombieland será mesmo um autêntico anime zumbi?

Ainda é cedo para dizer. Todos os filmes de zumbi de Romero, sem exceção, usavam zumbis, o próprio apocalipse zumbi ou outros clichês comuns do gênero (que para ele não eram comuns, dado que foi quem os inventou, tenha isso em mente) como metáforas para questões sociais.

E isso passou para os animes de zumbi, pode apostar. Ou mais ou menos. Highschool of the Dead é uma celebração do gênero, sem grandes comentários sociais. Sankarea por outro lado tem sim um comentário social forte logo no começo, e que fica claro na adaptação para anime. O mangá vai mais longe e tem a audácia de acrescentar outros comentários sociais distintos – o que fortalece o drama, mas enfraquece as mensagens que a história em si tenta passar. Gakkou Gurashi é um caso que não sei julgar por ter tido contato apenas com o anime, que é um grande drama pessoal contado através de uma sequência de reviravoltas, mas o anime acaba muito antes do mangá, então é possível que haja algo do tipo depois, ou talvez houvesse desde o começo no mangá e a equipe de produção do anime suavizou até o ponto de tornar imperceptível ou mesmo anular.

Se Zombieland Saga quiser ser uma história de zumbi mais “legítima”, irá tecer comentários sociais? Potencial para isso não falta, com seu elenco de garotas zumbi com passados tão distintos.

 

Koutarou é "um pouco" mandão

 

E tem os dois personagens mais misteriosos, um que fala demais e outra que não fala nada: Koutarou e Tae.

Se quer a minha opinião, se Zombieland Saga vai ter qualquer enredo mais sério até o final, vai ter a ver com esses dois.

Tae é a zumbi que se destaca: enquanto todas as demais (exceto a protagonista) têm seus passados desnudos, ela é apenas Tae Yamada. Lendária, segundo Koutarou, mas por razão nenhuma. É apenas lendária e pronto e acabou. Ela se destaca também em comportamento, sendo normalmente a zumbi que mais se comporta como zumbi, atacando e mordendo pessoas por exemplo. E no final todas as garotas recuperam suas consciências, exceto a Tae.

Koutarou é o cientista louco por trás disso tudo. Ele já deixou claro ter escolhido cada garota a dedo, e como não há motivo algum para acreditar que a protagonista Sakura seja algo especial (se qualquer coisa, eu apostaria que ela foi zumbificada justamente para ser a adolescente normal do grupo), só resta a Tae. A que ele chama de lendária.

Esse primeiro episódio foi bastante engraçado, foi bem animado, a dublagem (principalmente do Koutarou) foi muito boa, embora tanta gritaria tenha me desfocado em alguns momentos, enfim, tecnicamente uma estreia muito boa.

Mas ainda falta substância. Ainda falta alma para Zombieland Saga. Será que o anime ganhará consciência, como suas garotas, ou será apenas um humor exagerado morto-vivo do começo ao fim?

Comentários