Seguindo a trilha rumo a uma boa aventura, o anime continuou com a linha esperada e vai nos mostrando mais sobre o mundo de Meftelharne e seus habitantes, mas dessa vez temos como pano de fundo o preconceito em suas várias formas e como cada um reage perante a ele.

Nossos dois protagonistas avançam em sua jornada na companhia de Jamo (apresentado ao fim do primeiro episódio), um comerciante simpático e atrapalhado que sai sem destino vendendo seus artigos como todo bom mercador. Pelo que o anime deu a entender até aqui, Jamo deve fazer parte dessa caravana mesmo que fique apenas como um personagem suporte, considerando que até então eles não tem um meio de transporte e são inexperientes no quesito viagem pelo mundo, logo a presença dele faz completo sentido.

O destino dessa aventura foi Uruka, um local próspero, bem estruturado e que estava em constante crescimento. A cidade se avizinha com Arumu e ambas são habitadas por seres animais humanóides conhecidos como “Caninos”. Algo interessante que foi mostrado de forma rápida e superficial, é que os caninos de Arumu parecem desconfortáveis com a existência dos monstros em geral e dos curandeiros, revelando que em alguns locais eles são presenças indesejadas independente de seus feitos, o contrário de Uruka, que parece viver algo semelhante ao reino apresentado anteriormente, preza pela paz e pela coesão comum, já indicando que há algumas divergências no modo de vida nas duas cidades (e acho que as outras que virão devam explorar coisas parecidas).

A filha do prefeito de Arumu, Lily, é uma menina dócil que não tem ligações políticas com sua cidade, deseja desbravar a vida e extrair o máximo que pode dela, enquanto que o filho do governante de Uruka, Harshut, é gentil, engajado e determinado, lutando pra manter seu reino estável e conquistar seu espaço ao sol. O que liga essas duas vidas tão diferentes, além da vizinhança e da aparência física? o anime responde: um casamento. Lily é enviada por seu pai a Uruka, para que ambas as cidades entrem em uma aliança próspera pela união de seus regentes, e embora seja contra a ideia, a jovem não se opõe ao seu destino escolhido por acreditar que no fim seja a melhor opção e Harshut parece aderir ao mesmo princípio.

Juntamente a esses dois, mas não menos importante pro decorrer da trama nos é apresentado Belnar, o guarda costas de Lily, um guerreiro bom e responsável, mas com uma mentalidade fechada acerca das mulheres e seu papel na sociedade, assim como também o responsável por ensinar a menina aquilo que ela sabe sobre o mundo, a sua personalidade incisiva e bronca mostra um reflexo do que é a sua cidade. Podemos dizer que o ponto chave pra desconstrução dessas personalidades diferentes se dá quando Merc, magnânima e sublime como sempre, lança uma proposta de fuga a Lily em sua mania de tirar as pessoas da sua zona de conforto, assim como ela faz com Yuu, o que até agora levou a resultados positivos.

Belnar é um contraste feroz de Harshut que acredita no empoderamento feminino. Do outro lado do mapa, em sua pequena aventura Lily, Merc e Yuu conhecem a Stito, um jovem amante das invenções e tecnologia que decidiu ir contra todos e sacrificou o que lhe era importante na sua busca por aperfeiçoamento, assim podendo trabalhar em prol daquilo que acredita. A figura dele dá a ela o incentivo necessário pra que ela mude suas convicções e corra atrás de seus próprios sonhos, e é nesse choque de ideais entre todos eles que as engrenagens começam a girar, mas foi depois da ação repentina de um enigma que as resoluções decidiram aparecer.

Ao fim do dia, Lily mostra sua nova determinação e Harshut decide acompanhar a sua nova amiga, cancelando o casamento e revelando que na verdade era uma mulher (ela dá sinais óbvios disso muito antes) e irmã de Stito, o que gera o espanto de todos, mas ao mesmo tempo soluciona de forma democrática o primeiro problema apresentado, a aliança entre as cidades. Não sabemos como isso acontecerá e nem se nos será apresentado futuramente, mas o que foi vivenciado e a união selada entre as garotas certamente devem produzir resultados sociais em Arumu.

Nesse episódio tivemos um pouco menos de exposição das cidades em si, mas ainda sim Merc Storia segue desenvolvendo bem seus personagens, trazendo aqui temas e questionamentos relevantes de uma forma leve, se mantendo coerente e agradável em sua simplicidade.

Se tiver algum hater dessa fofura… kkkkk

Comentários