Cantar é algo que agrada e anima qualquer pessoa, e isso se torna uma benção maior ainda quando você é agraciado com o talento para tal. O inverso também ocorre, e quem não alcança os padrões sofre, verdade essa que acompanhamos na cidade de Partício, um lugar onde nossos heróis fazem sua parada no retorno triunfante ao país dos animais, que já fora explorado no segundo episódio só que numa outra cidade.

Partício é a cidade da música e do povo pássaro, um local bonito, animado e divertido, só que assim como eu disse em cima, a musica que impera aqui tanto salva quanto destrói, os primeiros a sentir o peso dessa realidade são Selena a diva mor e Antel um suposto João ninguém, com seu amor impossível.

Na verdade, fica visível que não é tão impossível assim, e se é, diz mais respeito à arrogância e indiferença da garota do que a problemas sociais. Se você não canta não serve, e ela demonstra isso desperdiçando até a joia que ele lhe oferece.

Correndo por fora desse pequeno drama romântico, temos Forna que vem de uma cidade do interior pra se lançar em Partício e conhecer suas divas. Achei interessante a introdução dela porque reforça o pensamento dos pássaros em relação a cada indivíduo, mesmo nas diferentes cidades do reino.

Forna não tem valor nenhum pras pessoas que conhece a não ser por sua bela voz, e ela é bem enfática e consciente quanto a isso, mas também parece ser autoconfiante a ponto de não se importar com tais detalhes.

Yuu e Merc se deparam com a moça no que foram as sequências mais engraçadas do episódio, com direito a técnica ninja e um musical curto. Outro ponto que destaco aqui mais uma vez é o crescimento de Yuu, que como foi bem apontado por Merc, parece gostar cada vez mais de se aventurar e conhecer o mundo em que vive sem os receios e conceitos que tinha antes.

O mistério que se levanta no episódio fica por conta de Selena, Antel e a desconhecida Voicia, um monstro que parece aprisionado em sua casca de joia.

Selena esconde algo relacionado a sua voz e conta com a ajuda do seu coach Lupie e a de Forna pra cobrirem esse segredo, propondo inclusive que a garota funcione como uma cantora sombra já que suas vozes são bem similares. Antel por sua vez parece saber o que acontece com a diva, e Voicia mostra que tem relação direta com isso, já que tem uma bela voz igual a da cantora e ainda tem um acordo com Antel de dar a moça a voz que ela precisa em troca de um favor dele, promessa essa que ela não liga nem um pouco, mas parece inclinada a cumprir pelo menos por enquanto.

Na cena do teatro temos algumas surpresas do episódio e a primeiras delas é a relação que os monstros tem com o povo de Partício, onde eles coexistem com colaboração e sem preocupações. Aqui os monstros trabalham até na cenografia das apresentações, mostrando que tem participação ativa e um papel fundamental pro lugar.

A outra surpresa fica por conta do plano secreto de Voicia e Antel, que não foi ainda explicado do que se trata mas mostrou algo que não era esperado, Antel canta e muito bem. O rapaz entra no palco subitamente e dá um verdadeiro show surpreendendo a todos incluindo sua diva, que sai triste e nos revela mais uma novidade: ela o guarda o anel que ele ofereceu e que sua pessoa supostamente jogou fora.

Selena até então tinha demonstrado apenas ser uma diva suprema, sendo soberba e altiva, não demonstrando emoções até o último segundo, quando deu a entender que sente algo por Antel e o rejeitou lá no começo por um motivo maior.

A princípio a teoria que fica é que Voicia de algum jeito absorveu a voz de Selena e só deve devolver se for liberta de seu sofrimento (Antel deve saber disso), coisa que ficou meio subtendida por parecer que seu verdadeiro eu está preso naquela casca, e pela transformação que ela passou ao final do episódio meio que perdendo as suas cores.

Depois da ótima carga dramática trazida pela história do episódio anterior, meio que esperava uma pequena queda no desenvolvimento dessa nova aventura, aquele episódio da calmaria depois da tempestade. Dado o fato da trama já estar bem avançada também, pensei em um episódio mais paradão talvez, sem algum mistério ou acontecimento a se trabalhar porque desde o começo Merc Storia não para.

Errado. Apesar de ter se apresentado de forma sonora e visualmente mais leve, nessa história o anime não quis perder a sua essência e mais uma vez nos trouxe algo com certa profundidade e me surpreendendo, mesmo que de uma forma bem menos densa e reflexiva que antes.

Ainda não deu pra precisar a extensão de tudo o que aconteceu, mas posso dizer que fico cada vez mais satisfeito com o que eles conseguem extrair de cada simples história, dá pra ver que realmente o mundo de Yuu e Merc tem um potencial ilimitado e a direção sabe como usar.

Comentários