Bom dia!

Um anime que usa toca-fitas como dispositivo de transformação e que tem um clube de rádios analógicos só podia mesmo ser ludita. Estava demorando para se assumir. Enfim, mais sobre isso no miolo do artigo

Estou brincando, ok? Um pouco, pelo menos, não leve totalmente a sério o parágrafo acima.

Mas sobre uma coisa eu tenho que reclamar não ironicamente: como é feia a transformação da Chloe!

Quero dizer, seu gosto pode variar, mas achei interessantes as formas transformadas da Nana e da Mia, uma noiva e uma xerife do Velho Oeste. Mas a Chloe é o quê? Um escafandro cabeçudo de brinquedo com tentáculos e uma pochete em forma de ursinho de pelúcia falante?

 

A forma transformada horrorosa da Chloe

 

Bom, isso não importa. Começando do começo, a Chloe encontra uma mensagem oculta que ela mesma deixou em seu computador para quem quer que viesse a encontrá-la, contando sobre a inteligência artificial que cuida de tudo no local, a White Goat, sobre como estão separando as pessoas e hipnotizando elas através de seus celulares, e sobre como ela desenvolveu um vírus que deve ser instalado no computador central da White Goat para destruir o sistema e libertar todas as pessoas.

A Yuu daquele mundo já foi capturada pela White Goat, e a Asuka foi idiotizada. Eu acho, né, quero dizer, idiota ela já costuma ser, pelo menos a que conhecemos, então…

Isso deixa Chloe pensativa. Ela gosta de ficar sozinha, e a White Goat gosta de isolar as pessoas, então deveria ser uma relação de ganha-ganha, certo? Exceto que obviamente não é. Uma coisa é poder ter momentos para si mesmo, sozinho, outra, bem diferente, é ser forçado a viver em solidão.

Nem todo mundo que está sozinho é solitário.

Esse foi o meu primeiro problema com o arco e esse episódio não acabou com ele. No máximo, amenizou um pouco, porque no final das contas a Chloe tornou-se mais segura sobre suas escolhas, e não abriu mão nem da companhia das amigas nem dos seus momentos sozinha.

Mas isso seria só no final do episódio. No momento em que descobriu a verdade sobre esse mundo, Chloe tratou de tentar ir resolver tudo – sozinha, naturalmente. E não poderia ser diferente, já que ela estava isolada e a White Goat garantiu que ela continuasse isolada.

 

A mensagem em vídeo que a Chloe desse mundo deixou

 

Em mais de uma forma, aliás: Chloe foi capturada pelo sistema da White Goat e nem percebeu. Pelo menos ela é uma hacker muito boa, porque mesmo dentro da realidade simulada da White Goat ela conseguiu acessar o vídeo de alerta que ela gravou.

Quero dizer, a Chloe desse mundo é uma hacker muito boa. E a Chloe tomou gosto por isso, pois terminou o episódio decidida a se tornar uma programadora.

Faz sentido. Ela é a garota estranha que gosta de ficar sozinha, gosta de livros, é a sabe-tudo do grupo, ou seja, é a nerd de plantão, então ela tem que gostar de computadores também.

Parabéns, Akanesasu Shoujo! (Isso foi sarcástico)

Mas personagens que dependem muito de clichês nem sempre me incomodam. A Chloe não me incomodou. Quero dizer, não é a coisa mais bonita do mundo, mas não é exatamente prejudicial. E ser nerd já deixou de ser estigmatizante faz tempo.

O que realmente me incomodou nesse episódio é que o anime compara a vontade de ficar sozinha da Chloe à alienação tecnológica. Um conceito já problemático desde o princípio.

Você deve ter cansado de escutar sobre como o celular ou a internet ou as redes sociais afastam as pessoas. Talvez você até acredite nisso. E em que pese problemas novos criados ou amplificados especificamente pelas novas tecnologias, a generalização simplesmente não se sustenta. Se não viu ainda, observe como essa tecnologia do passado, o jornal impresso, unia as pessoas:

 

 

Eu sei que são mídias diferentes, com as quais as pessoas interagem de forma diferente, em situações e por duração de tempo diferentes, não estou fazendo uma comparação vis-à-vis. Só estou tentando dizer que a problemática é muito mais complexa.

Tente pensar fora de generalizações e seja bastante crítico quando ver alguma. Para encerrar o assunto, algo que só a tecnologia, no caso, o Tumblr, poderia fazer por nós. A imagem é grande então clique para ver. Texto em inglês.

No outro “núcleo” do episódio, que inclui todas as personagens que não são a Chloe, a Asuka tentou lidar com a hipnose das amigas tomando-lhes os celulares e jogando ao mar. Aparentemente funcionou. Ou talvez não muito?

De todo modo, a Yuu de outro mundo apareceu para salvar a pele da Asuka quando a Mia tentou atacá-la para roubar seu celular e continuar jogando. E então a própria Yuu de outro mundo procedeu a atacar a Asuka. Que foi finalmente salva pela Asuka de outro mundo. Até aí, o de sempre.

O que foi realmente diferente foi o que aconteceu em seguida: a Yuu de outro mundo arranjou um barco, para ajudar de forma mais direta a todas as garotas. Mais ainda: a Asuka de outro mundo a agradeceu sorrindo, e a Yuu de outro mundo quase perdeu a compostura.

 

O sorriso da Asuka de outro mundo que derreteu até o coração da Yuu de outro mundo

 

A Yuu de outro mundo parece mesmo ter algo pela Asuka. Mas o que exatamente ela está buscando? Ela não é uma antagonista, mas não é exatamente uma aliada também.

Nesse episódio mesmo, Yuu, Nana e Mia estavam ainda sob efeito da hipnose, que passou rapidamente enquanto elas estavam fora de tela e junto com a Yuu de outro mundo. Ela explicaria que basta ficar afastado dos celulares que é assim mesmo. Mas não demoraram um pouco? E então se recuperaram rápido demais? Será que ela não fez nada?

E no episódio anterior ela agiu como se não soubesse dos efeitos dos celulares em primeiro lugar. Agora sabe o suficiente para garantir isso? Ou ela sabia antes e estava armando algo, ou ela continua não sabendo agora e ou isso é um furo ou foi ela quem curou as garotas, só não assumiu. Mas ela poderia curar as garotas sem saber sobre a hipnose? Enfim, sinto que estou andando em círculos aqui e nunca chegando perto da verdade. O próximo arco é da Yuu, talvez revele algo.

No final, todas salvaram a Chloe, que se uniu a elas para ir derrotar o vilão desse mundo, a inteligência artificial da White Goat. Quero dizer, não todas: a Yuu de outro mundo, acrescentando a seus mistérios, não foi enfrentar o vilão final. Interessante aliás que esses vilões não precisem necessariamente assumir forma humana.

Foi nessa batalha que descobrimos a transformação hedionda da Chloe e cruz credo. Vamos esquecer disso por enquanto. Elas venceram e todas viveram felizes para sempre!

Até o próximo arco, claro. Te vejo lá!

Comentários