Durante o anime “GeGeGe no Kitarou” teve vários episódios onde o preconceito foi tratado. Esse é um tema muito presente, principalmente por se tratar de uma obra sobre youkais. Mas está chegando ao clímax do show, onde Backbeard fala sobre uma coisa muito importante: o núcleo do Projeto Brigadoom.

Além disso, o embate entre youkais ocidentais e orientais vai se estender até o final, que não falta muito. Pelo que soube, serão 51 episódios, então nada mais justo que terminar com conflitos que se estendam às outras culturas.

Acredito que a trama, apesar de ser um anime infantil(o que sempre enfatizo, mas por uma boa razão, pois nem toda obra desse tipo é considerado apenas para crianças, já que passamos por episódios que falaram sobre inferno e maldições, não é mesmo?), está sendo muito bem conduzida. O preconceito em torno da Agnes, embora passageiro, teve um motivo onde a maioria dos youkais orientais concordaram. O que eu não concordei foi o Nezumi Otoko tomar conta dos protestos, mas é normal dele fazer esse tipo de coisa, principalmente porque ele confiou no papo furado da Carmilla.

Aquela que o manipulou.

Na verdade, o preconceito no episódio começou no Homem Rato. Motivo: flatulência braba que se misturou com o enxofre das águas termais. Dióxido de enxofre e  cheiro de pum, ambos têm cheiros muito característicos. Não é à toa que um dos youkais confundiu os dois. Mas Nezumi Otoko estava caprichando. Por causa disso, houve um caso de “exclusão youkai”, e ninguém mais queria que ele viajasse para as águas termais no inverno.

No meio tempo em que estavam decidindo a viagem e que Agnes não sabia se queria viajar ou não, Konaki Jiji sumiu. Todos foram procurá-lo, e Nezumi Otoko já estava com a pulga na orelha e acusando a bruxa disso. O problema é que não foi apenas o Velho quem sumiu, mas também Sunakake Baba, Ittan Momen, Nurikabe e Nekomusume, um atrás do outro. Isso por causa do poder de Backbeard, querendo que acabassem com Kitarou e que tivesse poder sobre a Agnes.

O verdadeiro culpado pelos sumiços.

E é claro que, enquanto estava todo mundo sumindo, Nezumi Otoko resolveu fazer um verdadeiro murmurinho por Gegege e a maioria dos youkais resolveram se juntar contra a bruxa. Juntos possibilitaram que um grande protesto em prol de todo o preconceito criado, e que Agnes fugisse.

Logicamente que Nezumi Otoko se ferrou muito por causa das palavras da vampira, mas também fez com que todos os youkais que sofreram lavagem cerebral de Backbeard voltassem ao normal por causa de um fator: o pum. Aquilo que fez com que todos se afastassem dele, também salvou a vida de todos. Engraçado, não?

E o que ajudou a todos que estavam em transe.

O problema agora é o que a Agnes vai fazer, porque ela disse: “Obrigada(porque Kitarou a chamou de amiga), e adeus”. É uma frase muito comum dela, mas o que vai acontecer? Ansiedade me define, ainda mais que darão mais detalhes sobre o Plano Brigadoom!

 

Youkais que aparecem no encerramento:

Finalmente consegui dedicar um espacinho só para eles. E Yobukou não aparece somente no encerramento, mas também apareceu no episódio 27 e neste.

Yobukou: como explica na música, ele te responde com um eco quando alguém grita nas montanhas. Gosta de viver onde pode imitar o som provocado pelas vozes das pessoas, provocando uma espécie de eco. Apesar de não ser um youkai muito bonitinho, ele tem uma mania engraçadinha, não acha?

Shiro Uneri: também como explica na música, este youkai só aparece quando fica muito tempo sujo. Enquanto os empregados o mantiverem limpo, tudo bem, porque ele é um pano de limpeza. Há relatos que já matou muitos empregados por ficar muito tempo sujo, e sua forma original é de um dragão. Sendo assim, enrola-se na pessoa até provocar asfixia e, assim, a morte.

 

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários