Bom dia!

O episódio 8 começa logo após a corrida de registro do episódio 7, e no episódio 9 há outra corrida de registro. Nesse intervalo, todos os personagens mudaram um pouco. Notavelmente, o Kakeru mudou.

Mas eu ainda quero saber o que é uma “corrida de verdade” que o Haiji vive falando. Por que velocidade não é o mais importante? Por que eu preciso olhar a paisagem? Por quê?

Talvez isso não tenha resposta.

Logo após a primeira corrida de registro o Kakeru ficou furioso com todo mundo. Independente de terem ido melhor ou pior (embora só o Haiji, além dele, tenha conseguido o registro), a ele não parecia que estavam dando a importância devida à corrida.

E talvez não estivessem mesmo, mas eles nem sabem qual deveria ser essa importância. Exceto por ele e Haiji, são todos amadores. O Nico já fez atletismo, mas provavelmente nunca competiu para valer. Os gêmeos sempre fizeram parte de clubes esportivos, mas o foco deles sempre foi serem populares, não serem melhores.

Eles simplesmente não sabem. Nunca souberam, é verdade, e haver uma enorme diferença de habilidade atual e de talento entre todos eles não ajuda. Mas tentar forçá-los mais do que isso provavelmente não irá gerar resultados.

O Kakeru vem se forçando nas últimas semanas e isso não está gerando resultados. Você vê, ele tem se esforçado, tem estado sempre no limite, tem corrido cada vez mais, mas seu tempo tem variado muito pouco.

 

Kakeru se enfurece por não conseguir melhorar sua marca e desconta na Hana

 

No fundo, talvez Kakeru esteja mais frustrado consigo mesmo do que com qualquer outro ali, e está redirecionando essa raiva contra seus colegas.

Não é como se eles não precisassem de alguém que falasse um pouco mais duro do que o Haiji, não é como se todos estivessem realmente dando tudo de si. Mas mesmo o Kakeru que está dando tudo de si não está conseguindo melhorar, então o problema talvez seja outro, certo?

E todos estão se esforçando. O Nico quer emagrecer, ele pediu conselhos para o Kakeru sobre isso. Está exagerando em sua dieta, porém, e provavelmente vai precisar discutir isso melhor com o Haiji. O Yuki, inspirado em grande parte pelo Nico, tem estudado sobre corrida.

O Rei está estudando sobre a Hakone e anda mais motivado a correr depois que mencionar a corrida teve efeito positivo em uma entrevista de emprego. Até o Príncipe está se esforçando! Arranjou uma esteira (presente dos pais do Shindo, aliás) para treinar mesmo quando está em casa.

Aliás, ele está mesmo casualmente caminhando a 12 quilômetros por hora enquanto lê mangá? Isso é insano, porque a velocidade de uma pessoa caminhando é no máximo 5 quilômetros por hora, o que ele está fazendo já é marcha atlética. Talvez ele devesse mesmo pensar em trocar de esporte? Quero dizer, o recordista mundial na modalidade é um japonês: Yusuke Suzuki, tendo atingido a velocidade média de 15,6km/h. O Príncipe não está tão longe assim!

 

 

Estou sendo sarcástico, é claro, isso provavelmente é só mais uma imprecisão do anime. O Carlos Sousa, meu colega de blog, adora isso!

Enfim, o ponto é que todos estão se esforçando, cada um do seu jeito, cada um como sabe, cada um dentro de seus limites, e o Kakeru acha que estão de moleza. Quando o Nico lhe pede conselho, ele quase faz o grandalhão morrer de fome. Para o Príncipe, ele não tem pudor nenhum e logo pede que saia da equipe caso não consiga apresentar resultados.

Kakeru sabe muito, e pode ajudar muito, por isso o Fujioka pediu que ele ajude o Haiji. Mas, como está agora, Kakeru é um treinador tão bom quanto o que ele teve no colégio, o mesmo que indiretamente foi o responsável por ele quase ter abandonado o esporte.

O Haiji, por outro lado, apesar de todos os pesares, embora tenha chantageado e manipulado todo mundo para que participem desse seu sonho egoísta, é um treinador excelente.

Onde e como ele aprendeu isso? Por enquanto, não se sabe. Parece ter muito a ver com sua experiência, se recuperando da operação que fez na perna. Não dá pra fazer fisioterapia no grito, afinal de contas.

Se ele e o Kakeru conseguirem se sintonizar provavelmente farão esse bando de amadores correrem como profissionais. Talvez até consigam o milagre de fazer o Príncipe correr bem o suficiente.

O Haiji é muito leniente e o Kakeru é muito exigente. Os dois unidos, caso façam juntos os programas de treino e o acompanhamento de cada atleta, provavelmente são a melhor esperança dessa equipe esquisita.

 

Todo mundo torcendo pelos cinco que participaram da corrida de registro. Olhe e diga se Kakeru e Haiji não dariam uma boa dupla?

 

Ao final da corrida de registro do episódio 9 o Kakeru parece ter mudado.

E deve ser o único jeito de chegarem a qualquer lugar mesmo. Quero dizer, o Haiji desmaiou no final do episódio 9. O que será que ele tem?

Saído de uma operação, da fisioterapia e de uma longa fase de recuperação, não quero crer que ele ainda tenha algum tipo de doença o ameaçando. Seria muito azar para uma pessoa só. É o raio que cai duas vezes no mesmo lugar, é ganhar na loteria de bosta.

A minha hipótese é que ele está se esforçando demais para treinar a todos mesmo. Talvez esteja dormindo muito pouco, talvez esteja correndo sozinho em horários diferentes porque no resto do tempo está só acompanhando o treinamento dos demais.

 

Haiji desmaiou ao final do episódio 9

 

Claro que não é impossível ser uma doença também. Daria mais um motivo para ele ser tão insistente sobre correr a Hakone Ekiden. Ainda não justificaria o que ele fez para convencer os demais, mas tornaria compreensível.

O que você acha que é? Espero que o próximo episódio revele, ao invés de começar a fazer suspense. Até lá!

Comentários